Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Toda Comunicação | 29/07/2011 12:00:29 | 723 Acessos
Baixo rendimento escolar pode indicar problemas no sono
Visualizar imagem
Respiração bucal em crianças pode prejudicar o crescimento e a aprendizagem.

Estimativas apontam que de 15% a 28% das crianças com até 10 anos de idade roncam e respiram pela boca e destas pelo menos 1% sofre com a apneia do sono. “A qualidade do sono influencia diretamente no crescimento e na aprendizagem. Este é um assunto importante, pois o ronco e a apnéia em crianças tem causas bem diferentes das dos adultos”, explica o especialista em ortodontia e ortopedia facial Gerson Köhler.


Entre as principais causas dos problemas de respiração bucal em crianças estão à hipertrofia da adenoide e das amigdalas palatinas, rinite e alterações no interior do nariz. “Infelizmente este assunto parece não ser explorado pela área pediátrica em geral em sua real importância. E esta é uma questão de vital importância para o crescimento e desenvolvimento facial, estando relacionada com a geração progressiva das alterações ortopédicas e ortodônticas da região dentofacial”, destaca.


O ortodontista, que atua na equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial e também é especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, enfatiza que sonolência diurna, dor de cabeça, diminuição da concentração, baixo rendimento escolar, ansiedade e irritabilidade são alguns sinais de que a respiração não anda bem. “Durante a noite a criança fica com o sono agitado, ronca, faz xixi na cama, pode ter crises de engasgos e acorda frequentemente”, aponta.


Existe uma classificação das alterações do sono baseada nos sintomas presentes na criança. O grau 1 é caracterizado por ronco fraco e respiração regular com ruído, no grau 2 há ronco com respiração irregular e pausas respiratórias curtas e no 3 as pausas são mais longas, a apnéia do sono. “No último grau, o 4, o indivíduo tem ronco intenso, respiração irregular e pausas respiratórias prolongadas, a chamada hipoapnéia obstrutiva do sono”, esclarece.


A apnéia e a hipoapnéia são caracterizadas por episódios de obstrução parcial ou completa das vias aéreas superiores durante o sono. Estas pausas na respiração aumentam os riscos de doenças cardiovasculares e de obesidade, já que influenciam o desenvolvimento do corpo como um todo. “Os pais devem ficar atentos ao comportamento da criança e levá-la a um especialista assim que perceberem alguma mudança”, recomenda Juarez Köhler, também ortodontista e ortopedista facial da Köhler Ortofacial.
O tratamento depende do quadro clínico do paciente e de acordo com a gravidade ou causa pode ser necessária à intervenção cirúrgica otorrinopediatrica. Juarez evidencia que tratar a rinite alérgica, reduzir o peso em crianças obesas e indicar tratamentos ortodônticos e de ortopedia facial contribuem de forma importante para a correção da respiração bucal. “As anomalias dentofaciais também podem prejudicar a respiração e por isso devem ser tratadas de forma precoce”, observa.


Gerson recomenda, além dos tratamentos clínicos, organizar uma rotina que incentive a criança a dormir sempre no mesmo horário, com tranquilidade e sem muito agito próximo ao horário do sono. “Os bons hábitos devem ser cultivados na infância para que na idade adulta o indivíduo seja saudável. O ronco não deve ser considerado um hábito normal, ele indica a presença de problemas mais sérios que devem ser tratados por especialistas”, acrescenta.
 

Compartilhar
Sala de imprensa Toda Comunicação
Empresa Vero Lettera Comunicação Ltda
Contato Verônica Pacheco
E-mail veronica@todacomunicacao.com.br Fone (21) 37954736
Editoria (s) Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta