Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Ato Z Comunicação Empresarial | 05/01/2011 13:15:41 | 511 Acessos
Franquias podem obter lucros de até 27%

Lemar Ink, empresa especializada em cartuchos remanufaturados, abre primeira filial em Santos. Lucro é um dos mais altos entre as empresas que atuam com franquias, de 25 a 27%


O que são os sistemas de franquias no Brasil? Podemos considerá-los como a reprodução ou a disseminação de tipos de negócios, em sua grande maioria, lojas de roupas, sapatos, lavanderias, dentre outros, que obtiveram sucesso na sua gestão e nos resultados, sejam pelos produtos vendidos ou pelos serviços prestados. O sucesso do modelo de negócio pode ser mensurado pela projeção da ABF (Associação Brasileira de Franchising) para encerramento do ano de 2010, que espera que o número de redes ultrapasse as 1.774 marcas no Brasil e 90 mil pontos de vendas.


Para as pessoas que desejam ter o seu próprio negócio, o modelo de gestão e os faturamentos são os fatores mais atrativos para a abertura de uma franquia. Já para os interessados em aumentar a presença da marca da sua empresa, expandir os negócios e obter lucros, o sistema é considerado como um dos mais seguros. É o caso da Lemar Ink, com mais de 10 anos de atuação e especializada em cartuchos e tonners remanufaturados e no outsourcing da área de impressão em médias e grandes empresas, que iniciou recentemente as atividades em franquias.


A Lemar Ink possui uma linha de mais de 400 produtos, dentre remanufaturados, compatíveis, originais e fitas matriciais. Os compatíveis são fabricados a partir de insumos importados. A diversidade de produtos da loja e os serviços prestados, como a assistência técnica, a manutenção preventiva e a corretiva de impressoras, atrai pessoas físicas interessados nestes pequenos serviços e o sistema de outsourcing de impressão garante a entrada de receitas mensais, pois tudo é realizado com contratos.
A opção pelo sistema de franquias surgiu da necessidade de replicar e com segurança o formato de negócios que vem crescendo 40% ao ano. “Queremos desmistificar a questão da baixa qualidade dos cartuchos remanufaturados, pois é uma visão distorcida que muitas pessoas e empresas têm desse tipo de material. E para isso, desenvolvemos técnicas e processos que garantem a qualidade do produto e devem ser transferidas a outros interessados”, complementa Letícia Bonato, diretora-executiva da Lemar Ink.
Para Letícia, a abertura dos negócios para franqueados permite que haja uma valorização da marca, um giro de capital e ainda um lucro maior para as empresas/franqueadas que estão inseridas na rede. “Amadurecemos nos últimos anos, passamos a conhecer muito bem o ramo, as características técnicas para que um cartucho remanufaturado apresente a mesma qualidade ou ainda superior dos artigos originais. São essas técnicas que repassamos aos franqueados e também o bom atendimento ao cliente na loja, que garante cerca de 50% do sucesso de um negócio. Queremos nos tornar exemplos de empresas que atuam no ramo, pois com uma bandeira forte, os faturamentos são mais garantidos”, complementa a diretora que é formada em direito e especialista em gestão de negócios.

Rendimentos que podem chegar a 27% anuais


As franquias da Lemar Ink são estruturadas para atender uma demanda de recarga de 1200 tonners e 500 cartuchos de tinta ao mês. Os franqueados pagam um taxa de R$ 30.000 mensais, mas os faturamentos mínimos podem chegar de R$ 25.000 a até 60.000.
A primeira franquia da Lemar Ink foi aberta na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo, e está instalada em uma área de 105M2. A loja conta com 7 funcionários, que correspondem ao organograma mínimo para as operações, divididos nas áreas de produção, manutenção, vendas em call center e o responsável pela área administrativa.
Segundo Letícia, que há 10 anos está à frente da empresa, um dos primeiros passos é repassar os conhecimentos técnicos e gerenciais para o novo empresário do setor de cartuchos. “Levamos treinamento administrativo e técnico, para isso desenvolvemos um manual com todas as especificações técnicas e gerenciais do negócio. Depois de repassar o conhecimento, fazemos com que siga o próprio caminho, mas sem que ele desrespeite ou fuja da filosofia da empresa. Pretendemos manter a bandeira pautada na qualidade”, comenta a executiva.


Passados os primeiros 24 ou 30 meses da instalação da loja, os lucros, segundo Letícia, podem chegar a 27%. “É um dos percentuais mais autos entre os existentes no mercado de franquias, que recaem entre 10% e 15%. Esse valor é antes da dedução do IR (Imposto de Renda), mas na sede já apresentamos um crescimento de 40% ao ano. É um modelo de negócio que pode ser copiado tranquilamente, o sucesso dependerá muito da gestão que o empresário dará a franquia”, complementa Letícia.
Hoje cerca de 56 milhões de brasileiros já possuem computador em casa, muitos munidos de impressoras, sem contar com as inúmeras empresas e escolas que necessitam imprimir grandes quantidades de páginas diariamente ou mensalmente. “É um grande mercado a ser explorado, por isso queremos expandir as nossas unidades para todo o Brasil. É um passo muito grande, mas conhecemos as atividades e a economia proporcionada ao usuário final e são esses fatores que vão impulsionar o crescimento da rede”, finaliza a diretora.

Compartilhar
Sala de imprensa Ato Z Comunicação Empresarial
Empresa ATO Z COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL LTDA
Contato Elaine Pereira
E-mail redacao@atozcomunicacao.com.br Fone (11) 20924011
Editoria (s) Economia, Finanças, Empresas
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta