Pautas | Renault do Brasil | 16/06/2011 14:22:38 | 742 Acessos
"Avant-première" do Duster e a exposição do Fluence Z.E. são os destaques da Renault no Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires

Durante a 5ª edição do Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires, que acontecerá de 17 a 26 de junho, a Renault apresentará pela primeira vez ao público da América do Sul o utilitário esportivo Renault Duster. Este modelo, que será produzido no Complexo Ayrton Senna e com lançamento previsto no Brasil para até o final deste ano, reúne todos os atributos e qualidades que os consumidores do concorrido segmento SUV (Sport Utility Vehicle) exigem.

Os visitantes do estande da marca no Salão de Buenos Aires 2011 ainda conhecerão de perto o veículo 100% elétrico Fluence Z.E. (Zero Emission), um sedã elegante, que, a exemplo da versão comercializada no Brasil, permite transportar cinco pessoas com todo conforto e comodidade. O Fluence Z.E., que já está sendo comercializado na Europa, integra a estratégia da Renault de oferecer aos clientes um veículo limpo, com zero emissões e que corresponda às suas expectativas.

Com essas duas grandes atrações, além da exposição de outros modelos da sua gama de produtos, a Renault reafirma a importância do mercado latino-americano em seu plano de expansão global, além de apresentar a tecnologia, versatilidade e respeito ao meio ambiente.

Renault Duster, um verdadeiro SUV
Fruto de um vitorioso projeto mundial, o Renault Duster reúne todos os atributos e qualidades que os consumidores do concorrido segmento SUV (Sport Utility Vehicle) buscam, tais como: robustez, espaço interno, conforto, versatilidade e segurança. Além disso, o Duster reflete o “know-how” do Grupo Renault no universo dos veículos com tração do tipo 4x4.

O Renault Duster é um autêntico utilitário esportivo: pela concepção, desenho externo, espaço interno, altura livre em relação ao solo e pela disponibilidade de dois tipos de tração 4x4 e 4x2. O Duster permite ao motorista guiar em outros tipos de terrenos, além do asfalto, graças, por exemplo, aos bons ângulos de entrada e de saída: 30 graus e 35 graus, respectivamente.

Os visitantes do Salão de Buenos Aires verão de perto um SUV com amplas dimensões externas – o Duster tem 4,3 metros de comprimento e 1,8 metro de largura -, com espaço para acomodar cinco pessoas e um generoso porta-malas com capacidade de até 475 litros.

A exemplo do que ocorreu com outros modelos da Renault à venda no mercado latino-americano, o Duster está sendo desenvolvido pelos profissionais do Renault Design América Latina (RDAL) e do Renault Tecnologias Américas (RTA) e, até o final deste ano, estará nas ruas do Brasil, da Argentina e de outros países.

Fluence Z.E.: compromisso com o meio ambiente
Com o Fluence Z.E., a Renault fez mais uma ruptura na concepção e uso do automóvel. A marca entende que o veículo 100% elétrico é a única solução que permite oferecer mobilidade com emissão zero de poluentes para o uso de todos. Alinhado com a política ambiental Renault eco², o sedã foi desenvolvido para uma comercialização em massa, permitindo progressos ambientais reais.

Primeiro sedã elétrico no seu segmento de mercado, o Renault Fluence Z.E. já está à venda na Europa e demonstra que um veículo elétrico não é obrigatoriamente um pequeno carro urbano, estreito e desconfortável, com capacidades de condução limitadas.

O motor elétrico de Fluence Z.E desenvolve potência máxima de 95 cv e torque máximo de 22,6 kgfm. A bateria de íon lítio que equipa o veículo dispõe de uma capacidade energética de 22 kW/h. No veículo de série, a bateria é localizada atrás do encosto dos bancos traseiros, de forma a manter um volume do porta-malas de 300 litros. Seu peso é de 250 kg.

As baterias podem ser recarregadas através de três formas diferentes: através de uma tomada doméstica de 220V, para uma duração compreendida entre 6h e 8h; a partir de terminais de recarga rápidos de 400V, que permitem uma recarga em 30 minutos aproximadamente; e com o sistema “Quickdrop” (troca de baterias), que permite substituir a bateria do veículo em 3 minutos aproximadamente, em estações específicas.

Outras atrações do estande da Renault no Salão de Buenos Aires
O Salão de Buenos Aires também marcará a estréia dos Novos Sandero e Sandero Stepway, recém-lançados no mercado brasileiro, na Argentina. Com mudanças visuais que os deixaram mais modernos, a nova linha Sandero recebeu alterações no interior, com melhorias no acabamento e incremento nos itens de série.

Na área dedicada aos modelos de alta gama, destaque para o sedã de luxo Latitude, automóvel que marcou o retorno da Renault neste segmento na Argentina e
caracterizado pela alto nível de sofisticação e conforto.

Para um público mais jovem, estará exposto o Mégane III. O hatch, que também é comercializado na Europa, chama atenção pelo moderno design e pela esportividade. Perto deles, estará o Koleos, um SUV 4x4 sucesso comercial no mercado argentino. Completam a gama de passeio o compacto Clio e os sedãs Symbol e Logan.

O estande da Renault no Salão de Buenos Aires tem uma área específica dedicada ao automobilismo. Neste setor, estarão em exposição o Mégane III Coupé RS, equipado com motor de 250 cavalos, e um Fluence TC 2000, da equipe Renault Lo Jack Team, que disputa competições na argentina pilotado por Guillermo Ortelli y Mauro Giallombardo.

A linha de veículos utilitários também está exposta, com dois representantes líderes no mercado local em suas categorias: Kangoo Express e a gama Master.

Sobre o Grupo Renault – O Grupo Renault está presente em 118 países, conta com mais de 122 mil colaboradores e comercializou mais de três milhões de unidades no ano passado. O grupo projeta, desenvolve e produz veículos de passeio e utilitários sobre três marcas: Renault (fundada em 1898 e líder de produção de veículos na França), Dacia (incorporada ao grupo em 1999), e Renault Samsung Motors (integrada em 2000).

Desde 1999, a Renault e a Nissan constituem uma aliança estratégica, denominada Aliança Renault-Nissan. Esta parceria baseia-se em sinergias relevantes em matéria de estratégia de produto, de plataformas, de componentes mecânicos e de compras, entre outros aspectos, sempre valorizando e respeitando as diferenças culturais e identidades corporativas das companhias. No ano passado, a Aliança Renault-Nissan teve um ano recorde, com 7.276.398 veículos vendidos, uma alta de 19,6% em relação a 2009, em um mercado que cresceu 11,8%.

Em 2008, o Grupo Renault assinou uma parceria estratégica com a AvtoVAZ, primeira colocada no mercado russo com a marca Lada, adquirindo 25% de suas ações.

Sala de imprensa Renault do Brasil
Empresa RENAULT DO BRASIL S.A.
Contato IMPRENSA RENAULT
E-mail imprensa.renault@rpmprodutora.com.br Fone (11) 21848300