Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Toda Comunicação | 03/08/2011 09:05:57 | 782 Acessos
Dores musculares podem causar zumbido
Visualizar imagem
Fisioterapia ajuda a amenizar a dor nos músculos durante as contrações e a reduzir a intensidade do zumbido.

O zumbido é um sintoma que atinge aproximadamente 17% da população brasileira, sendo que suas consequências tem grande repercussão na vida de 20% das pessoas que sofrem com o problema. “O zumbido é caracterizado como um som que não existe no meio externo. São mais de 200 causas e que geralmente se sobrepõe”, explica a otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia Cassou Guimarães, coordenadora do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GAPZ).
Dificuldades de concentração, problemas no sono, alterações na vida social e profissional, estados de ansiedade e depressão são algumas das implicações do zumbido. O problema pode ser originado por vários sistemas ou partes do corpo. “Até mesmo questões odontológicas - as chamadas disfunções craniofaciais ou craniomandibulares - pode estar entre as causas do zumbido. Por isso é fundamental uma investigação aprofundada para conhecer os motivos e eliminá-los”, ressalta o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, membro do (GAPZ).

O zumbido é um problema que deve ser tratado de forma interdisciplinar, ou seja, especialistas de diversas áreas podem ser necessários para descobrir as causas e tratá-las. “A fisioterapia é uma das áreas da saúde que está ligada ao zumbido. Alguns pacientes relacionam alterações na intensidade ou qualidade do zumbido durante manobras de contração dos músculos, em especial os da região da cabeça e pescoço”, esclarece Vivian Domit Pasqualin, fisioterapeuta e membro do GAPZ.
Segundo Pasqualin, dores que surgem em um lugar e se refletem em outro, chamadas de somatossensoriais, estão entre as origens do zumbido. “Em alguns indivíduos existem pontos bem definidos de dor nos músculos. Quando estas áreas são pressionadas a dor é irradiada para outras partes do corpo, incluindo o ouvido. Nestes casos a fisioterapia é indicada, já que contribuir na redução da intensidade do zumbido, da dor e dos pontos doloridos”, destaca.

Para saber mais sobre a relação entre o zumbido e a fisioterapia, o GAPZ do mês de agosto leva este tema para discussão com profissionais e portadores de zumbido. “O encontro será na próxima sexta-feira, dia 05 de agosto, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, a partir das 14 horas. A entrada é gratuita e todos estão convidados a participar. Nesta reunião eu ministrarei a primeira parte e em seguida todos os participantes podem tirar dúvidas e compartilhar experiências”, acrescenta a fisioterapeuta.

GAPZ
O Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GAPZ) tem a missão de informar e atualizar as pessoas sobre o que é, as causas, consequências e tratamentos para o zumbido, visando melhorar a qualidade vida e dar esperança a quem sofre com o problema.
As palestras contam com especialistas de diversas áreas como médicos otorrinos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas, que dão orientações e esclarecem as dúvidas dos presentes.
Os encontros do GAPZ acontecem todas as primeiras sextas-feiras do mês, no 5º andar do anexo B do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, a partir das 14 horas. O evento é aberto para qualquer pessoa, a entrada é gratuita e quem quiser colaborar pode fazer a doação de um produto de higiene pessoal. Mais informações sobre o próximo encontro podem ser obtidas através do fone (41) 3225-1665.

Serviço: Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido
Próximo encontro: 05 de agosto de 2011
Tema: A atuação do fisioterapeuta nos pacientes com zumbido
Palestrante: Vivian Domit Pasqualin, fisioterapeuta
Horário: a partir das 14h
Local: 5º andar anexo B do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
Agendamento de presença e mais informações: (41) 3225-1665
Entrada livre
 

Compartilhar
Sala de imprensa Toda Comunicação
Empresa Vero Lettera Comunicação Ltda
Contato Verônica Pacheco
E-mail veronica@todacomunicacao.com.br Fone (21) 37954736
Editoria (s) Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta