Pautas | Serasa Experian | 27/01/2011 09:09:14 | 646 Acessos
Inadimplência das empresas fecha 2010 com maior recuo em seis anos, revela Serasa Experian
Na variação mensal, inadimplência de micro e pequenas empresas foi a que mais cresceu

A inadimplência nos negócios fechou 2010 com queda de 5,3% ante 2009, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas. Foi o maior recuo verificado pelo levantamento em seis anos.
Já nas variações mensal e anual, a inadimplência das pessoas jurídicas apresentou elevação. Na relação dezembro contra novembro, houve um crescimento de 3,0%, ao passo que na comparação dezembro de 2010 sobre igual mês de 2009, o aumento foi de 1,6%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência das empresas recuou em 2010, em relação a 2009, em razão da normalização da oferta de crédito e pelo forte crescimento da atividade econômica. Além disso, com a maior disponibilidade de recursos, inclusive do BNDES, e em melhores condições (prazo e custo), as empresas se capitalizaram mais no ano passado, possibilitando regularizar seu fluxo de caixa e empreender novos investimentos diante da menor capacidade ociosa, resultante do mercado doméstico aquecido.
Para 2011, mesmo com a expectativa de uma política monetária mais restritiva, com novas elevações de juros, as empresas não passarão por momentos tão críticos como os de 2009. O cenário é de um crescimento menor da economia, sem comprometimento da estrutura financeira dos negócios.

Decomposição

Na decomposição do indicador, os cheques devolvidos por falta de fundos evoluíram 6,1% na comparação dezembro ante novembro, contribuindo com 2,1% dos 3% de crescimento da inadimplência no período. Os protestos apresentaram crescimento mensal de 3,5%, dando uma contribuição de 1,4% ao indicador. Opostamente, as dívidas não honradas junto aos bancos recuaram 2% na relação dezembro/novembro, contribuindo com uma queda de 0,5%. Para maiores detalhes, veja tabela a seguir:

DECOMPOSIÇÃO
Bancos Protestos Cheques devolvidos
falta de fundos TOTAL
Variação -2,0% 3,5% 6,1% 3,0%
Peso 25,2% 40,1% 34,7% 100,0%
Contribuição -0,5% 1,4% 2,1% 3,0%

Análise por porte
Na análise por porte, as micro e pequenas empresas foram as que apresentaram a maior variação na inadimplência, na relação dezembro sobre novembro (3,1%). Ainda nesta comparação, as médias apresentaram um aumento de 2,9%, e as grandes de 2,7%. Quanto à relação anual (Dezembro 2010/2009), a inadimplência das micro e pequenas avançou 1,4%, e a das médias 5,5%. Já a inadimplência das grandes empresas foi por via oposta, registrando queda de 1,6%.

Valor médio das dívidas

Em 2010, o valor médio das dívidas com bancos foi de R$ 4.713,87, com 3,2% de crescimento ante 2009.
Os títulos protestados, por sua vez, registraram em 2010 um valor médio de R$ 1.652,49, o que representou um recuo de -4,8%, quando comparado com 2009.
Por fim, os cheques sem fundos tiveram, em 2010, um valor médio de R$ 2.053,68, resultando em 22,3% de aumento, na relação com os doze meses de 2009.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O indicador considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados e dívidas vencidas com instituições financeiras.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

Sala de imprensa Serasa Experian
Empresa SERASA S/A