Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Toda Comunicação | 29/07/2011 12:00:29 | 706 Acessos
Baixo rendimento escolar pode indicar problemas no sono
Visualizar imagem
Respiração bucal em crianças pode prejudicar o crescimento e a aprendizagem.

Estimativas apontam que de 15% a 28% das crianças com até 10 anos de idade roncam e respiram pela boca e destas pelo menos 1% sofre com a apneia do sono. “A qualidade do sono influencia diretamente no crescimento e na aprendizagem. Este é um assunto importante, pois o ronco e a apnéia em crianças tem causas bem diferentes das dos adultos”, explica o especialista em ortodontia e ortopedia facial Gerson Köhler.


Entre as principais causas dos problemas de respiração bucal em crianças estão à hipertrofia da adenoide e das amigdalas palatinas, rinite e alterações no interior do nariz. “Infelizmente este assunto parece não ser explorado pela área pediátrica em geral em sua real importância. E esta é uma questão de vital importância para o crescimento e desenvolvimento facial, estando relacionada com a geração progressiva das alterações ortopédicas e ortodônticas da região dentofacial”, destaca.


O ortodontista, que atua na equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial e também é especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, enfatiza que sonolência diurna, dor de cabeça, diminuição da concentração, baixo rendimento escolar, ansiedade e irritabilidade são alguns sinais de que a respiração não anda bem. “Durante a noite a criança fica com o sono agitado, ronca, faz xixi na cama, pode ter crises de engasgos e acorda frequentemente”, aponta.


Existe uma classificação das alterações do sono baseada nos sintomas presentes na criança. O grau 1 é caracterizado por ronco fraco e respiração regular com ruído, no grau 2 há ronco com respiração irregular e pausas respiratórias curtas e no 3 as pausas são mais longas, a apnéia do sono. “No último grau, o 4, o indivíduo tem ronco intenso, respiração irregular e pausas respiratórias prolongadas, a chamada hipoapnéia obstrutiva do sono”, esclarece.


A apnéia e a hipoapnéia são caracterizadas por episódios de obstrução parcial ou completa das vias aéreas superiores durante o sono. Estas pausas na respiração aumentam os riscos de doenças cardiovasculares e de obesidade, já que influenciam o desenvolvimento do corpo como um todo. “Os pais devem ficar atentos ao comportamento da criança e levá-la a um especialista assim que perceberem alguma mudança”, recomenda Juarez Köhler, também ortodontista e ortopedista facial da Köhler Ortofacial.
O tratamento depende do quadro clínico do paciente e de acordo com a gravidade ou causa pode ser necessária à intervenção cirúrgica otorrinopediatrica. Juarez evidencia que tratar a rinite alérgica, reduzir o peso em crianças obesas e indicar tratamentos ortodônticos e de ortopedia facial contribuem de forma importante para a correção da respiração bucal. “As anomalias dentofaciais também podem prejudicar a respiração e por isso devem ser tratadas de forma precoce”, observa.


Gerson recomenda, além dos tratamentos clínicos, organizar uma rotina que incentive a criança a dormir sempre no mesmo horário, com tranquilidade e sem muito agito próximo ao horário do sono. “Os bons hábitos devem ser cultivados na infância para que na idade adulta o indivíduo seja saudável. O ronco não deve ser considerado um hábito normal, ele indica a presença de problemas mais sérios que devem ser tratados por especialistas”, acrescenta.
 

Compartilhar
Sala de imprensa Toda Comunicação
Empresa Vero Lettera Comunicação Ltda
Contato Verônica Pacheco
E-mail veronica@todacomunicacao.com.br Fone (21) 37954736
Editoria (s) Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
realiza IMPORTÂNCIA NOVARTIS LOPES CAMINHONEIRO enfrentarem
inicia COMEMORAÇÃO TRABALHO NACIONAL APRESENTA REALIZADA
RÁPIDOS CLUBE REFUGIADOS CRÔNICAS JULHO ATIVA
PROMOVE HEPATITE ANS MEMÓRIA NORMAL NIEMEYER
APOIO TOTAL PROCEDIMENTOS MUNDIAL BELEZA INSTITUTO
PREVENÇÃO MATERNIDADE QUIMIOTERAPIA PROJETO CAMINHADA
TESTES FALTAM ANTERIOR SIDNEI QUALIDADE CURITIBA
UNIDADES DOENÇAS FOCADO MIL APONTA SEGUNDA
AJUDA TICKET JOANA AMAMENTAÇÃO desconsidera OSCAR
HCOR FICAM COMBATE SANTA doou IMAGINAÇÃO
LESÕES AFETAM INSCRIÇÕES CORRIDA ligamento MUSEU
JOELHO ACIDENTES VIDA CRUZADO ABIHPEC Symposium
PLANOS PEDIDOS REPOM Aramaçan Gregos SAÚDE
DOAÇÃO CÂNCER LUNA ESPECIAL sírios DIA
PERSONAGENS APLICATIVO ESTRADA TRABALHADORES cobertos EDIÇÃO
HOSPITAL LENÇOS SHOW INCLUSÃO
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta