Pautas | Paulus Editora | 11/01/2017 11:34:46 | 268 Acessos
Obra traz reflexões do sociólogo Zygmunt Bauman a respeito da ética-pós moderna

O livro Ética pós-moderna, publicado pela PAULUS Editora, de autoria do sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman, constitui um verdadeiro estudo sobre o tema.

De acordo com o autor, a obra não se destina ao estudo da moralidade pós-moderna. Caso o fosse, Bauman afirma que buscaria um inventário o mais compreensivo possível dos problemas morais, com que homens e mulheres, habitantes de um mundo pós-moderno, se confrontam e lutam para resolver. O tema da moralidade é abordado apenas como pano de fundo para se pensar a ética na sociedade atual.

Neste livro, o autor apresenta um estudo sobre a ética na era moderna e na pós-modernidade. Segundo ele, os temas da ética não perderam sua força, mas precisam ser revistos e tratados de modo diferente.

Dividido em oito capítulos, o conteúdo propõe ao leitor refletir sobre a perspectiva pós-moderna. A afirmação principal do livro é que, no resultado da idade moderna, que atinge sua fase autocrítica, muitos caminhos antes seguidos por teorias éticas começaram a parecer mais semelhantes a um caminho cego; ao mesmo tempo, abriu-se a possibilidade de uma compreensão radicalmente nova dos fenômenos morais.

Estaria a moralidade com os dias contados? Estaríamos testemunhando a "morte da ética" e a transição para a nova era do pós-dever? Será que a ética, no tempo do pós-moderno, está sendo substituída pela estética? Para muitos, quer jornalistas, quer acadêmicos, o pós-modernismo traz a "emancipação" de padrões morais, liberta do dever e desarticula a moral da responsabilidade.

Para o autor, o que se chegou a associar com a noção pós-moderna da moralidade muitas vezes é a celebração da “morte do ético”, da substituição da ética pela estética.
Zygmunt Bauman foi professor emérito de Sociologia na Universidade de Leeds. Autor de vários livros que tratam da teoria social da modernidade e da pós-modernidade, é considerado um dos maiores pensadores de nosso tempo.

Título: Ética pós-moderna
Autor (a): Zygmunt Bauman