Pautas | Visar Planejamento | 23/02/2011 12:30:43 | 845 Acessos
Nova sub-marca BMW i
BMW i representa veículos sustentáveis e soluções de mobilidade

Dois modelos disponíveis de início: BMW i3 e BMW i8
Serviços de mobilidade complementam o negócio
Fundada a holding BMW i Ventures

21 de fevereiro de 2011. Foi lançada a nova sub-marca da BMW com enfoque no desenvolvimento de soluções sustentáveis de mobilidade. “A BMW i representa um novo movimento no segmento de mobilidade Premium. Com a introdução desta nova sub-marca, o BMW Group reafirma sua liderança como a mais inovadora e sustentável fabricante de carros Premium. Os produtos e serviços foram concebidos em torno de uma abordagem revolucionária: projetados e construídos tendo como meta uma mobilidade Premium sustentável. É o começo de uma nova era em nossa indústria; uma nova era para a mobilidade individual. Trata-se da BMW i – Born Electric”, disse Ian Robertson, membro do Conselho Administrativo da BMW AG responsável por Vendas e Marketing, em Munique na segunda-feira.
Em um primeiro passo, dois modelos serão lançados sob a nova sub-marca a partir de 2013 – o BMW i3 e o BMW i8. O BMW Group também expandirá significativamente sua gama de serviços de mobilidade ao longo dos próximos anos. Para isto, foi fundada uma empresa de capital de risco na cidade de Nova York, a BMW i Ventures, com um investimento total de US$ 100 milhões.
“A BMW i oferece carros e serviços visionários, design inspirador e um conceito totalmente novo de mobilidade Premium – tudo com um enfoque na sustentabilidade”, explicou Robertson. A marca BMW i consiste em veículos e serviços desenvolvidos desde 2007 como parte do projeto i, um grupo de estudo e desenvolvimento (“think tank”) dentro do BMW Group dedicado a explorar soluções de mobilidade sustentável. É a resposta do BMW Group às mudanças nas necessidades do cliente, incluindo uma demanda crescente por sistemas de propulsão alternativos, como sistemas elétricos e híbridos. Existe um desejo disseminado nas mega cidades por soluções que combinem de forma inteligente os benefícios dos vários conceitos de mobilidade em um único pacote.
Conceitos revolucionários de veículo

“Com a BMW i, estamos aproveitando o sucesso e força de nossa marca principal”, enfatizou Robertson. O BMW i3 – conhecido anteriormente como o Veículo Megacity – será o primeiro carro para áreas urbanas com propulsão exclusivamente elétrica a ser produzido em série pelo BMW Group. O BMW i8, por sua vez, é baseado no carro-conceito BMW Vision EfficientDynamics. Sua propulsão híbrida combina as características esportivas de uma máquina de alto desempenho com o consumo de combustível e emissões de um carro pequeno.

Ambos os modelos são baseados em um revolucionário conceito de construção conhecido como arquitetura LifeDrive. Um chassi de alumínio abriga o conjunto transmissão/propulsão e a célula dos passageiros é feita de CFRP, plástico reforçado por fibra de carbono, um material de alta resistência e extremamente leve. “Ambos os carros foram projetados especificamente para seus respectivos sistemas de propulsão alternativos. Usamos a inovadora arquitetura e o CFRP para eliminar praticamente todo o peso extra acrescentado pelas baterias. Para nossos clientes isto significa um dinamismo superior de condução combinado com um aumento significativo da autonomia para um carro elétrico”, explicou Klaus Draeger, membro do Conselho da BMW responsável por desenvolvimento.

BMW i8 será fabricado em Leipzig

Como o BMW i3, o BMW i8 também será produzido na fábrica da BMW em Leipzig. Cerca de 400 milhões de euros serão investidos em novas instalações e aproximadamente 800 empregos serão criados até 2013. A sinergia entre desenvolvimento e produção será possível graças ao fato de que ambos os veículos usarão os mesmos conjuntos de componentes para os motores elétricos, os sistemas eletrônicos e as baterias de íon de lítio de alta voltagem.
Uma gama de serviços independentes do veículo
Uma gama adicional de serviços de mobilidade – que também poderão ser usados independentemente dos carros – será um componente integral da BMW i. Estes serviços possibilitarão a criação de uma nova e lucrativa área de negócios no longo prazo e atrairão novos clientes para as marcas da empresa.

“Os requisitos de mobilidade estão mudando nas mega cidades em rápida expansão”, acrescentou Ian Robertson. “Nosso compromisso com serviços de mobilidade oferecidos pelos carros, como o BMW ConnectedDrive, serão significativamente expandidos dentro do conceito BMW i. Nós também ampliaremos nossos serviços de mobilidade Premium relacionados a carros. O fato realmente revolucionário é que começaremos a oferecer serviços de mobilidade Premium independentes dos carros. A BMW i pretende oferecer soluções de mobilidade personalizada por meio de uma rede transparente de produtos e serviços Premium”. O foco está em soluções que melhorem a utilização das atuais áreas de estacionamento, assim como sistemas de navegação inteligentes com informações locais, planejamento de rotas intermodal e compartilhamento de carros Premium.
Além dos serviços desenvolvidos internamente, o BMW Group está buscando a colaboração de empresas parceiras e fazendo investimentos estratégicos de capital em fornecedores de serviços de mobilidade. Para isto, a empresa de capital de risco BMW i Ventures tem o objetivo de expandir a gama de produtos e serviços oferecidos pela BMW i no longo prazo ao investir em fornecedores de serviços altamente inovadores.

A My City Way, com sede em Nova York, é a primeira empresa na qual a BMW i Ventures tem participação. Sobre a parceria, Ian Robertson declarou: “Estou empolgado em anunciar que assinamos nossa primeira parceria estratégica com a My City Way. Como um aplicativo móvel, a My City Way oferece aos usuários informações sobre transporte público, disponibilidade de estacionamento e entretenimento local para mais de 40 cidades nos EUA. Outras 40 cidades farão parte de uma implementação global, incluindo Munique, é claro”.

Sala de imprensa Visar Planejamento
Empresa VISARPLAN PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA