Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Fecomercio - SP | 11/01/2017 14:09:52 | 228 Acessos
FecomercioSP sugere propostas para a revitalização da cidade de São Paulo

Por meio de ofício encaminhado ao Prefeito João Doria, a Entidade propõe foco para desenvolvimento dos bairros e investimentos para o turismo local, além de agenda de modernização para o lixo, calçadas e calçadões

 A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) por meio do seu Conselho de Desenvolvimento Local, encaminhou ao prefeito João Doria, ofício com propostas para a revitalização da cidade de São Paulo, sugerindo melhorias para município. Considerando alguns dos principais problemas enfrentados pela população paulistana, a Entidade elaborou sugestões práticas para melhorar como um todo a qualidade de vida da população, assim como impulsionar o comércio nas diferentes regiões metropolitanas.

Com relação à descentralização e desenvolvimento, a Entidade sugere como solução para a concentração de grande parte dos serviços no centro da cidade - que obriga o longo descolamento de milhares de pessoas e impacta na qualidade de vida e poder de consumo - a criação de polos de desenvolvimento econômico nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, com a correspondente oferta de serviços públicos, como saúde e educação de qualidade.

Outras medidas como a implementação do projeto Arco do Futuro, intervenção urbana no eixo do rio Tietê que tem por objetivo atrair investimentos no setor imobiliário e dinamizar a economia local, o desenvolvimento dos Planos de Bairro como forma de fortalecer os comércios locais e ações para diminuir de forma drástica o comércio informal no centro da cidade também foram sugeridas.

A ineficiência da política de coleta e reciclagem do lixo devido, entre outros fatores, a não fiscalização desse processo e à escassez ou falta de lixeiras também foi abordada pela Federação. Entre as sugestões da Entidade para o problema estão a instalação de containers subterrâneos em toda a região central, o combate a pragas, controle de zoonoses, e solucionar os problemas de fezes e urina de humanos e animais no espaço público, além de promover a articulação entre catadores individuais, cooperativados e subprefeitura para a organização da coleta seletiva e ampliação da periodicidade de tal trabalho.

Atualmente há registros de que calçadas esburacadas provocam acidentes e mortes e que grande parte dos reparos não atendem à legislação e às técnicas adequadas de construção. Além disso, são muito comuns tampas de bueiros desniveladas e canteiros sem manutenção. Para solucionar os problemas, a FecomercioSP propõe a criação de um projeto de intervenção urbana padronizado para as calçadas e calçadões na região central, reparar calçadas respeitando a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e o Programa de Recuperação das Calçadas da Prefeitura de São Paulo e garantindo a participação da comunidade nos projetos de intervenção urbana, principalmente os relacionados às calçadas.

Com relação ao turismo na capital, a Entidade considera um dos principais fatores de desenvolvimento econômico local, uma vez que São Paulo atrai milhares de pessoas por meio do segmento de eventos e turismo, mas poderia ampliar o tempo de permanência do turista na cidade caso pudesse ofertar atrativos que hoje estão degradados.

Na visão da FecomercioSP são necessárias melhorias nos monumentos históricos, por exemplo, que têm pichações, e seu entorno é tomado por calçadas quebradas, sujeira, urina e fezes humanas e de animais. No mais, o mobiliário urbano é mal posicionado, as fontes existentes em regiões como a do Anhangabaú, da Ladeira da Memória, da Praça Júlio Mesquita, da Praça da República, da Praça da Sé e do Túnel 9 de Julho estão deterioradas.

Entre as propostas de melhoria para o setor, a Federação sugere requalificar e manter em ordem os espaços públicos centrais (ruas, praças, calçadas e calçadões), recuperar os patrimônios históricos, arquitetônicos e paisagísticos do centro, oferecer serviço social às pessoas em situação de rua e aumentar a segurança pública.

Visita à FecomercioSP
Em dezembro de 2016, durante a última reunião plenária do ano, o então prefeito eleito e sete de seus secretários, estiveram na FecomercioSP apresentando as medidas do corpo técnico da Prefeitura de São Paulo, entre elas, o plano de desenvolver parcerias com a iniciativa privada, além de promover uma gestão descentralizada, delegando responsabilidades e cobrando resultados a todas as secretarias e subprefeituras.

No campo do empreendedorismo, o novo prefeito da capital paulista prometeu, na ocasião, diversas parcerias com entidades educacionais como Senac e Sebrae-SP, além de iniciativas conjuntas com a Federação com o objetivo de promover melhorias para os setores de varejo, atacado, serviços e turismo.

Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 157 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista - e quase 10% do PIB brasileiro - gerando em torno de 10 milhões de empregos.

Mais informações:
Assessoria de imprensa FecomercioSP
Clarisse Ferreira - cferreira@fecomercio.com.br
(11) 3254-1713
Aline Carvalho - acbatista@fecomercio.com.br
(11) 3254-1711
Cristina Abreu - csaabreu@fecomercio.com.br
(11) 3254-1712
Samantha Vieira Silva - svsilva@fecomercio.com.br
(11) 3254-1714
Ana Paula Fonseca - anapaula.fonseca@tutu.ee
(11) 94291-8055
Aline Queiroz - aline.queiroz@tutu.ee
(11) 96860-1503
Melina Cintra - melina.cintra@tutu.ee
(11) 96864-3431
Lilian Michelan - lilian.michelan@tutu.ee
(11) 94136-0648

Compartilhar
Sala de imprensa Fecomercio - SP
Empresa Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
Contato Imprensa FecomercioSP
E-mail imprensa@fecomercio.net.br Fone (11) 32541713
Editoria (s) Cidades
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta