Pautas | Excom | 05/10/2016 16:43:37 | 7300 Acessos
10 de outubro será o Dia Nacional de apoio às 10 medidas contra a corrupção
Projeto de lei tramita na câmara dos deputados e pressão popular é fundamental para sua aprovação

Após a assinatura de mais de 2 milhões de brasileiros em apoio às 10 Medidas contra a Corrupção, o projeto foi encaminhado à Câmara dos Deputados e se transformou na PL 4850. A expectativa é que até o final do ano os deputados votem o texto e o encaminhem para o Senado.

Para manifestar apoio e chamar atenção dos parlamentares, no dia 10/10, grupos em todo o Brasil se mobilizarão com ações em favor das 10 Medidas. Elas terão início e concentração maior às 10h, mas poderão se prolongar por todo o dia. A ideia é tornar a mobilização um grande evento nacional, com fotos, vídeos e apoio em todas as redes sociais.

A iniciativa é do MUDE - movimento popular apartidário de Curitiba, que incentiva o combate à corrupção – e a execução nas diversas cidades que aderiram está sendo feita em parceriacom vários movimentos da sociedade civil organizada que têm se engajado na luta pela aprovação do projeto de lei das 10 Medidas.

Em apoio à campanha, vários artistas gravaram dois vídeos para compartilhamento nas redes sociais. Um deles apresenta as medidas e outro convida para os eventos do dia 10/10. Confira aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qJIsLoRFKLI

Como participar

Desde fotos publicadas em redes sociais a atos públicos, o objetivo é aproveitar o simbolismo do dia (10/10) para tornar as 10 medidas ainda mais conhecidas e engajar um número maior de cidadãos na luta e na pressão por sua aprovação. Dentre as sugestões, a ação mais simples é fazer o número 10 com as mãos abertas e postar uma foto em redes sociais, usando a hashtag #LutePelas10Medidas. A foto pode ser feita individualmente ou em grupo. Um grande buzinaço, às 10h, também pode marcar o apoio. Lojas podem exibir faixas em verde e amarelo, escolas podem reunir os alunos para cantar o hino nacional, grupos podem se juntar e escrever “10 medidas” em cartazes e o que mais a imaginação permitir para dar maior visibilidade à campanha de apoio às 10 Medidas. O apelo dos organizadores é para que todas as ações sejam documentadas em fotos e vídeos e compartilhadas nas redes sociais com a hashtag #LutePelas10Medidas

Em todo o país

Algumas cidades já têm os locais de mobilização definidos. Curitiba dará o start das ações às 10 horas, na Boca Maldita; em Belo Horizonte, será na Praça do Papa; no Rio de Janeiro haverá uma ação com faixas no semáforo do Barra Shopping; em São Luiz, o encontro será em frente ao Ministério Público Federal; em Porto Alegre será na Rótula do Papa; em Jacutinga, às 13 horas haverá um evento na Praça Francisco Rubim; e em Brasília, um grupo de pessoas estará na reunião da Comissão Especial vestindo camisas brancas ou azuis. São Paulo promoverá uma ação no dia 9/10. Diversas outras cidades estão se engajando, num movimento orgânico e espontâneo que demonstra a insatisfação da população com o caos que a corrupção representa para o país.
A sugestão é que todos as publicações de fotos e vídeos, nas redes sociais, levem a hashtag #LutePelas10Medidas. É possível baixar materiais de apoio com a logo da campanha: Lute pelas 10 Medidas, no site: www.lutepelas10medidas.org.br

Sobre o MUDE – Movimento de Apoio às Dez Medidas

O MUDE é um movimento popular e apartidário que promove e incentiva ações de combate à corrupção. O movimento já promoveu e continua promovendo palestras sobre o tema, coletou assinaturas de apoio à proposta das Dez Medidas contra Corrupção, liderou manifestações públicas e acompanha presencialmente as audiências públicas e o passo a passo de todo trâmite até que o projeto de lei seja aprovado e transformado em lei. A página do MUDE no Facebook (www.facebook.com/mude.chega) traz informações, fotos e vídeos das ações e o acompanhamento de tudo o que acontece em relação ao PL 4850. E no site http://lutepelas10medidas.org.br/, há material para download para os interessados em participar das ações no dia 10/10.

[
Atendimento à imprensa | Grupo Excom