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Pautas | Volkswagen | 26/05/2011 11:40:43 | 772 Acessos
Nova geração do Touareg chega ao Brasil
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Totalmente redesenhado, SUV ficou mais leve e dinâmico

Um dos automóveis mais seguros de todos os tempos

Alta capacidade off-road, aliada a luxo e conforto
A nova geração do Touareg está chegando às concessionárias da Volkswagen a partir de junho. Primeiro utilitário esportivo lançado pela Volkswagen, o Touareg teve aproximadamente meio milhão de unidades comercializadas em sua primeira geração, que chegou ao mercado em 2002. Destacando-se num dos mais competitivos segmentos da indústria automotiva, ele se impôs pela perfeita combinação de luxo, conforto e capacidade de enfrentar os mais difíceis caminhos. Tudo isso, oferecendo um altíssimo padrão de segurança.
Seguindo o mesmo caminho, sempre em busca de aperfeiçoamento, a Volkswagen apresenta agora ao Brasil a segunda geração do Touareg, reinterpretando o conceito de utilitário esportivo de alto padrão. Novas linhas, mais dinâmicas e elegantes, nova estrutura, mais robusta e simultaneamente mais leve, e um impressionante conjunto de sistemas de segurança de última geração compõem um veículo que certamente irá impressionar a todos os que o conhecerem.
A segunda geração do Touareg chega ao Brasil em duas versões, com motores V6 e V8, ambas mais econômicos e eficientes. As duas opções atendem às rígidas normas de emissões brasileiras (PL5) e contam com um novo sistema de gerenciamento térmico, que possibilita atingir a temperatura ideal de funcionamento em menor tempo, o que contribui de forma importante na redução do consumo de combustível em percursos pequenos, como a maioria dos realizados na cidade. A evolução dos motores fica clara no desempenho do V6 FSI 3,6 litros: com 280 cv e torque máximo de 360 Nm.
Primeiro SUV com câmbio automático de oito marchas
Todas as versões do novo Touareg são equipadas de série com uma transmissão automática de oito marchas, tecnologia pioneira no segmento dos utilitários esportivos. Com melhor escalonamento, o câmbio utiliza a sétima e a oitava marchas como overdrive, aumentando a economia de combustível.


A oitava marcha permite que o motor funcione a uma rotação 34 por cento inferior à desenvolvida em sexta, à mesma velocidade. Um ganho considerável na economia e redução de emissões.


Menos peso e melhor aerodinâmica


Como já ocorreu com o Tiguan, seu SUV compacto, a Volkswagen concebeu o novo Touareg visando obter o máximo em sustentabilidade. Além do desenvolvimento obtido nos novos e eficientes motores, um ganho significativo foi atingido na construção do veículo: a versão básica do novo Touareg teve o peso reduzido em 206 kg na V6 e 257 na V8.
Isto não impediu progressos em outras áreas: a carroceria ganhou cinco por cento na resistência à torção, um recorde no segmento. Ao mesmo tempo, os projetistas conseguiram uma melhoria no coeficiente aerodinâmico do utilitário, que foi reduzido de 0,39 para 0,37.


Tração integral


Outro ponto aperfeiçoado, na busca de menor consumo de combustível, foi a tração integral de série do Touareg. O sistema 4MOTION, equipamento de série tanto para a versão V6 como a V8, tem tração permanente nas quatro rodas, administrada por um diferencial Torsen de deslizamento limitado, que distribui a força do motor 60 por cento para o eixo dianteiro e 40 por cento para as rodas de trás.


O Touareg conta, também, com um programa de direção off-road, acionado por um controle giratório. Quando ativado, ele altera a configuração dos freios ABS e os sistemas EDS e ASR, otimizando-as para caminhos não pavimentados. Além disso, é ativado o sistema Hill Descent Assist, de assistência em decidas acentuadas, e altera o momento das trocas de marchas do câmbio automático.


Mais espaço para todos


Mais leve, econômico e ágil, o novo Touareg também é um veículo mais versátil, para todas as ocasiões. Seu interior é mais funcional, com bancos mais confortáveis, em couro Vienna,com aquecimento. Na versão V8, os assentos dianteiros podem ser climatizados. O espaço para as pernas dos passageiros de trás foi aumentado, graças à extensão da distância entre os eixos para 2.893 mm, um acréscimo de 38mm.


O banco traseiro oferece, de série, ajuste longitudinal com 160 mm, além de regulagem da inclinação do encosto. O encosto pode ser destravado através de uma tecla e, facilmente, rebatido para ampliar o compartimento de carga para até 1.642 litros de capacidade.
Também item de série, o Touareg conta com o sistema de som RNS850, com DVD, MP3 e preparação para sistema de navegação, além de Bluetooth com comando de voz, entrada auxiliar para fonte de áudio externa e cabo para conexão de iPod. O equipamento é controlado através de uma tela touch screen de oito polegadas e possui disco rígido de 60 gigabytes e oito altofalantes.
Opcionalmente, é oferecido o sistema de som premium Dynaudio Confidence, com amplificador digital de 12 canais e 620 W.
Um dos veículos mais inovadores e seguros de todos os tempos


O comando do freio de estacionamento eletromecânico do novo Touareg é feito ao toque de um botão. Além disso, o Touareg V6 também captura parte da energia dissipada nas frenagens e desacelerações.
A vareta de óleo não mais existe: o nível do lubrificante agora é mostrado no painel, digitalmente. Na versão V8, a porta do compartimento de bagagem tem abertura e fechamento automáticos.


Uma opção disponível é o novo teto solar panorâmico, o maior já utilizado num utilitário esportivo, que ilumina o interior da cabine mesmo em dias encobertos.


Também há novidades importantes nos sistemas de assistência. O Area View utiliza quatro câmeras posicionadas ao redor do carro para proporcionar uma visão abrangente em torno do veículo, aumentando a segurança. Com a mesma intenção, há seis airbags.
O Side Assist alerta para carros que se aproximam por trás, fora do ângulo de visão, quando o motorista troca de faixas. O controle de velocidade adaptativo (ACC) com Front Assist, agora pode frear o carro completamente.
Nova carroceria: 10% mais leve, com mais rigidez
O novo Touareg é 41 mm mais longo e 17 mm mais baixo que a versão anterior. A largura aumentou 12 mm. As novas medidas – 4.795 mm de comprimento, 1.709 mm de altura e 1.940 mm de largura fazem do Touareg o segundo SUV mais baixo do mundo, atrás apenas do Porsche Cayenne e proporcionam uma significativa melhoria em seu comportamento dinâmico
Para um utilitário deste porte, os balanços dianteiro e traseiro são consideravelmente curtos, o que, além de dar ao Touareg um visual mais esportivo também contribui para seu desempenho fora de estrada. O balanço dianteiro da versão básica, medido a partir do cubo da roda, é de 916 mm, enquanto atrás, tem 986 mm.


Maior rigidez na categoria


Apesar da significativa redução no peso, o novo Touareg tem a maior rigidez estática no segmento dos SUVs: 24.800 Nm/°. Comparada à da versão anterior, o ganho foi de cinco por cento, um benefício também para o conforto e comportamento em caso de acidentes.
Entre outros pontos, o uso da tecnologia conhecida como "taylored blanks", foi extremamente importante para a melhoria no desempenho do Touareg em testes de colisão lateral. Taylored blanks são componentes soldados feitos de chapas de aço de diferentes espessuras, dureza e revestimentos. Além disso, também são utilizados no Touareg peças de aço-manganês, entre elas os painéis laterais da carroceria, que têm como característica menor peso e maior resistência à deformação.

Proteção ao pedestre


Por ser comercializado em todo o mundo, o Touareg atende às especificações legais mais exigentes de inúmeros países. Um dos detalhes que mereceu atenção no projeto deste novo modelo da Volkswagen foi a proteção a pedestres e ciclistas em caso de atropelamento. Um novo elemento deformável foi incluído no parachoques dianteiro, para amortecer o impacto em caso de acidente, uma medida que vai além das impostas pela legislação.


Teto solar panorâmico


O cuidado no projeto estrutural do Touareg foi decisivo para permitir a criação do seu novo teto solar panorâmico. Medindo 990 mm x 1.452 mm, com abertura por deslizamento ou inclinação, o acessório cobre praticamente toda a área acima dos ocupantes do veículo, proporcionando uma sensação única de amplitude de espaço.


Numa estrutura tradicional, uma abertura deste tamanho, 350 por cento maior que a de um teto solar tradicional, provocaria um impacto negativo na rigidez do veículo. Isto não ocorre no Touareg, graças à tecnologia aplicada em sua construção e à subestrutura de reforço aplicada ao teto com adesivos de alta performance.


A subestrutura de reforço proporciona alta rigidez e desempenho em caso de colisões, além de ser extremamente leve. Ela também utiliza taylored blanks, permitindo que a rigidez total do Touareg com teto solar panorâmico seja praticamente a mesma das versões com teto metálico.


Um ponto interessante é que o teto solar não provoca ruídos a velocidades até 300 km/h, bem acima da alcançada pelo carro e pode ser fechado com o carro em movimento até 260 km/h. O sistema foi testado em temperaturas entre -20°C e +95°C, sob umidade de até 95%.


O teto solar é constituído por um módulo de vidro móvel à frente e um segmento traseiro fixo. A movimentação do módulo dianteiro é feita através de um comando no console do teto, permitindo sete diferentes posições de abertura.
O uso de vidro isolante reduziu a transmissão de calor a 12 por cento e a passagem de luz solar a 13 por cento. A passagem da radiação ultravioleta não ultrapassa quatro por cento. Desta forma o teto proporciona grande conforto térmico. Além disso, conta com uma cobertura, também acionada eletricamente.


Abertura do portamalas


A porta do compartimento de bagagens do novo Touareg, que pesa 40 por cento menos que a da versão anterior, pode ser aberta de dentro do carro, através de um botão na porta do motorista, e também através de controle remoto.
Na versão V8, basta uma leve pressão para baixo para iniciar o fechamento, que ocorre automaticamente. Um sinal sonoro alerta quando o processo inicia e um sofisticado sistema de detecção de obstruções garante a segurança, atuando através de um limitador de força e sensores laterais. Quando algum obstáculo é detectado, o curso da porta é instantaneamente revertido.
A abertura e o fechamento da tampa do compartimento de bagagem podem ser interrompidos pelo usuário em qualquer posição. O ângulo de abertura pode ser pré-programado para, por exemplo, evitar problemas em garagens onde o teto é demasiadamente baixo.
Novos faróis


As duas versões do Touareg comercializadas no Brasil têm faróis bi-xenônio, com nivelamento automático, iluminação direcional nas curvas e LEDs.


Os faróis de xenônio são equipados com lâmpadas DS3, que não utilizam mercúrio. Mais uma vez, a Volkswagen se antecipa à legislação internacional que prevê para os próximos anos a eliminação de materiais contendo mercúrio
Dois conjuntos, de 15 LEDs cada um, são agrupados em torno dos faróis principais, numa configuração tridimensional característica, em forma de "u", para que a "assinatura" de seu formato identifique a imagem do Touareg à noite.
Design exterior
O dinamismo do novo Touareg está presente tanto em sua mecânica como no visual, marcado por novas linhas e pelo jogo mais esportivo de suas proporções. A equipe liderada pelo chefe de estilo do Grupo Volkswagen, Klaus Bischoff, se empenhou em dar ao Touareg uma aparência ainda mais elegante.
O novo DNA de design da marca transparece no alinhamento horizontal da dianteira com os novos faróis, da mesma forma que na traseira típica do carro, com suas inconfundíveis lanternas e na carroceria, mais esguia e atlética. O resultado é um SUV com um impacto visual mais imediato, um estilo atemporal transparecendo qualidade, proporções dinâmicas e uma presença discretamente elegante e sofisticada.


Os designers criaram um carro de nível absolutamente superior, que se destaca sob qualquer ângulo e assume uma personalidade independente: um típico Volkswagen e um típico Touareg, que qualquer observador facilmente é capaz de identificar – qualidades raras atualmente, quando o número de veículos existentes em cada segmento de mercado tende a mostrar uma grande homogeneidade na aparência.


Dianteira


Comum a todos os novos Volkswagens, o novo DNA da marca é uma espécie de código hereditário da família e se caracteriza pela horizontalidade na estrutura e orientação. Os elementos-chaves são o acabamento preto brilhante da grade do radiador superior, com faixas cromadas contínuas, os faróis, visualmente integrados a essas linhas, o parachoques no nível intermediário, pintado na cor da carroceria e a entrada de ar em forma de U, emoldurada quase totalmente por um friso cromado, formando o terceiro nível.


Cada modelo e cada categoria, porém, mantém seu próprio e inconfundível caráter visual. Esta orientação transparece fortemente no Touareg, principalmente na relação entre seus volumes, o estilo do capô e paralamas e o formato dos faróis, que se unem criando uma única "cara" para o veículo. O Touareg foi o pioneiro na criação dessa nova fisionomia para os carros de luxo da Volkswagen. A modulação do capô com forma de V e a clareza da linha de ombros salientam a aparência robusta e poderosa do Touareg. ao mesmo tempo, a limpeza de suas superfícies enfatizam sua elegância.


A faixa horizontal - uma grade relativamente plana, o logotipo da VW e os faróis trapezoidais – definem a superioridade do Touareg, deixando clara a identidade do DNA de design da marca. O estilo marcado pelos dois insertos cromados na grade do radiador se estende aos faróis, que se estreitam em direção a ela. Com suas formas interiores complexas, esses faróis também se destacam, visual e tecnologicamente.


Sob a seção central do parachoques, que tem a cor da carroceria, estão as entradas de ar inferiores. Na parte mais inferior do parachoques ficam os faróis de neblina e os sensores do controle de velocidade adaptativo.

Perfil lateral


Graças à menor altura da carroceria, aos balanços curtos, o dinamismo das janelas laterais e à clara escultura de suas superfícies, o Touareg não tem a aparência maciça comum a outros SUVs. É exatamente o contrário: como num carro esporte, a carroceria é ligeiramente "acinturada" na área das portas. O resultado é uma alteração na superfície entre as colunas A e C, que captura a luz e dá uma imagem mais muscular e atlética à toda a lateral. Esta característica é reforçada pela precisão dos arcos sobre as rodas e pela parte traseira do carro. O aspecto das janelas laterais, que se estreitam para a traseira faz jogo com a área dos ombros, que é fortemente esculturada.


Os arcos sobre as rodas, com acabamento em preto, se estendendo para as caixas, também ajudam a deixar clara a característica utilitária do carro. As propriedades mais fortes desta categoria de veículos – força e durabilidade – são destacadas pela imponência das grandes rodas (19 polegadas no V6 e 20 polegadas no V8). Tão bonitos quanto práticos, os espelhos retrovisores externos possuem indicadores de direção e as maçanetas das portas se movimentam na direção de sua abertura, para maior segurança. Sobre o teto, as barras longitudinais são pretas no V6 e prata no V8.


Traseira


Mesmo sem conferir o logotipo, o novo Touareg é facilmente reconhecível visto pela parte de trás. Os designers fizeram questão de trabalhar a partir das linhas posteriores do primeiro Touareg. Agindo assim, os projetistas fugiram de efeitos de pouca duração, baseando-se numa evolução contínua. Uma estratégia aplicada há bastante tempo em produtos como o Golf, com personalidade inimitável. Isto dá aos carros da Volkswagen uma vida mais longa e garante uma manutenção de valor maior do que a maioria dos outros veículos.


Assim como na dianteira, o Touareg se caracteriza pela horizontalidade também na parte de trás. No alto, a porta do bagageiro tem um spoiler estilizado aerodinamicamente, que também prolonga visualmente a linha do teto. A grande janela traseira se alarga até a coluna D e parte das lanternas se integra à tampa do portamalas. A parte interna desses conjuntos integram, além de uma lâmpada independente, as luzes de ré. As partes externas alojam as luzes traseiras, do freio e dos indicadores de direção.
Interior


O interior do novo Touareg se caracteriza pela perfeição nos detalhes, com máximo conforto e segurança. A grande distância entre eixos permitiu criar um espaço para os passageiros de trás e o portamalas. O comprimento total da cabine é agora de 1.819 mm. O layout do Touareg oferece cinco lugares com clareza de linhas, elegância, alta funcionalidade e materiais de grande qualidade.
A superfície do painel de instrumentos, os insertos cromados e detalhes em madeira (no V8), redefinem o estado da arte em sua categoria. Um charme especial é criado pela interação entre a típica robustez de um SUV com o ambiente interno de um carro de luxo. O padrão estabelecido para o interior do Touareg é excepcionalmente alto, desde sua primeira geração e continua sendo um dos mais requintados de todo o segmento dos SUVs. Os botões e interruptores, seus indicadores e os controles das aberturas de ventilação são iluminados em vermelho.


Outro objetivo inicial da Volkswagen foi possibilitar o entendimento intuitivo de todos os controles do veículo, desde o primeiro contato. Por isso, o motorista que assume o controle de um Touareg percebe estar num SUV marcado pela ergonomia. No novo Touareg, com sua ampla gama de equipamentos, desenvolver um sistema de controles intuitivos como o de um Polo ou um Golf foi um desafio especial. Os resultados falam por si. O motor do Touareg é posto em ação tanto pela nova chave eletrônica (que pode ser virada tanto para a direita como para a esquerda) ou pelo botão de partida situado à esquerda da alavanca de mudanças do câmbio automático de oito marchas, através do Keyless Access.


Ao sentar no carro pela primeira vez, o motorista irá perceber imediatamente que o espaço para as pernas perto do túnel da transmissão foi consideravelmente melhorado, graças ao novo design do console central. O apoio de braço central individualizado para motorista e passageiro, agora se estende mais para frente, aumentando o conforto.

Um cockpit sem concessões


O motorista comanda um cockpit claramente delineado. Todas as informações fundamentais estão à mostra dentro do seu campo visual, no painel de instrumentos organizado com precisão. À esquerda está o contagiros e, à direita, o velocímetro, com escala até 280 km/h. À esquerda, abaixo, fica o pequeno indicador redondo da temperatura do motor e, à direita, o do nível de combustível. Oi instrumentos têm aros cromados e ponteiros vermelhos iluminados. Os mostradores são iluminados por trás, com LEDs, e têm aparência tridimensional.


Esses melhoramentos e a cobertura de vidro antirreflexo dos instrumentos lembram o requinte dos relógios mais finos. . Sete indicadores luminosos estão localizados no contagiros, oito no velocímetro e oito outros sob o display multifuncional colocado entre os dois instrumentos. Eles só aparecem quando há necessidade de comunicar alguma informação importante ao motorista
O display pode mostrar sete cores diferentes e oferece uma grande variedade de opções, sem sobrecarregar o motorista com um excesso de informações. Também pode mostrar detalhes sobre navegação, como setas indicando a direção a seguir.

Console central com tela touchscreen


A região superior do console central abriga o novo sistema de som RNS 850 com comando de voz e navegação via satélite, controlados por toques na tela. Acima do console há um compartimento porta–objetos com tampa.
Perfeição nos detalhes


O portaluvas agora é maior e dispõe de refrigeração, além de um compartimento especial para carregar óculos com segurança. Para proteger os óculos de arranhões, a área de contato interna é revestida de material macio.
Sistema RNS 850 com disco rígido de 60 gigabytes


O sistema de som e navegação "RNS 850" dispõem de DVD player, comando de voz e uma tela touchscreen de oito polegadas. Ele pode mostrar mapas em 3D. As informações podem ser armazenadas no disco rígido de 60 gigabytes. O processador é de alta performance (SH4) e trabalha juntamente com a memória RAM de 256 MB e memória flash com a mesma capacidade.
Dezoito gigabytes do disco rígido são reservados para armazenar música ou vídeos, que podem ser carregados de CDs, DVDs ou cartões SD. Há um cabo para conexão de iPOD.


Motores


No Brasil, o Touareg é oferecido com duas opções de motorização: V6 FSI 3,6 l, com 280 cv e V8 FSI 4,2 l, com 360 cv, ambos conjugados à transmissão automática de oito velocidades.
Os dois motores contam com avançado sistema de controle térmico, que desativa a bomba d'água quando o motor é ligado frio, possibilitando que a temperatura de funcionamento ideal seja atingida mais rapidamente. Isso ajuda na economia de combustível, principalmente em trajetos curtos.


Outra inovação, para ambos os motores, é a abolição da vareta de controle do nível de óleo, que agora é monitorado eletronicamente, através de ultrassom. A informação é mostrada no painel, não é mais preciso abrir o capô.

Transmissão


Câmbio automático com oito marchas – pela primeira vez num SUV
O novo Touareg conta com um câmbio automático de oito marchas, uma evolução considerável ante o anterior, que tinha seis velocidades. Foi o primeiro SUV do mundo a contar com uma transmissão deste tipo.
Graças a uma amplitude 20 por cento maior entre a primeira e a oitava marchas, o motor trabalha com maior eficiência em qualquer velocidade, proporcionando respostas mais rápidas e funcionamento mais econômico.
A velocidade máxima do carro é atingida em sexta marcha, com a sétima e oitava auxiliando na economia de combustível e redução de emissões em velocidade de cruzeiro. A menor rotação do motor, nessa situação, contribui também para reduzir o ruído e elevar o conforto na cabine.


A nova transmissão utiliza um óleo com baixo índice de fricção e possui um novo trocador de calor, possibilitando ganhos na economia pela menor fricção de seus componentes, principalmente quando o carro ainda não rodou o suficiente para atingir a temperatura ideal.


4MOTION
O Touareg conta com o sistema 4MOTION de tração permanente nas quatro rodas, com a força do motor distribuída através de um diferencial Torsen, de deslizamento limitado e bloqueio eletrônico do diferencial nos dois eixos. O SUV tem capacidade para enfrentar subidas de até 31 graus.


Suspensão a ar


Controle de nivelamento e amortecedores eletrônicos
O Touareg V8 conta, de série, com suspensão pneumática com controle eletrônico. O sistema integra controle de nivelamento automático, ajuste de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores.
A suspensão a ar garante conforto excepcional em estradas pavimentadas e, por permitir a redução da altura do veículo, um comportamento dinâmico bastante esportivo. Usada fora de estrada, a suspensão pneumática também melhora as propriedades off-road do Touareg, mantendo o alto nível de conforto
O motorista pode escolher facilmente, através de um comando no console, entre quatro níveis de altura da suspensão: Nível de carga, Normal, Todo-terreno e Todo-terreno extra. Também é possível ajustar os amortecedores: além do modo "Normal", com a altura mais baixa resultando em menor resistência aerodinâmica, o usuário pode optar pelos níveis "Comfort" ou "Sport".
No modo Comfort, o sistema procura, principalmente, compensar da melhor forma possível as irregularidades do terreno. No modo Sport, a altura é reduzida em 25 mm, otimizando a aderência e aumentando a performance nas curvas.
Freio de estacionamento eletrônico


O novo Touareg conta com freio de estacionamento eletromecânico em todas as suas versões, acionado por um botão posicionado no console central.
Segurança
O novo Touareg monitora seu entorno
O Area View permite uma visão abrangente de 360 graus em torno do novo Touareg, como se o observador estivesse posicionado no topo do veículo.
As imagens captadas podem ser combinadas e expostas individualmente na tela do radio RNS 850. Se a câmera traseira for selecionada, são mostradas linhas auxiliares dinâmicas e estáticas, ajudando o motorista a avaliar melhor as distâncias em manobras. Fora de estrada, as câmeras são usadas pelo Area View para mostrar a área mais próxima do veículo, um auxílio inestimável em trilhas radicais.


Outra função do Area View, a visão "Cross Traffic", permite que o motorista enxergue 90 graus para esquerda e direita em pontos localizados bem à frente ou à traseira do Touareg. Essa visão "além da esquina" aumenta a segurança em situações como ao sair de uma garagem com ângulos cegos para os lados.

ACC


O ACC (Adaptive Cruise Control – controlador de velocidade e distância) oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Em todas as situações, o motorista continua no comando, responsável pelas decisões à direção: é possível sobrepassar o sistema a qualquer momento, desligando-o ou ao utilizar os pedais do freio ou do acelerador.


O ACC é ativado por um controle posicionado no volante. O motorista seleciona a velocidade desejada, a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente (mantendo as distâncias de segurança mínimas previstas na legislação) e o modo de resposta dinâmica (Comfort, Normal ou Sport). O ACC funciona como um controlador de velocidade (piloto automático) inteligente, que mantém automaticamente a distância escolhida pelo motorista em função da velocidade do veículo à frente.
Caso o veículo à frente pare, o ACC freia o Touareg até a imobilidade. Caso não haja tráfego à frente, o ACC mantém a velocidade selecionada pelo motorista.


Front Assist


O sistema Front Assist, integrado ao ACC, atua como se fosse um "passageiro da frente sempre alerta", ajudando a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado. Ele monitora o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h, relatando quaisquer situações críticas ao motorista.
A terceira fase do Front Assist pode ser descrita, de forma figurada, como se houvesse um passageiro ao lado do condutor, sempre alerta e com seu próprio pedal de freio. O sistema auxilia o motorista sempre que a aproximação em relação ao veículo da frente estiver chegando a um ponto crítico.


O sistema de freios é então précondicionado e os sistemas de assistência de frenagem são sensibilizados. À medida que o risco de uma colisão frontal aumenta, são emitidos avisos visuais e acústicos e o motorista é alertado de que precisa agir por um solavanco no pedal do freio.


Caso a reação do motorista ao frear seja muito fraca, o veículo aumenta automaticamente a pressão nos freios até o necessário para evitar o acidente.


Side Assist


Dois sensores por radar, de 24 GHz, posicionados na traseira do Touareg, monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos do veículo. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados nos espelhos retrovisores externos.
Este sistema é extremamente útil em situações em que o motorista inicia uma troca de faixa e outro carro se aproxima em alta velocidade. O sistema identifica a intenção do motorista pelo acionamento do pisca-pisca.

Rear Assist


Para auxiliar no estacionamento, o novo Touareg conta com sistema auxiliar dotado de sensores e de uma câmera posicionada na traseira. As imagens captadas são exibidas na tela do rádio, juntamente com linhas mostrando a vaga disponível e a direção que o carro irá tomar, de acordo com o posicionamento do volante.

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