Pautas | CDN São Paulo | 29/07/2011 12:52:00 | 650 Acessos
Nestlé,Tetra Pak e Braskem lançam tampa de embalagem com matéria-prima de fonte renovável
Fabricada a partir de derivados da cana-de-açúcar, tampa de polietileno será utilizada nos leites UHT das linhas Ninho e Molico

São Paulo, julho de 2011 – A Nestlé Brasil, em parceria com a Tetra Pak e a Braskem, acaba de lançar embalagem com tampa de polietileno feita a partir de derivados da cana-de-açúcar, que é uma fonte renovável. Com a iniciativa, os leites UHT Ninho, Ninho Levinho, Ninho Baixa Lactose e Molico passam a adotar tampas produzidas com a nova tecnologia a partir de agosto.

O novo polietileno desenvolvido pela Braskem é produzido a partir de derivados da cana, que posteriormente é transformado em plástico para a produção das tampas. O processo contribui para a redução global nas emissões de gases de efeito estufa, já que o cultivo da cana-de-açúcar utilizada na fabricação absorve gás carbônico da atmosfera.

O lançamento representa um marco na utilização de polietileno feito a partir de matérias-primas renováveis na indústria de alimentos e de embalagens de bebidas. Com o uso das novas tampas, a Nestlé estimula a consciência ambiental ao proporcionar aos consumidores um produto que utiliza fontes renováveis na fabricação de sua embalagem.

“Trata-se de uma iniciativa inovadora que agrega ainda mais valor aos nossos produtos. Nossa participação nesse projeto está totalmente alinhada à plataforma mundial de responsabilidade social da Nestlé, denominada Criação de Valor Compartilhado”, afirma Ivan Zurita, presidente da Nestlé Brasil. O conceito fundamenta-se na premissa de que, para o sucesso dos negócios a longo prazo, tão importante quanto gerar valor para os acionistas é gerar valor para a sociedade em que a empresa está inserida. Dentro desse modelo, a empresa faz parcerias com institutos, fundações empresariais, governos, ONGs e empresas privadas como a Tetra Pak e a Braskem, seja para realizar seus próprios projetos ou apoiar as iniciativas dos parceiros.

A opção por utilizar recursos renováveis reflete o compromisso da Tetra Pak com o meio ambiente e as futuras gerações. Atualmente, todo papel utilizado na fabricação das embalagens cartonadas no Brasil é proveniente de florestas gerenciadas de acordo com princípios de manejo florestal responsável, com certificação do FSC (Forest Stewardhip Council).

Segundo Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak Brasil a utilização de polietileno de cana-de-açúcar é mais um importante passo em busca de nosso objetivo de oferecer uma embalagem 100% renovável. “Com a inovação, a Tetra Pak reforça o compromisso com seus clientes e a sociedade em trabalhar por um planeta mais saudável e sustentável”, completa o executivo.

“Participar dessa iniciativa ao lado de empresas que são líderes globais em seus setores de atuação é muito importante para a Braskem, maior produtora mundial de biopolímeros e plenamente associada a seus parceiros no compromisso com a promoção da sustentabilidade”, afirma Carlos Fadigas, presidente da Braskem.

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 98% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega cerca de 19 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.

Sobre a Tetra Pak
A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com quase 22.000 funcionários em mais de 85 países, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™", reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

Sobre a Braskem
A Braskem é a empresa líder na produção de resinas termoplásticas nas Américas e maior produtora mundial de biopolímeros. Com 31 plantas industriais distribuídas pelo Brasil e Estados Unidos, a empresa produz anualmente mais de 15 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. A empresa possui como sua visão 2020 “Ser a líder mundial em química sustentável, inovando para melhor servir as pessoas”.

Sala de imprensa CDN São Paulo
Empresa CDN COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA