Pautas | GM Mercosul | 28/02/2011 12:46:43 | 887 Acessos
Nova tecnologia de powertrain, cores e equipamentos deixam o Captiva 2011 ainda mais atraente
Visualizar imagem Visualizar áudio

. Totalmente novo V6 3.0 com injeção direta: mais potência e economia

.  Adoção da injeção direta e do câmbio de seis velocidades para a versão Sport Ecotec deixa o desempenho e o conforto do utilitário-esportivo ainda melhores

. Itens hi-tech como acionamento elétrico do freio de mão e câmera de estacionamento traseira elevam o nível de equipamentos

. Interior estréia novo console central, nova iluminação no painel e novos revestimentos dos bancos em couro preto

. Veículo é o mais premiado utilitário esportivo na história do País

. Garantia de 3 anos sem limite de quilometragem e quase 600 pontos de vendas e assistência técnica são outros diferenciais do modelo

São Caetano do Sul – Mais requinte, sofisticação e muito mais desempenho. As novidades que o Captiva 2011 traz para o consumidor deixaram o utilitário esportivo da Chevrolet – que já vendeu mais de 33.000 unidades desde meados de 2008 – ainda mais atraente.

O Captiva 2011 permanece com as mesmas três versões: Sport Ecotec e Sport V6, nas versões FWD e AWD (tração dianteira e integral, respectivamente). A primeira novidade são duas novas cores, o Preto Carbon Flash e o Cinza Mocha (esta última exclusiva da versão V6 e que estreou com grande sucesso no Chevrolet Malibu). Externamente, as versões Sport V6, se diferenciam por ter os pára-choques pintados na cor da carroceria. A novidade para a linha 2011 foi a adoção de um aplique cromado no pára-choque da versão Sport V6 AWD (a mais completa da linha) para diferenciá-lo dos demais.

"O Captiva é um dos mais sofisticados veículos de seu segmento comercializado no Brasil. Tem um design forte, moderno e conta com destaque para a segurança, conforto e agora muito mais desempenho e economia", afirma Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil.

Injeção direta de combustível em toda a linha
Uma das grandes novidades está na adoção da injeção direta em toda a linha 2011 do Chevrolet Captiva. O sistema SIDI (Spark Ignition Direct Injection) garante ao motor uma queima de combustível muito mais eficiente, melhorando assim seus números de desempenho, economia e emissões de poluentes.

A versão Sport Ecotec do Captiva estréia o sistema SIDI no já consagrado motor 2.4 16V, todo feito em alumínio que agora passa a desenvolver 185 cv – 15 cv a mais que a versão anterior. O torque também cresceu e agora é de 23,8 kgfm a 4.900 rpm. Além do motor, o Captiva Ecotec estréia uma nova transmissão automática/seqüencial de seis marchas, a mesma que equipa o sedã Malibu, com a opção Active Select, que colaborou para novos números de aceleração. O Captiva 2011 leva agora 10,9 segundos para chegar aos 100 km/h, uma vantagem de quatro décimos em relação ao modelo anterior, com ainda muito mais conforto e silêncio a bordo.
No novo sistema de injeção direta, o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão, proporcionando maior eficiência da combustão graças a uma melhor queima da mistura ar-combustível, operando a temperaturas inferiores aos sistemas tradicionais de injeção. Paralelamente, a injeção direta reduz os níveis de emissões, particularmente nas emissões nas partidas a frio, que são reduzidas em até 25%.

O sistema de injeção direta injeta o combustível diretamente na câmara de combustão através de injetores localizados entre os pórticos de admissão, que passam a distribuir apenas ar. Como não mais distribuem a mistura ar-combustível, a eficiência do sistema aumenta. Desta forma, o controle da injeção através da tecnologia da injeção direta, é muito mais preciso, resultando numa maior eficiência de combustão e consumo de combustível em qualquer condição de uso. Prova disso, são as médias de consumo da Captiva Sport Ecotec 2011: Na cidade, o utilitário consome 9,3 km/l, ante os 8,7 km/l da versão 2010, e, na estrada, a média é de 13,6 km/l, perante os 12,8 km/l da anterior.

Novo V6 menor e mais potente: menos emissões e mais desempenho
Nas versões V6 as mudanças foram expressivas. No lugar do V6 3.6 que equipou o modelo até 2010, o Captiva estréia um novo V6 de 3.0 litros que tem 268 cavalos – 7 cv a mais que o motor anterior, que tinha uma maior cilindrada. O torque é de 30,6 kgfm a 5.100 rpm.

O motor V6 3.0 VVT (Variable Valve Timing) faz parte da nova família global de motores V6, desenvolvida em conjunto pelos centros de desenvolvimento na Austrália, Alemanha, Estados Unidos e Suécia, onde foram aplicadas as mais avançadas tecnologias disponíveis, desde o "estado-da-arte" em processos de fundição e chegando ao rápido processamento de dados e ao gerenciamento do sistema de injeção e ignição baseado no torque requerido, tornando-o um líder no mercado em tecnologia.

Sua taxa de compressão de 11.7:1 tornou-se possível em função da utilização da injeção direta SIDI, o que lhe permite atingir uma excelente relação de 89,3 cv/litro, gerando alto torque em baixas rotações do motor, reduzindo assim o consumo de combustível e as emissões de gases, alem de proporcionar baixíssimos níveis de vibrações e ruídos, aliado a um baixo índice de manutenção. No Captiva Sport, os ganhos de consumo também foram expressivos. Na cidade, a versão Sport V6 FWD consome 8,2 km/l – a média anterior era de 8 km/l. Na estrada, o consumo melhorou de 12,8 km/l para 13,1 km/l.

Nos dois modelos, a transmissão de seis marchas apresenta uma grande novidade: o Eco Mode. Acionado por meio de um botão no console central – ao lado da alavanca – o dispositivo que atua no gerenciamento do câmbio e motor, proporcionando trocas de marcha com maior economia de combustível, em rotações mais baixas.

Interior: novos revestimentos e mais conteúdo
O Captiva 2011 ganhou mais requinte e tecnologia. A partir de agora, todas as versões passam a contar com o acionamento elétrico do freio de estacionamento – ao invés do sistema por alavanca. O botão fica localizado no console central, próximo a alavanca de câmbio. Além disso, a coluna de direção agora contra com ajuste de altura e profundidade, trazendo mais conforto e ergonomia para quem dirige.

Mas as novidades não terminam por aí. Para a linha 2011, o Captiva passa a oferecer o interior revestido em couro preto para todas as versões. O utilitário oferece também bancos com aquecimento de série nas versões Sport V6 e computador de bordo e sistema de som com controles no volante em todas as versões da linha. Os instrumentos também ganharam nova iluminação – assim como Malibu e Camaro eles passaram a ser em Ice Blue, dando o toque de modernidade ao painel. O rádio ganhou entrada para USB.
Para completar, na versão Sport V6, o consumidor tem novidades que deixam o modelo ainda mais exclusivo, como o sensor de chuva, o sistema de som Premium, com 10 alto-falantes e também a câmera de ré com o monitor localizado no retrovisor interno (estes dois últimos itens disponíveis apenas na versão AWD).

Os mais avançados sistemas de segurança
Com uma extensa lista de equipamentos, o Chevrolet Captiva é um dos utilitários-esportivos mais seguros do mundo, tanto preventiva como passivamente. Um dos mais importantes itens é o ESP (Electronic Stability Program), que administra outros sistemas igualmente avançados, tais como o ABS (Anti-lock Braking System) e o TCS (Traction Control System).

O ESP ou controle de estabilidade é o sistema de segurança ativa destinado a gerenciar o desempenho dinâmico do veículo, utilizando os recursos ABS e TCS, para corrigir eventuais perdas de estabilidade, sem a intervenção do motorista.

O Chevrolet Captiva tem seis airbags – dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina (para proteção da cabeça dos ocupantes que vão nos bancos dianteiro e traseiro no caso de impacto lateral), e os cintos de segurança com pré-tensionadores e apoios de cabeça dianteiros ativos que se movimentam para a frente do veículo no caso de colisão traseira, de modo a aliviar o impacto no pescoço dos ocupantes (efeito chicote).

bChevrolet Captiva, o veículo mais premiado no segmento
Sucesso na preferência do consumidor brasileiro desde o seu lançamento, o Chevrolet Captiva é o veículo mais premiado do Brasil: ganhou sete vezes, vencendo seus principais concorrentes nos mais importantes prêmios do setor automotivo brasileiro.
A primeira grande conquista do Captiva foi em outubro de 2008, com o título de "Melhor Utilitário Esportivo" do mercado brasileiro. Depois ganhou o Prêmio "Top Car TV 2008", superando os concorrentes Dodge Journey, Ford EcoSport, Honda CR-V e Mercedes-Benz Classe M. A escolha foi feita por um júri formado por 19 jornalistas que mantém programas de televisão especializados em veículos de todo o País.

Naquele mesmo mês, obteve o título máximo de "Veículo Abiauto 2008", melhor veículo vendido no País dentre todas as categorias que constam da premiação da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto). Pela mesma associação, o Captiva também recebeu o prêmio na categoria de "Melhor Utilitário-Esportivo".

Em seguida, foi eleito por um júri formado por 50 jornalistas especializados e engenheiros do setor automotivo, como o "Utilitário do Ano®", uma das seis categorias da 42ª edição do tradicional Prêmio "Carro do Ano®" de 2009, da Revista Autoesporte.

O modelo ainda recebeu o prêmio CAR Awards, instituído pela CAR Magazine Brasil, que elegeu o Captiva o "Melhor SUV" de 2008.
O sexto prêmio obtido em 2008 pelo Chevrolet Captiva foi o de "Melhor Utilitário-Esportivo", na eleição intitulada "O Melhor de Auto Press 2009". O modelo da Chevrolet arrebatou 65% dos votos do júri formado por editores de automóveis dos jornais e portais de todo o Brasil assinantes do conteúdo do noticiário automotivo produzido pela Carta Z Notícias, do Rio de Janeiro.

A sétima conquista foi o '10 Best', da revista Car and Driver. Ele foi escolhido pelo corpo editorial da revista, que teve como base inicial para a escolha, 130 veículos avaliados em 2008. Após criteriosa seleção, o Captiva ficou entre os 10 mais prazerosos ao volante.

###

A General Motors, um dos maiores fabricantes de veículos do mundo, tem origem em 1908. Com sede global em Detroit, a GM emprega 209 mil pessoas nas principais regiões do mundo e tem operações em mais de 120 países. A GM, com seus parceiros estratégicos, produz veículos em 31 países, vendendo e proporcionando serviços para estes veículos com as seguintes marcas: Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC, Daewoo, Holden, Isuzu, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wuling. O maior mercado nacional da GM é o da China, seguido pelos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Canadá e Rússia. A subsidiária OnStar da GM é o líder em serviços de segurança veicular e informação. A General Motors adquiriu operações da General Motors Corporation em 10 de julho de 2009, e referências a períodos anteriores nesse comunicado à imprensa e outros materiais de imprensa referem-se a operações da antiga General Motors Corporation. Para maiores informações sobre a nova General Motors, acesse www.gm.com.

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 86 anos. Em 2010 a Chevrolet registrou recorde histórico de vendas no país com o volume de 657.724 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Distribuidor de Peças) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. Mais informações podem ser encontradas nos sites http://media.gm.com e www.gmnoticias.com.br.

###

CONTATO (S):