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Pautas | Volkswagen | 26/05/2011 11:41:44 | 608 Acessos
A Volkswagen traz o Novo Passat para o Brasil
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• Bestseller global chega com mais estilo, conforto e desempenho

• Sedan e Variant tem lançamento simultâneo

• Sistemas de segurança inéditos para a categoria

• Motor TSI 2.0 com 211 cv e câmbio DSG de seis marchas


O novo Volkswagen Passat está chegando ao mercado brasileiro a partir da próxima semana. Com mais de 15 milhões de unidades vendidas, desde seu lançamento, em 1973, o carro é um dos mais bem sucedidos em todo o mundo e entra, agora, em sua sétima geração.


Historicamente, o Passat sempre acompanhou a vanguarda do progresso da tecnologia. A tradição se mantém: a amplitude das inovações tecnológicas adotadas no novo Passat até agora era encontrada apenas em carros de categorias superiores e modelos de alto luxo.


Fabricado na Alemanha, o novo Passat chega ao Brasil em suas duas versões, Sedan e Variant (station wagon), com novo estilo, mais espaço interno, mais seguro, confortável e agradável de dirigir.


Inovação
Entre os muitos destaques do novo Passat, o sistema de detecção de fadiga é um dos vários dispositivos destinados a aumentar a segurança de seus usuários. O Passat é, também, o primeiro carro da Volkswagen a contar com a função de frenagem de emergência para trânsito urbano, que faz parte do aperfeiçoado controle de velocidade e distância ACC, com Front Assist.
A função de frenagem de emergência na cidade, que atua em velocidades abaixo dos 30 km/h, também reage ante a presença de veículos parados. Caso necessário, ela inicia automaticamente uma ação de frenagem, contribuindo assim para evitar uma iminente colisão frontal ou, pelo menos, minimizando os danos resultantes.


Conforto
Nesta área, importante para quem opta por carros de alta qualidade, o novo Passat oferece ainda mais refinamentos. Na Variant, a porta do compartimento traseiro tem fechamento elétrico, ao toque de um botão. Na hora de estacionar, ao apertar de um botão o Passat enxerga os espaços disponíveis, paralelos ou perpendiculares à via, e pode estacionar automaticamente no espaço escolhido com precisão de centímetros (Park Assist II - opcional).


Qualidade
As tecnologias e os materiais e acabamento ainda mais aperfeiçoados diferenciam mais do que nunca o Passat de seus competidores. Esta qualidade é perceptível no interior, através dos materiais de primeira linha, novos assentos, acabamento das portas e iluminação ambiente. Um efeito especialmente elegante é visível no console central modificado e o realce dos instrumentos redesenhados, visualmente atraentes e agradáveis ao toque.


Silêncio
O novo Passat é extremamente silencioso. Materiais de isolamento integrados à área do painel e às portas filtram os ruídos externos e do motor. Além disso, uma nova película acústica foi integrada ao parabrisa, bloqueando ruídos adicionais.


Segurança
A versão anterior do Passat já havia recebido cinco estrelas nos testes de colisão da EuroNCAP, e esta mantém o mesmo padrão de segurança. O carro traz equipamentos como detecção do uso de cintos nos bancos dianteiros e apoios de cabeça que permitem ajustes tanto na altura como longitudinalmente.


Os novos apoios para cabeças do motorista e passageiro da frente diminuem o risco de ferimentos causados pelo efeito chicote em caso de acidente. E novos sistemas opcionais, como bloqueio eletrônico do diferencial (XDS), e o Front Assist otimizam a segurança do Passat.


Estilo
DNA de design da Volkswagen mostra o caminho para o futuro

Dianteira:
O novo Passat é o segundo modelo da Volkswagen, após o Phaeton, com a dianteira destacada por uma grade com quatro barras transversais. A grade tem a mesma altura dos faróis. Os responsáveis pelo design do novo Passat, Walter de Silva e Klaus Bischoff, respectivamente chefes da área de design da Marca e do Grupo Volkswagen decidiram adotar no carro a mesma solução de estilo usada na dianteira do Phaeton, com a intenção de destacar seu status de veículo de alta categoria.
A nova geração do Passat também segue as diretivas do novo DNA de design da Volkswagen. O desenho da dianteira, completamente novo, associado às dimensões do novo Passat - 1.820 mm de largura e 4.769 mm de comprimento (4.771 mm na Variant) dá ao carro uma aparência ainda mais dominadora. Apesar da largura não ter aumentado, ele tem uma presença mais forte e transmite uma idéia mais intensa de dinamismo. A altura do Passat Sedan é de 1.480 mm e da Variant de 1.488 mm.


A personalidade do Passat é reforçada pelos novos faróis duplos, com iluminação bi-xenônio e LEDs opcionais. Cada conjunto de luzes consiste de 15 LEDs. Sob o conjunto formado pelos faróis e a grade está o parachoques, na cor da carroceria.
O nível mais abaixo inclui outra entrada de ar, emoldurada por aletas cromadas, similares às ponteiras das asas de aviões comerciais. Os faróis de neblina, com perfil bem estreito, ficam alojados ali. Na parte mais baixa da dianteira fica o spoiler, semelhante aos acessórios aerodinâmicos usados nos carros de corrida.


Perfil lateral:
A parte dianteira se funde à lateral através do contorno do capô em forma de V, similar ao do Phaeton, e das características linhas dos paralamas. As fortes linhas de caráter inferior e superior se destacam nesse ponto. Elas dão mais estrutura à altura do carro e criam um perfil mais baixo e uma imagem de maior potência. A linha de caráter superior se junta ao ponto mais alto dos faróis e à linha das janelas laterais, até a coluna traseira.


Logo abaixo, a segunda linha de caráter une as laterais dos faróis com as lanternas traseiras, estendendo-se pela lateral. Na área da soleira, um friso cromado realça as superfícies laterais entre as molduras de rodas salientes, prolongando-se pelas seções dianteira e posterior. O perfil lateral, com os espelhos de novo design, também se caracteriza pelo forte caimento entre o teto e a traseira.
Traseira:


A diminuição da forma de cunha, comparada à versão anterior do Passat, juntamente com a nova estilização das linhas, deu à traseira do carro uma aparência mais leve e elegante. A traseira parece mais baixa e as superfícies, nas duas versões de carroceria, mais largas. Também se destacam as lanternas traseiras, que agora se envolve abraçando as laterais com uma área significativa das suas luzes principais.


A parte inferior da traseira também é emoldurada por um friso cromado. No parachoques da Variant, ele corre por toda a largura do carro e, no sedan, é dividido pela moldura da placa, que fica posicionada mais abaixo. A saída dupla do escapamento fica à esquerda.


Interior
Uma classe à parte
O interior do Passat recebeu materiais novos e mais elegantes, com detalhes de acabamento em alumínio escovado. Combinando, os aros dos interruptores das luzes, ajuste dos espelhos e comandos dos vidros são cromados.

Console central redesenhado


As características da marca Volkswagen englobam controles e equipamentos de uso intuitivo. Isso orientou os designers a criarem um novo layout para todo o console central. Em sua parte superior, figura um elegante relógio analógico, dominando o visual. Logo abaixo fica o sistema de infotainment, com tela touchscreen e, opcionalmente, sistema de navegação integrado.
No nível imediatamente inferior, ficam os controles do sistema de climatização. O painel do câmbio, que cerca a alavanca, foi inteiramente redesenhado. A alavanca de mudanças tem uma posição mais esportiva. Localizado de forma mais ergonômica, o botão do freio de estacionamento eletrônico fica do lado esquerdo, próximo dos comandos das funções Auto Hold, ESP e, nas versões com Keyless Access, o botão de partida do motor.


Iluminação ambiente
Para iluminar o interior do carro, elementos luminosos são posicionados junto aos detalhes de alumínio das portas. A intensidade da iluminação indireta é controlável de forma contínua por um botão específico.


Assentos de nova geração
O novo Passat chega ao Brasil equipado com bancos totalmente redesenhados, com forração em couro "Nappa", nas cores preto, bege ou marrom. Opcionalmente, os bancos dianteiros podem ser climatizados, com ventilação e aquecimento. Os bancos climatizados são oferecidos apenas na cor preta.


Outra opção é o banco do motorista equipado com ajustes elétricos e memória, um conforto adicional, principalmente para carros que habitualmente são usados por mais de um condutor.


Os apoios de cabeça dianteiros, além do ajuste de altura, agora também podem ser regulados longitudinalmente. Posicionados mais junto à cabeça dos ocupantes, os novos apoios reduzem o risco de efeito-chicote em caso de acidentes.
Banco traseiro
As acomodações traseiras do Passat impressionam pelas três posições ergonomicamente delineadas no assento posterior, assim como pelo amplo espaço para as pernas e cabeça. O banco traseiro é dividido e pode ser rebatido de forma assimétrica, além de contar, assim como os bancos dianteiros, com apoio para braços central, com compartimento para pequenos objetos.


Portamalas
O amplo portamalas do sedan dispõe de 485 litros de espaço e a variant conta com 513 litros. Argolas cromadas facilitam prender a bagagem e dois ganchos permitem pendurar sacolas de compras. Um detalhe que mostra o cuidado no design do novo Passat são as dobradiças laterais, que não invadem o compartimento, evitando danos à bagagem.
A tampa do portamalas pode ser aberta por um botão no interior do carro. No sedan, o forro da tampa acomoda o triângulo de segurança, dando acesso fácil mesmo com o portamalas carregado. A porta do compartimento traseiro da Variant é dotada de fechamento elétrico, que não exige esforço do usuário.


Carroceria
Máxima segurança e qualidade estrutural - alta rigidez torsional
O sétimo Passat é um dos veículos mais seguros e de alta qualidade em sua classe. Um indicador-chave para esses dois itens é a rigidez estática de sua carroceria, 32.400 Nm/° - um número bastante alto. Este índice só é possível graças à aplicação inteligente de aços de alta resistência. Esses aços especiais compõem 74 por cento da estrutura do novo Passat. Eles são classificados em quatro níveis de resistência, entre alta e super-alta.


Considerados quase como metais preciosos, apesar de fugirem à definição clássica do termo, estão os inovadores aços endurecidos durante a conformação das peças. No Passat, eles participam em 16 por cento da construção do carro. Estão onde um ponto é considerado acima de tudo: a segurança.


Métodos de Produção Inovadores
Quando o primeiro Passat foi apresentado, há 38 anos, a técnica usada de forma geral era "solda". Hoje, a construção do carro é muito mais complexa. "Junção" inclui processos de produção como a solda, mas também métodos de colagem. Um carro de alta tecnologia, como o Passat, não é mais montado puramente através de soldagem. Nas áreas sujeitas às tensões mais altas da carroceria, os componentes são unidos por solda a laser ou a ponto, suplementadas por adesivos estruturais.


Menos vibrações
Para a Volkswagen, um nível de vibrações reduzido é alta prioridade. Eliminar ou reduzir vibrações é crucial para o conforto dos passageiros. No Passat, isto é perceptível. Para chegar a este nível, foi dada atenção especial ao isolamento das vibrações do motor. Por isso, o motor do Passat se apóia num elaborado sistema de três coxins oscilantes, que o isolada carroceria com alta eficiência. Da mesma forma, o isolamento da suspensão multilink é feito através de sub-estruturas.


Segurança otimizada
O novo Passat está equipado com itens como airbags frontais de duplo estágio, apoios de cabeça com ajuste longitudinal nos bancos dianteiros, pedais especiais à prova de choques e airbags laterais na dianteira e de cortina nas janelas da frente e de trás. . Comercializado em cinco continentes, obviamente o Passat atende a todos os padrões internacionais de segurança em colisões. Já na geração anterior, o Passat recebeu cinco estrelas no teste de colisão do EuroNCAP, o mais exigente do mundo.


Potência sustentável
Motor 2.0 TSI, com 211 cv
O motor 2.0 TSI do novo Passat ganhou 11 cv em relação ao usado na versão anterior. O novo motor TSI, que estreou no Golf GTI, atinge sua potência máxima a 5.300 rpm. O torque máximo, de 280 Nm, situa-se entre 1.700 e 5.200 rpm. O Passat TSI atinge 210 km/h. Para chegar a 100 km/h, o sedan leva 7,6 segundos e a variant, 7,7 segundos.


Transmissão DSG de seis marchas
O motor do novo Passat é conjugado a uma transmissão DSG, com dupla embreagem e seis marchas, a mais avançada do mundo para carros de passeio. Este tipo de câmbio se caracteriza pelo alto desempenho na troca de marchas e por proporcionar alta economia.


A velocidade de troca das marchas é inigualável, mesmo por motoristas e até pilotos com larga experiência. E, muito mais do que qualquer outro tipo de transmissão automática, o sistema de dupla embreagem da DSG ajuda a reduzir o consumo e as emissões. Comparada ao desempenho das transmissões convencionais, que usam conversor de torque, essa vantagem pode chegar a vinte por cento, dependendo do motor.


Comportamento dinâmico
As características de dirigibilidade e conforto do Passat atingiram novos níveis. A suspensão traseira, isolada acusticamente da carroceria do carro através de sub-estruturas, a suspensão dianteira McPherson, com componentes de alumínio e a direção com assistência elétrica ser reúnem para proporcionar o máximo de conforto e alta segurança ativa. Além disso, o sistema é complementado pelo ESP, programa eletrônico de estabilidade.


Suspensão dianteira tipo McPherson
A suspensão dianteira do Passat é baseada no sistema McPherson, com braços inferiores triangulares e torres estruturais. O conjunto é extremamente leve, o que gera vários benefícios. Além disso, o eixo é construído para ter peso reduzido. . Os elementos transversais de alumínio forjado também são muito leves. . No total, a utilização de materiais e métodos de construção especiais reduziram o peso da suspensão dianteira em 13,3 kg. O resultado é mais conforto, melhor comportamento dinâmico e economia de combustível.


Suspensão traseira four-link
A suspensão traseira do Passat também é muito leve, e ajuda a obter o máximo de conforto e estabilidade. A disposição diferenciada dos braços permite a otimização dinâmica da suspensão tanto longitudinal como transversal. Esta separação funcional garante um ótimo desempenho dinâmico e alto nível de segurança, ao mesmo tempo em que grande conforto ao rodar.
Um aspecto fundamental para o excelente conforto do Passat é o isolamento da suspensão traseira do restante do carro, através das sub-estruturas. O isolamento é garantido por quatro coxins de metal e borracha. A composição da borracha dos coxins foi formulada para atender a requisitos dinâmicos especiais. Assim, o isolamento da sub-estrutura melhora tanto a acústica como a dirigibilidade e o conforto de rodagem a níveis de carros de categoria superior.


Inovações tecnológicas do novo Passat em detalhes:


Detecção de Fadiga
O sistema de detecção de fadiga está sendo aplicado pela primeira vez a um carro da Volkswagen e é uma inovação em sua área. O equipamento detecta a perda de concentração do motorista e o avisa através de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.
A importância do sistema é muito alta, pois estatísticas mostram que pelo menos 25 por cento de todos os acidentes rodoviários podem ser atribuídos ao cansaço dos motoristas, especialmente em trechos longos e monótonos. A detecção da fadiga se contrapõe a essa situação.


Logo no começo de cada viagem do carro, o sistema analisa as características de direção do motorista. A caminho, o sistema de detecção de fadiga avalia continuamente sinais como o ângulo do volante, uso dos pedais e aceleração transversal. Se os parâmetros monitorados indicarem um desvio do padrão de direção registrado no início da viagem, os avisos sonoro e acústico são acionados. Independentemente dessa monitoração, sempre que o sistema é ativado recomenda ao motorista uma interrupção da viagem a cada quatro horas de percurso.


O sistema de assistência não visa alertar o motorista em casos extremos, de sono momentâneo. Em vez disso, ele procura detectar com antecedência possíveis lapsos de concentração.


ACC com Front Assist e Função de Frenagem de Emergência urbana
A possibilidade de colisões frontais é sempre maior no para-e-anda do tráfego urbano, onde o em trânsito tem fluxo constante. Para essa situação, a Volkswagen desenvolveu a nova função de frenagem de emergência urbana, um sistema que faz parte do aperfeiçoado ACC – controle automático de velocidade e distância, adicionado do Front Assist System.
ACC


O ACC (Adaptive Cruise Control – controlador de velocidade e distância) oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Em todas as situações, o motorista continua no comando, responsável pelas decisões à direção: é possível sobrepassar o sistema a qualquer momento, desligando-o ou ao utilizar os pedais do freio ou do acelerador.


O ACC é ativado por um controle posicionado no volante. O motorista seleciona a velocidade desejada, a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente (mantendo as distâncias de segurança mínimas previstas na legislação) e o modo de resposta dinâmica (Comfort, Normal ou Sport). O ACC funciona como um controlador de velocidade (piloto automático) inteligente, que mantém automaticamente a distância escolhida pelo motorista em função da velocidade do veículo à frente.
Reagindo ao veículo que vai à sua frente, o Passat pode até mesmo frear até a imobilidade. Sempre que a estrada à frente estiver livre, o ACC funciona como um controlador de velocidade convencional, mantendo a velocidade estabelecida pelo motorista.


Front Assist
O sistema Front Assist, integrado ao ACC, atua como se fosse um "passageiro da frente sempre alerta", ajudando a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado. Ele monitora o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h, relatando quaisquer situações críticas ao motorista.


A terceira fase do Front Assist, implementada agora no novo Passat, pode ser descrita, de forma figurada, como se houvesse um passageiro ao lado do condutor, sempre alerta e com seu próprio pedal de freio. O sistema auxilia o motorista sempre que a aproximação em relação ao veículo da frente estiver chegando a um ponto crítico.


O sistema de freios é então précondicionado e os sistemas de assistência de frenagem são sensibilizados. À medida que o risco de uma colisão frontal aumenta, são emitidos avisos visuais e acústicos e o motorista é alertado de que precisa agir.
Caso a reação do motorista ao frear seja muito fraca, o veículo aumenta automaticamente a pressão nos freios.


Frenagem Urbana de Emergência
Um novo destaque tecnológico do Passat é a utilização da função de frenagem urbana de emergência. Este sistema funciona em velocidades abaixo de 30 km/h e também reage a veículos parados. Se necessário, ele inicia automaticamente a frenagem para ajudar a evitar uma colisão iminente ou, pelo menos, minimizar os danos da batida.


Faróis bi-xenônio
Os faróis bi-xenônio opcionais são complementados por dois conjuntos de 15 LEDs, que emolduram cada um dos faróis duplos. Os LEDs não tem apenas a vantagem de serem facilmente visualizados - eles consomem muito pouca energia. Comparados com faróis de uso diurno convencionais, o consumo de eletricidade cai de 150 Watts para apenas 30 Watts.


Bloqueio Transversal do Diferencial XDS
O bloqueio eletrônico do diferencial XDS melhora a tração ao longo das curvas. Ele é equipamento standard no Passat 2.0 TSI e otimiza muito a tração e dirigibilidade do carro. Tecnicamente, o XDS é uma extensão funcional do bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) integrado no sistema eletrônico de estabilidade (ESP). Assim que os sensores detectam que a roda de tração do lado interno da curva perde a pressão contra o solo demasiadamente, o sistema hidráulico do ESP aplica o freio individualmente nesta roda para recuperar o nível de tração.


O XDS atua como um bloqueio de diferencial transversal, compensando a tendência de saída de frente ao longo das curvas. O XDS proporciona um comportamento do carro mais preciso e neutro, passando ao motorista uma impressão mais próxima de estar guiando um veículo com tração integral do que dianteira. Reduzindo a tendência de saída frontal, ele não apenas melhora a estabilidade, mas aumenta o prazer ao volante.


Park Assist, Geração II
A Volkswagen introduziu a segunda geração do Park Assist no novo Passat. Diferentemente dos sistemas de primeira geração, que ajudavam a estacionar o carro exclusivamente em vagas paralelas, o novo assistente de estacionamento também funciona para vagas perpendiculares. O sistema é ativado em velocidades abaixo de 40 km/h pelo acionamento de um botão no console central. O motorista indica o lado da rua em que pretende parar acionando o indicador de direção.


O Park Assist usa seus 12 sensores ultrassônicos (quatro à frente, quatro à ré, dois à esquerda e dois à direita, com alcance de 4,5 metros) para encontrar uma vaga do tamanho adequado e inicia a sequência de estacionamento. O motorista engata a marcha-ré e, a partir daí, só precisa acelerar e frear. O Passat controla o volante. O motorista é orientado por sinais acústicos e indicações visuais no display multifuncional.


Durante as manobras de estacionamento, o Park Assist limita a velocidade do carro a 7 km/h. Uma novidade o sistema também pode frear o carro automaticamente no caso de risco de colisão. Mesmo assim, o motorista continua responsável pelo acionamento normal dos freios, pois o sistema não pode garantir que não haverá danos em todas as situações.
O sistema foi amplamente otimizado em relação ao de primeira geração. Essencialmente, o Park Assist agora permite parar em vagas bem menores - 80 cm maiores que o carro, enquanto anteriormente eram necessários 140 cm. Também funciona em curvas, junto a blocos de concreto e entre árvores ou outros obstáculos. E mais: O novo Park Assist ajuda também a sair de vagas apertadas, auxiliando o motorista desde que haja um mínimo de 50 cm de espaço livre à frente do veículo.


Monitoramento Contínuo da Pressão dos Pneus
Um novo sistema de monitoramento direto da pressão dos pneus alerta para a perda de pressão em cada roda, individualmente. Graças ao monitoramento contínuo, o motorista pode corrigir a pressão incorreta em qualquer um dos pneus. Caso a pressão caia para níveis considerados perigosos, o motorista será alertado visual e acusticamente. Além disso, a pressão ideal e a pressão real podem ser exibidas no painel de instrumentos.


Teto Solar Panorâmico para o Passat Variant
O teto panorâmico do Passat Variant é 300 por cento maior que um convencional. A seção dianteira do teto bipartido se estende além da coluna B e pode ser aberta totalmente ou por inclinação. Além disso, o teto também possui uma cortina de proteção com acionamento elétrico.


Para o Passat sedan, é oferecido um teto solar, também com abertura por inclinação ou deslizante, com sistema fotovoltáico de captação de energia solar, que mantém o carro ventilado quando estacionado, sem consumir carga da bateria.


Isolamento acústico
A Volkswagen melhorou tremendamente as características acústicas no novo Passat. Sob este aspecto, o carro invade o que era exclusivo da categoria imediatamente superior à sua. A acústica foi otimizada pelo uso de material absorvente adicional nas áreas frontal, lateral e posterior. Também foram empregados materiais isolantes no painel. Adicionalmente, o parabrisa dianteiro é feito de vidro de segurança laminado com uma película acústica integrada.


A estrutura dos vidros acústicos é interessante. No caso do parabrisa, são cinco camadas, com uma espessura total de 4,46 mm. Atrás do vidro externo, com 2,1 mm, há uma primeira película de segurança, de 0,33 mm, a película acústica, com 0,1 mm, outra camada de segurança (0,33 mm) e, finalmente, a camada de vidro interna, com 1,6 mm. Este parabrisa reduz sensivelmente o nível de ruídos externos.
 

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