Pautas | TextoFinal Comunicação | 04/05/2011 14:16:34 | 989 Acessos
Brasil mostra queda e ocupa a 7ª posição do ranking no Desempenho Global do Setor Automotivo
Visualizar áudio

China lidera vendas com crescimento de 7% em vendas
Inglaterra aparece na 4ª colocação no ranking
Brasil mostra queda e ocupa a 7ª posição do ranking

A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente, referente ao primeiro trimestre de 2011. A China retomou a liderança em vendas em março, com crescimento de 7% em comparação ao mesmo período de 2010, ante 16,9% de aumento das vendas no mercado norteamericano. No acumulado do ano, o mercado chinês teve evolução de 9,7% e os EUA tiveram crescimento de 20,2%. Em terceiro aparece o Japão, apesar da queda de 35,4% em março e de 23,9% no acumulado do ano. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

A Inglaterra obteve no mês o 4º lugar, mesmo com retração de 5,1% nas vendas de veículos em março. Alemanha e França obtiveram aumento de 11,5% e 5,9% em relação a igual período no ano anterior, respectivamente. O Brasil apresentou queda de 14,4% no período, ficando em sétimo lugar, e obteve crescimento de 3,7% no acumulado do ano.

Em março, a Índia teve crescimento nas vendas de 21,8%. A Rússia aparece em 9º lugar com crescimento de 76,3% e a Itália ressurge entre os dez maiores e fecha o ranking em 10º lugar, apesar da queda de 28,1% no período.

País Jan~Mar 2010 Jan~Mar 2011 Var (%) Jan~Mar 2010-2011 Mar - 2010 Mar - 2011 Var (%) Mar 2010 -2011
China 3.395.080 3.725.645 9,7% 1.220.223 1.305.365 7,0%
EUA 2.545.343 3.059.888 20,2% 1.066.123 1.246.623 16,9%
Japão 1.488.322 1.132.795 -23,9% 668.312 431.482 -35,4%
Inglaterra 666.763 630.677 -5,4% 432.074 410.175 -5,1%
Alemanha 711.788 814.915 14,5% 312.342 348.360 11,5%
França 696.416 757.789 8,8% 282.468 299.090 5,9%
Brasil 750.021 777.419 3,7% 337.372 288.749 -14,4%
India 648.981 791.869 22,0% 223.596 272.388 21,8%
Rússia 292.903 517.304 76,6% 126.701 223.429 76,3%
Itália 730.237 562.767 -22,9% 287.236 206.606 -28,1%

* Os números incluem comerciais leves e carros de passeio (exceto China com carros de passeio apenas).

“Destaca-se que em março de 2010 foi o último mês oficial de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos bicombustíveis, registrando recorde histórico na venda de veículos no país, portanto há que se reconsiderar a “queda” de 14,4% em março deste ano”, afirma João Carlos Rodrigues, Diretor de Vendas OEM/Retail da Jato Dynamics do Brasil.

“China volta ao primeiro lugar e teremos um ano com as disputas bastante acirradas pelas primeiras colocações. Brasil surpreende e perde mais uma posição ficando em sexto lugar no fechamento do primeiro trimestre, a Índia se consolida e demonstra estabilidade”, afirma Luiz Carlos Augusto, Diretor Superintendente da Jato Dynamics do Brasil.

Desempenho das marcas

A Toyota manteve a liderança em vendas no mês de março mesmo com queda de 14,8% se comparado a março de 2010. A Ford está em 2º lugar no ranking com um aumento de 7,4% e a Volkswagen em terceiro, com aumento de 9,5%. A Nissan e a Chevrolet aparecem em 4º e 5º lugares com crescimento de 13,6% e 9% respectivamente. No acumulado do ano as posições se invertem. A Kia Motors subiu para o 9º lugar, com crescimento em vendas de 22,8% em relação a igual período do ano anterior.

No acumulado do an, o a Volkswagen está à frente da Ford, enquanto a Toyota mantém a liderança.

Top 10 Marcas Jan~Mar 2010 Jan~Mar 2011 Var (%) Jan~Mar 2010-2011 Mar - 2010 Mar - 2011 Var (%) Mar 2010 -2011
1º TOYOTA 1.414.271 1.336.890 -5,5% 614.942 524.017 -14,8%
2º FORD 1.042.779 1.151.923 10,5% 462.922 497.395 7,4%
3º VOLKSWAGEN 1.021.370 1.218.989 19,3% 419.877 459.843 9,5%
4º NISSAN 794.184 915.771 15,3% 331.884 376.937 13,6%
5º CHEVROLET 820.033 949.485 15,8% 322.150 351.087 9,0%
6º HONDA 763.485 771.698 1,1% 320.886 315.956 -1,5%
7º HYUNDAI 702.881 768.663 9,4% 274.309 292.502 6,6%
8º FIAT 495.805 453.271 -8,6% 212.137 178.273 -16,0%
9º KIA 365.408 441.083 20,7% 139.825 171.703 22,8%
10º RENAULT 425.794 448.135 5,2% 178.163 170.934 -4,1%
*carros e comerciais leves
** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Rússia, Tailândia e Turquia.
“Estamos acompanhando o crescimento da economia americana e consequentemente o aumento de postos de trabalho. Enquanto a maioria das instalações de OEM no Japão foi poupada, o número de fornecedores foi seriamente danificado e sua paralisação tem o potencial de afetar as montadoras ao redor do mundo que dependem de suas partes. A Toyota já alertava para a falta de um dos seus modelos. Provavelmente seja este apenas o começo”, acrescenta João Carlos Rodrigues.
“Volkswagen caminha forte para assumir a liderança de vendas, com os problemas no Japão ficará difícil a Toyota manter sua posição, já poderemos ter no fechamento do semestre um novo líder. Kia mantém curva de crescimento e começa a ameaçar a Fiat pela 8ª posição.”, acrescenta Luiz Carlos Augusto.

Sobe e Desce na América do Sul

Sobe  Mar 2010 Mar 2011 Variação %
ARGENTINA 54.695 64.127 17,2%
CHILE 13.015 14.165 8,8%
COLÔMBIA 10.741 10.898 1,5%
PERU 4.387 5.413 23,4%
EQUADOR 4.896 4.964 1,4%
URUGUAI 1.434 1.956 36,4%

Desce  Mar 2010 Mar 2011 Variação %
BRASIL 337.372 288.749 -14,4%
VENEZUELA 10.418 9.691 -7,0%
PARAGUAI 570 540 -5,3%
BOLÍVIA 488 420 -13,9%

*carros e comerciais leves

“Mesmo com a redução de vendas em março, o Brasil fecha o primeiro trimestre com crescimento de 3,65%, mantendo assim uma serie de quase 10 anos sem queda nos primeiros 3 meses do ano.”, comenta Luiz Carlos Augusto.

Desempenho Nacional
A JATO divulga neste mês em seu release mensal de dados parciais de veículos leves de passeio vendidos localmente em abril de 2011.
A maioria dos automóveis comercializados possui carroceria hatchback, com ampla vantagem sobre o segundo colocado na preferência dos brasileiros: o sedan. O SUV está em terceiro na hora da escolha, enquanto os monovolumes, na quarta colocação, refletem que esse tipo de carroceria tem sido mais procurado que as peruas, que ficaram na última colocação.

segto/Região BRASIL SUL SUDESTE CENTRO-OESTE NORDESTE NORTE
SUV 20.068 3.771 10.986 1.757 2.811 743
hatch 130.241 25.365 68.499 13.017 18.238 5.122
sedan 62.088 10.784 30.851 6.736 10.419 3.298
monovolume/MPV 13.796 2.261 8.561 880 1.577 517
station 5.281 1.440 2.760 456 491 134
*carros de passeio
Os dados acima são fornecidos pela JATO Consult, a empresa de consultoria da JATO Dynamics qual fornece soluções e consultoria para atender a uma ampla gama de empresas ligadas ao setor automotivo. Para mais informações visite www.jato.com/brazil ou envie um email para brazil.consult@jato.com.

Sala de imprensa TextoFinal Comunicação
Empresa TEXTOFINAL COMUNICAÇÃO INTEGRADA SC LTDA