Pautas | Ministério do Turismo | 17/02/2017 16:04:41 | 207 Acessos
Turistas estrangeiros começam o ano gastando mais no Brasil

Dados do Banco Central revelam aumento de 2,17% dos gastos de visitantes internacionais em janeiro, em comparação ao mesmo período de 2016

O ano começou com boas expectativas para o turismo brasileiro. É o que mostra a receita cambial do turismo, que representa os gastos dos visitantes estrangeiros no país. Em janeiro, os visitantes internacionais gastaram US$ 664 milhões no Brasil, um aumento de 2,17% em relação ao mesmo período do ano passado (US$ 650 milhões).

“Acredito que o turismo tem um enorme potencial para ajudar o país no momento de recuperação econômica por ser um grande gerador de emprego e renda. Por isso estamos trabalhando de maneira intensa na melhoria da infraestrutura turística e qualificação profissional com vista a atender cada vez melhor o turista estrangeiro e nacional”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Ainda segundo os dados apurados pelo Banco Central, a despesa cambial em janeiro deste ano - gastos dos brasileiros no exterior - teve um aumento de 87,89%, passando de US$ 840 milhões em 2016 para US$ 1,578 bilhões.

BALANÇO DE 2016 - O ano dos Jogos Olímpicos teve impacto positivo na receita cambial do turismo. O acumulado em 2016, de cerca de US$ 6,024 bilhões, foi 3% maior em relação ao registrado de janeiro a dezembro de 2015, US$ 5,8 bilhões.

Em agosto, mês de realização da Olimpíada, os gastos dos estrangeiros nos destinos nacionais somaram R$ 602 milhões, o que representou um aumento de 38% no comparativo com o ano anterior. Foi o maior percentual de crescimento alcançado pela receita cambial do turismo em 2016.

Sala de imprensa Ministério do Turismo
Empresa MINISTÉRIO DO TURISMO