Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Secovi-SP | 28/01/2011 09:49:03 | 768 Acessos
Aluguel residencial novo sobe 1,9% em dezembro na Capital, segundo Secovi-SP
Levantamento mensal do Sindicato da Habitação mostra que alta acumulada em 2010 é de 13,4%

O mercado de locação residencial na cidade de São Paulo fechou 2010 com aumento de valor tanto nos contratos em andamento como nos assinados no decorrer do ano, segundo pesquisa realizada pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

Nos contratos em vigor com aniversário neste mês de janeiro e com o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) como indexador – indicador utilizado em 90% dos contratos de locação –, a alta foi de 11,32%, correspondente à correção do índice de janeiro a dezembro de 2010.

Já nos contratos novos firmados em dezembro de 2010, o Departamento de Economia e Estatística do Sindicato, que faz o monitoramento do setor de locação, observou um aumento médio de 1,9% no preço de casas e apartamentos, em relação ao mês anterior. “Esse leve incremento pode ter como causa o crescimento das devoluções e o consequente atendimento de listas de espera de candidatos”, diz Francisco Crestana, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP.

No acumulado do ano de 2010, os imóveis para novas locações apresentaram alta de 13,4%. Como o IGP-M do mesmo período foi de 11,32%, é possível concluir que quem fechou contrato em dezembro do ano passado terá de desembolsar, em média, apenas 1,9% a mais pelo aluguel mensal do que se tivesse assinado contrato em 2009. “Esse aumento de 13,4%, ligeiramente superior à variação anual do IGP-M, é consequência da falta de imóveis para alugar na cidade de São Paulo”, analisa Crestana. Segundo ele, os valores do aluguel estiveram em alta também porque durante muito tempo variaram menos do que os índices inflacionários. De 1998 a 2002, o aluguel novo oscilou só 10%, ao passo que a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), totalizou 42%. Em 2003 e 2004 os dois indicadores ficaram emparelhados e a partir de 2005 os valores de locação sofreram aumentos reais em função da escassez de produtos. “Assistimos a um processo de recuperação de preços”, comenta o vice-presidente do Secovi-SP.


Desempenho em dezembro

Os imóveis de 1 quarto foram os que mais subiram em dezembro: 3,5%, enquanto os de 2 dormitórios tiveram aumento bem mais modesto, de 0,8%. As unidades de 3 quartos tiveram acréscimo da ordem de 1,3%.

O fiador foi a garantia mais utilizada nos contratos de locação em dezembro, respondendo por metade dos contratos efetuados. O depósito foi usado em 30% dos imóveis locados, ao passo que um quinto das moradias alugadas usou o seguro-fiança.

Os proprietários de casas e sobrados locaram seus imóveis mais rapidamente, com um intervalo de 12 a 28 dias. Já os apartamentos escoaram num ritmo menor: seu IVL (Índice de Velocidade de Locação), que mede em número de dias quanto tempo demora um imóvel vago para estar locado, variou de 18 a 37 dias.

Clique aqui para visualizar a pesquisa na íntegra, com gráficos e tabelas.
 

Compartilhar
Sala de imprensa Secovi-SP
Empresa SECOVI-SP
Contato Andressa Ferrer
E-mail andressa.ferrer@secovi.com.br Fone (11) 55911248
Editoria (s) Economia, Cidades
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Cerca TICKET FINANÇAS Mensalidade MINEIRA SERVIÇOS
região PEQUENOS MIL APAEs COMPRAM EDIÇÃO
ÍNDICE LOG MILHÕES Airbnb SALA ANIVERSÁRIO
ENTRA REPASSA SUL Chegadas BH EMPREENDEDOR
REGISTRA SUPERMERCADO CRESCE eSocial CIDADE FESTIVAL
MATERIAL GASOLINA CAIU PROMOVE DIGITAIS PAULO
FEDERAÇÃO ORGANIZAR BRASIL RESOLVE DIA belo-horizontinos
PASSOS VIGOR PREÇO FUTURO IMPULSO FECOMERCIO
HÓSPEDES REDE NEGÓCIOS INICIATIVAS WORKSHOP MG
POSTOS ESCOLAR revela
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta