Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Fecomercio - SP | 11/01/2017 14:09:52 | 285 Acessos
FecomercioSP sugere propostas para a revitalização da cidade de São Paulo

Por meio de ofício encaminhado ao Prefeito João Doria, a Entidade propõe foco para desenvolvimento dos bairros e investimentos para o turismo local, além de agenda de modernização para o lixo, calçadas e calçadões

 A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) por meio do seu Conselho de Desenvolvimento Local, encaminhou ao prefeito João Doria, ofício com propostas para a revitalização da cidade de São Paulo, sugerindo melhorias para município. Considerando alguns dos principais problemas enfrentados pela população paulistana, a Entidade elaborou sugestões práticas para melhorar como um todo a qualidade de vida da população, assim como impulsionar o comércio nas diferentes regiões metropolitanas.

Com relação à descentralização e desenvolvimento, a Entidade sugere como solução para a concentração de grande parte dos serviços no centro da cidade - que obriga o longo descolamento de milhares de pessoas e impacta na qualidade de vida e poder de consumo - a criação de polos de desenvolvimento econômico nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, com a correspondente oferta de serviços públicos, como saúde e educação de qualidade.

Outras medidas como a implementação do projeto Arco do Futuro, intervenção urbana no eixo do rio Tietê que tem por objetivo atrair investimentos no setor imobiliário e dinamizar a economia local, o desenvolvimento dos Planos de Bairro como forma de fortalecer os comércios locais e ações para diminuir de forma drástica o comércio informal no centro da cidade também foram sugeridas.

A ineficiência da política de coleta e reciclagem do lixo devido, entre outros fatores, a não fiscalização desse processo e à escassez ou falta de lixeiras também foi abordada pela Federação. Entre as sugestões da Entidade para o problema estão a instalação de containers subterrâneos em toda a região central, o combate a pragas, controle de zoonoses, e solucionar os problemas de fezes e urina de humanos e animais no espaço público, além de promover a articulação entre catadores individuais, cooperativados e subprefeitura para a organização da coleta seletiva e ampliação da periodicidade de tal trabalho.

Atualmente há registros de que calçadas esburacadas provocam acidentes e mortes e que grande parte dos reparos não atendem à legislação e às técnicas adequadas de construção. Além disso, são muito comuns tampas de bueiros desniveladas e canteiros sem manutenção. Para solucionar os problemas, a FecomercioSP propõe a criação de um projeto de intervenção urbana padronizado para as calçadas e calçadões na região central, reparar calçadas respeitando a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e o Programa de Recuperação das Calçadas da Prefeitura de São Paulo e garantindo a participação da comunidade nos projetos de intervenção urbana, principalmente os relacionados às calçadas.

Com relação ao turismo na capital, a Entidade considera um dos principais fatores de desenvolvimento econômico local, uma vez que São Paulo atrai milhares de pessoas por meio do segmento de eventos e turismo, mas poderia ampliar o tempo de permanência do turista na cidade caso pudesse ofertar atrativos que hoje estão degradados.

Na visão da FecomercioSP são necessárias melhorias nos monumentos históricos, por exemplo, que têm pichações, e seu entorno é tomado por calçadas quebradas, sujeira, urina e fezes humanas e de animais. No mais, o mobiliário urbano é mal posicionado, as fontes existentes em regiões como a do Anhangabaú, da Ladeira da Memória, da Praça Júlio Mesquita, da Praça da República, da Praça da Sé e do Túnel 9 de Julho estão deterioradas.

Entre as propostas de melhoria para o setor, a Federação sugere requalificar e manter em ordem os espaços públicos centrais (ruas, praças, calçadas e calçadões), recuperar os patrimônios históricos, arquitetônicos e paisagísticos do centro, oferecer serviço social às pessoas em situação de rua e aumentar a segurança pública.

Visita à FecomercioSP
Em dezembro de 2016, durante a última reunião plenária do ano, o então prefeito eleito e sete de seus secretários, estiveram na FecomercioSP apresentando as medidas do corpo técnico da Prefeitura de São Paulo, entre elas, o plano de desenvolver parcerias com a iniciativa privada, além de promover uma gestão descentralizada, delegando responsabilidades e cobrando resultados a todas as secretarias e subprefeituras.

No campo do empreendedorismo, o novo prefeito da capital paulista prometeu, na ocasião, diversas parcerias com entidades educacionais como Senac e Sebrae-SP, além de iniciativas conjuntas com a Federação com o objetivo de promover melhorias para os setores de varejo, atacado, serviços e turismo.

Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 157 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista - e quase 10% do PIB brasileiro - gerando em torno de 10 milhões de empregos.

Mais informações:
Assessoria de imprensa FecomercioSP
Clarisse Ferreira - cferreira@fecomercio.com.br
(11) 3254-1713
Aline Carvalho - acbatista@fecomercio.com.br
(11) 3254-1711
Cristina Abreu - csaabreu@fecomercio.com.br
(11) 3254-1712
Samantha Vieira Silva - svsilva@fecomercio.com.br
(11) 3254-1714
Ana Paula Fonseca - anapaula.fonseca@tutu.ee
(11) 94291-8055
Aline Queiroz - aline.queiroz@tutu.ee
(11) 96860-1503
Melina Cintra - melina.cintra@tutu.ee
(11) 96864-3431
Lilian Michelan - lilian.michelan@tutu.ee
(11) 94136-0648

Compartilhar
Sala de imprensa Fecomercio - SP
Empresa Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
Contato Imprensa FecomercioSP
E-mail imprensa@fecomercio.net.br Fone (11) 32541713
Editoria (s) Cidades
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
SEDIA BASE ABUSO BENTO PROGRAMA TRISTEZA
MEDO EURO MACIEL AMADEU FERMENTO DEBATE
SIMPÓSIO REÚNE CONSUMIDOR ONLINE ESCOLAS LEI
EMBALAGENS HÁBITOS GARRIDO NACIONAL PAULA "A
BALANÇO TIRADENTES CRIATIVIDADE LIVROS FERIADO Gosto"
VIALAGOS AJUDAR ACOMPANHAM PRISCILA AGRONEGÓCIO transformadoras
ROBERTO CURRICULAR DICAS DIREITO EDUCADORES Troian
TOMAR AUTORIDADE RIBEIRÃO PRETO TENDÊNCIAS FILHO
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta