Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Secom - Presidência da República | 17/03/2011 09:55:08 | 393 Acessos
Farmácia Popular cresce 45% no primeiro mês de gratuidade

No primeiro mês em que ofereceu medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o programa Farmácia Popular apresentou crescimento de 45%. O aumento no número de autorizações (para venda e oferta grátis) foi para todos os 25 itens do Aqui Tem Farmácia Popular. Os dados correspondem ao período entre 14 de fevereiro e 14 de março, quando completa um mês da campanha “Saúde Não Tem Preço” nas farmácias da rede privada credenciadas ao programa.

Do início da gratuidade até a última segunda-feira (14), foi retirado um total de 2,6 milhões de itens contra 1,8 milhão no período anterior (de 14 de janeiro a 14 de fevereiro). O aumento das autorizações para oferta gratuita de medicamentos foi de 61% para hipertensão e 50% para diabetes.

O programa também é vantajoso para o comércio varejista ao alavancar as vendas de outros itens disponíveis nos estabelecimentos. “Com isso, as farmácias e drogarias credenciadas ao programa aumentam a competitividade no mercado em relação aos estabelecimentos não-conveniados”, analisa o diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior.

Programa - Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o Aqui Tem Farmácia Popular oferece mais 14 tipos de medicamentos, com até 90% de desconto, utilizados no tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. Os medicamentos são oferecidos em mais de 15 mil farmácias e drogarias da rede privada credenciadas e nas 544 unidades próprias (administradas pelo governo federal) do programa.

Como obter os medicamentos - Para obter os produtos disponíveis no Farmácia Popular, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo programa como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde.

Os medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes são identificados pelo princípio ativo ou "nome genérico”, que é a substância que compõem o medicamento.

Dúvidas sobre o Farmácia Popular podem ser esclarecidas e comunicadas ao Ministério da Saúde – pelos estabelecimentos credenciados ou pelos usuários do programa – por meio do Disque-Saúde (0800-61-1997) como também pelo e-mail analise.fpopular@saude.gov.br

A população também pode se informar sobre as unidades credenciadas mais próximas à casa do usuário por meio de serviço de SMS (mensagem via celular) . Para obter a listagem, basta enviar mensagem para o número 27397 informando o CEP da residência (somente os números, sem sinais gráficos) que, em poucos segundos, o usuário recebe resposta sobre nome, endereço e telefone de até três farmácias. O serviço de “torpedo” via SMS é gratuito e está disponível até o final deste mês.
 

Compartilhar
Sala de imprensa Secom - Presidência da República
Empresa SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.
Contato Imprensa
E-mail emquestao@secom.planalto.gov.br Fone (61) 34114928
Editoria (s) Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Distribuição PARAÍBA NATURAIS INGREDIENTES PIRACAIA CAPITAL
inicia MELHORAR CONCEITUADA PAULISTA CABELOS Bragantina
região ESPECIALISTA EMAGRECIMENTO CAMARGO CLÍNICA Derek
ATENDE DR BEBIDAS VALE
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta