Pautas | ACSP Associação Comercial de São Paulo | 31/03/2011 12:59:06 | 1105 Acessos
Pesquisa Perfil do Inadimplente: Descontrole do gasto continua

Perfil do Inadimplente
março/2011

Descontrole do
gasto continua

“O aspecto positivo da pesquisa é o que mostra que aumentou a recuperação do emprego, que explica a forte recuperação do crédito. A aprovação do cadastro positivo vai ajudar a evitar que o consumidor se endivide acima de sua capacidade” disse Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo.

A pesquisa sobre o “Perfil do Inadimplente”, realizada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), durante o mês de março, junto aos consumidores que procuraram o Balcão de Atendimento do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), administrado pela Boa Vista Serviços (BVS) revelou que:
1) 76% dos inadimplentes possuem dois ou mais carnês em atraso, em março de 2011, contra 73% em março de 2010 e 47%, em março de 2009.

2) A inadimplência do cheque vem caindo em função contumácia dos que têm mais de 10 cheques sem fundos, que representavam 29% em março de 2009, caindo para 28% em março de 2010 e apenas 11% em março deste ano.

3) Por outro lado, o número de consumidores que têm de dois (2) a cinco (5) cheques sem fundo – consumidores que ainda usam o pré-datado para fazer compras – era de 25% em março de 2009, subiu para 35% em março de 2010, agora são 77%. Isto é, atualmente os consumidores que usam o cheque preferem prazos mais curtos para fazer suas compras.

4) O uso do CONSIGNADO para quitar dívidas é de 41%, mas cresce a utilização para compras e ajudar a família, com 30% em março de 2009, 26% em março de 2010 e 41% de março de 2011.

5) A perda do EMPREGO continua sendo a maior causa da inadimplência, com 56% em março de 2011, mas o DESCONTROLE do gasto, permanece em segundo lugar, com 14%.

6) Por outro lado, a RECUPERAÇÃO do emprego, que era de 65% em março de 2009, passou para 68% em março de 2010 e agora 81% dos pesquisados, em março de 2011, declaram-se empregados, que são, portanto, responsáveis pela RECUPERAÇÂO de crédito, que será quitado, basicamente, em 83% com o próprio salário.

7) FAIXA etária: 41% dos entrevistados têm de 21 a 30 anos.

8) RENDA: 34% dos entrevistados estão na faixa de dois (2) a três (3) salários mínimos, a chamada “classe média emergente”.

9) Balanço dos SEXOS: Voltou a predominar, ligeiramente, os homens com 52% e as mulheres com 48%. E a tendência daqui para frente é de um equilíbrio, com alguma alternância.

A pesquisa foi realizada pelo “Instituto de Economia Gastão Vidigal” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), junto a 896 consumidores

Sala de imprensa ACSP Associação Comercial de São Paulo
Empresa ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO