Pautas | Firstcom Comunicação | 12/01/2011 15:20:40 | 583 Acessos
HTML5 chega ao celular com Zeewe, nova loja de aplicativos gratuitos para Ipad e Iphone

Baseado em HTML5, a Zeewe é uma loja de aplicativos totalmente independente da Apple – uma opção mais fácil e rápida para desenvolver e lançar um app
Em fase beta há 2 semanas, a loja já tem mais de 10.000 usuários acessando seus aplicativos gratuitos
“No futuro, cada vez mais, os aplicativos para smartphones serão baseados em HTML5”, defende Flávio Stecca, CTO da Movile

Acaba de chegar ao mercado a Zeewe (www.zeewe.com), nova plataforma de aplicativos gratuitos e independentes baseados em HTML5, que é apontada por empresas como Google e Apple como a tecnologia do futuro para produção de aplicativos web.

Com esta tecnologia, profissionais têm uma opção mais barata, fácil e rápida para desenvolver e lançar um app em Ipad, Android, Iphone, TV, Symbiam e PC, entre outras possibilidades.“O padrão HTML5 deve uniformizar o desenvolvimento de aplicações para diferentes dispositivos e fabricantes. É tudo muito prático e simples de se utilizar. Em poucos minutos, por exemplo, é possível customizar aplicativos para smartphones”, garante Flávio Stecca, CTO da Movile.

Outro diferencial da Zeewe é a capacidade de oferecer cobrança de dentro do próprio aplicativo. Estas cobranças são feitas através da integração com o Mozca (www.mozcapag.com), plataforma latina para micropagamentos de bens virtuais pelo celular e outros meios de pagamento.

Aceitação – Em apenas 2 semanas em beta, a loja Zeewe já contabiliza mais de 100.000 visitantes – dos quais 10.000 instalaram e usam diariamente as Apps. A Movile, empresa onde a solução está sendo desenvolvida, acredita que, com o suporte ao Android e com a possibilidade de cobrança global, a solução pode ter 100.000 usuários por dia ainda no primeiro semestre de 2011.

“Tivemos, neste período mais acessos do que esperávamos, o que nos surpreendeu e motivou bastante. Desse total, 50% vêm do exterior, principalmente Índia e EUA, e os outros 50% do Brasil, confirmando que a demanda por appstores para smartphones é global”, sinaliza Stecca.

O Mercado de Lojas de Aplicativos

As lojas de aplicativos vivem um momento de grande crescimento[1]. A Apple mudou este mercado com o lançamento da Apple AppStore para iPhones e iPad. Sua loja já fez mais de 7 Bilhões de downloads[2] e distribuiu mais de US$ 1 Bi de dólares para seus desenvolvedores. A tendência agora, entretanto, é a de que a loja da Apple passe a dividir espaço com outras lojas abertas[3].

Ao mesmo tempo, a grande expectativa dos desenvolvedores é o HTML5. Nos últimos meses, grandes empresas como Apple[4] e Google[5] reforçaram que acreditam que o futuro dos aplicativos Web será HTML5.

“Zeewe é, portanto, um produto muito inovador e que nos deixa ver um pouco do futuro hoje: através dele é possível usar uma Loja de Aplicativos já no padrão HTML5, que é um dos padrões que terá mais crescimento no futuro. Esperamos ter cada vez mais aplicativos desenvolvidos nesta tecnologia.”, acrescenta Stecca

Sobre a Movile

Atuando há 10 anos como a mais completa empresa de serviços móveis da América Latina, a Movile (www.movile.com) reúne em seu portfólio uma grande variedade de produtos, que vão desde M-Payment e entretenimento móvel, como aplicativos, jogos, músicas, vídeos e imagens, até ações de mobile marketing.

No segmento B2C a Movile agrega milhões de clientes na América Latina em portais móveis de conteúdo. Já no B2B sua carteira de clientes inclui operadoras de celular, grupos de rádio, TV e mídia impressa, empresas de conteúdo e inúmeras corporações que precisam se comunicar com seus clientes ou equipes de campo pelo celular.

Em junho de 2008 o grupo sul-africano de mídia Naspers, que tem vários investimentos em mídia e Internet, passou a ser sócio da Movile.

A empresa tem mais de 200 colaboradores em 9 escritórios distribuídos pelo Brasil, México, Argentina, Uruguai, Colômbia e Venezuela. A Movile está conectada a 36 operadoras na América Latina que somam mais de 550 milhões de clientes.

Sala de imprensa Firstcom Comunicação
Empresa FIRSTCOM COMUNICAÇÃO S/C LTDA