Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | EPR | 02/10/2012 14:20:35 | 470 Acessos
GCP Arquitetos cria divisão de urbanismo e sustentabilidade com profundidade técnica de avaliação de fatores ambientais
Nova divisão foca em questões ambientais, sociais, econômicas e culturais em soluções arquitetônicas

A GCP Arquitetos, reconhecida por sua atuação em arquitetura sustentável, acaba de criar sua divisão de urbanismo e sustentabilidade, para prestar serviços de planejamento urbano, gestão integrada de recursos naturais, implementação de biossistemas para infraestruturas urbanas, entre outros. Para isto, o escritório associa o seu amplo know how em arquitetura com uma equipe multidisciplinar, que agrega aos projetos uma visão sistêmica, holística e integradora da interdependência e do relacionamento entre os seres humanos e entre eles e a natureza.

A nova divisão criada em alinhamento com as principais empresas de arquitetura do mundo, contempla diversas iniciativas do escritório de arquitetura no âmbito da sustentabilidade, como a participação do concurso internacional promovido pela AIA - The American Institute of Architects, dos Estados Unidos, para a reconstrução do Haiti. “A idéia foi criar um modelo de construção modular que possa agregar as famílias e sobreviventes, reintegrá-los, de forma autossuficiente e flexível para futuros desenvolvimentos. Toda a demanda de infraestrutura pública foi substituída por biossistemas garantindo saneamento básico e geração de alimentos. A solução que abordamos foi eleita como sistema comum entre as 4 tipologias vencedoras do concurso ”, explica Alessandra Araujo, bióloga com ampla experiência na coordenação de projetos arquitetônicos e diretora também desta nova divisão.

“Sempre fizemos arquitetura responsável e agora estamos atendendo uma demanda de mercado com a divisão de urbanismo e sustentabilidade, que além de customizar soluções, traz a forma mais pertinente de resolver cada desafio com visão de futuro, o que significa otimizar recursos naturais com a tecnologia que o projeto permite. Assim, geramos obras que gastam menos recursos e também demandam menos investimentos financeiros”, complementa o arquiteto Sérgio Coelho, diretor da GCP.

A Biomimética como resposta natural

Para agregar conhecimentos no setor, a diretora da divisão de urbanismo e sustentabilidade, está cursando biomimética no Biomimicry Institute ( Biomimicry 3.8),  nos Estados Unidos. A disciplina ainda muito inovadora no Brasil, é uma área da ciência que analisa as estruturas biológicas e as respostas funcionais e estratégicas para a sobrevivência e reprodução, como inspiração para criação de soluções em design e engenharia. Esta disciplina considera o conhecimento dos 3.8 bilhões de anos de evolução de espécies na Terra e que já passaram por várias situações climáticas e de recursos.

“A Biomimética é responsável por várias inovações no mercado, abrangendo várias industrias desde automobilística à logística. Na arquitetura, há exemplos interessantes como o Edifício CH2 em Melbourne, Austrália que possui sistema de ventilação baseado no mecanismo de trocas de água e ar dos cupinzeiros africanos”,  afirma a bióloga.

Sobre a GCP

Pioneira em arquitetura sustentável, a GCP Arquitetos, sediada em São Paulo, dispõe de ampla experiência na concepção e gerenciamento de projetos de grande porte, em empreendimentos esportivos, corporativos, industriais, hoteleiros, logísticos e para o comércio/varejo. Há 13 anos no mercado, o escritório se caracteriza pelo design arrojado e de qualidade, assim como o uso de tecnologias construtivas avançadas, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais como: “Melhor da Arquitetura” 2011, VIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa 2011, “Melhor da Arquitetura” 2010, The Americas Property Awards 2010, VII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa 2010,, AsBEA 2010, AsBEA 2008, AIA/NY 2007, AsBEA 2006 e Abcem 2000,.

Na área esportiva desenvolveu o projeto da Arena Pantanal (para a Copa de 2014), além do Master Plan para a Cidade do Esporte (SP), o Centro de Treinamento Terras Altas (Embu/ SP), Centro Poliesportivo e Lazer de Osasco, Centro Esportivo M.Nascimento Jr. (Santos)  e Unisys Arena (São Paulo).

Contatos:

EPR Comunicação Corporativa
11 3815-2910

Edna De Divitiis
edna.d@epr.com.br

Adriana Catelli
adriana.c@epr.com.br

 

Compartilhar
Sala de imprensa EPR
Empresa Escritório Paulista de Redação S/C Ltda
Contato Adriana Catelli
E-mail adriana.c@epr.com.br Fone (011) 38152910
Editoria (s) Constr./Arquitetura, Sustentabilidade
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta