Pautas | Serasa Experian | 20/01/2011 09:54:17 | 702 Acessos
Economia aquecida em 2010 faz pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas bater recorde, aponta Serasa Experian

A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas bateu recorde em 2010, alcançando 95,1%, o patamar mais alto desde 2006, quando o indicador teve início. Dessa forma, de cada 1.000 pagamentos realizados no ano passado por estas empresas, 951 deles foram quitados à vista ou com um atraso máximo de sete dias.
Veja no gráfico abaixo, os resultados anuais:

A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas também registrou um pequeno aumento em dezembro de 2010, em relação a novembro, alcançando 95,4%. Em dezembro de 2009, a pontualidade era de 95,2%.

A pontualidade de pagamentos cresceu em todos os setores da economia em dezembro de 2010. No comércio, a pontualidade foi a 95,6%, na indústria a 95,3% e nos serviços a 95,1%.

Os economistas da Serasa Experian apontam que o recorde verificado na pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas em 2010, foi decorrente do forte crescimento econômico, que deve ter alcançado os 7,5%, segundo previsões do mercado. Para este porte de empresas, também houve expansão das receitas, gerando maior capitalização de seu negócio.

Já a evolução entre novembro (95,2%) e dezembro de 2010 e na relação com 2009, ocorreu, além da maior atividade econômica, pelas elevadas vendas durante as festas de final de ano. Este conjunto de fatores positivos ampliaram a pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas. Para ilustrar, o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio- Natal 2010 mostrou uma evolução nas vendas de 15,5% na semana do Natal, sobre igual data de 2009. Complementando, as empresas contaram com condições favoráveis (juros mais baixos e prazos mais longos) de crédito.

O valor médio desses pagamentos pontuais subiu 3,7% entre novembro e dezembro do ano passado, atingindo R$ 1.640,70, o mais alto desde abril de 2009. Em comparação com igual mês do ano anterior (dezembro/2009), o valor médio dos pagamentos pontuais teve um aumento de 17,7%.

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas
O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br
Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

Sala de imprensa Serasa Experian
Empresa SERASA S/A