Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Cequal Comunicação | 11/08/2011 17:01:08 | 1575 Acessos
Escola Politécnica da UFRJ promoverá futuro na energia nuclear no Brasil na Primeira Semana da Energia Nuclear


Rio, 11 de agosto de 2011

Pela primeira vez o Brasil terá um encontro acadêmico sobre a energia nuclear. Trata-se da Primeira Semana de Energia Nuclear (SEN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cuja iniciativa é da Escola Politécnica/ COPPE, e dos alunos das duas primeiras turmas do Curso de Graduação de Engenharia Nuclear. Os interessados poderão se inscrever de graça, de 15 a 19 de agosto.
O SEM tem o apoio e patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia (Governo Federal); Indústrias Nucleares do Brasil (INB); Eletrobrás; Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), e Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN). O evento tem como objetivo promover o debate entre os setores relacionados à Engenharia e à Energia Nuclear e, ainda, divulgar e esclarecer questões sobre o primeiro Curso de Graduação em Engenharia Nuclear, iniciado em 2010.
A Cerimônia de abertura será no dia 15, das 9h às 11h30, no Auditório CGTEC. Na ocasião serão ministradas palestras e mesas-redondas sobre temas relacionados à Segurança de Instalações Nucleares, Ciclo do Combustível e Aplicações da Engenharia Nuclear, além de visitas ao Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), Instituto Nacional do Câncer (INCA) e laboratórios do Programa de Engenharia Nuclear (PEN).

Durante a SEN, terá destaque a importância da formação do engenheiro nuclear na composição de mão de obra especializada para atender a demanda por geração de energia. O evento objetiva, ainda, mapear o mercado para o setor e servir como elo entre as empresas que usam a energia nuclear e o futuro profissional, visando estreitar os laços entre ambos e desenvolver o setor no país, através da capacitação de mão de obra especializada. Atualmente, a UFRJ já conta com cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia Nuclear.

Dentre os assuntos da pauta do SEN, tem destaque o tema Desafios tecnológicos e de engenharia na Implantação da última etapa industrial do ciclo do combustível no país. De acordo com os organizadores do evento, a previsão é de que se formem, em media, 50 profissionais por ano no Curso de Engenharia Nuclear, mas esse número poderá ser maior.


De olho no mercado de trabalho

Na avaliação do Professor de Análise de Segurança do PEN/DNC da UFRJ, Paulo Fernando Frutuoso e Melo, o mercado de engenharia nuclear é promissor. Ele ressalta um ‘caso’ relevante de uma aluna, que cursava o bacharelado em física na Unicamp, quando se mostrou interessada no Curso de Graduação em Engenharia Nuclear. A aluna prestou vestibular para a UFRJ e aproveitou os créditos dos dois primeiros anos do curso de origem na Unicamp, os quais são basicamente os mesmos dos dois primeiros anos na UFRJ - com exceção de algumas poucas disciplinas que ela cursou depois. Desse modo, ela começou a cursar, no ano passado, as disciplinas do terceiro ano do curso e, portanto, em 2012 ela se formará.

- Para ser aluno do curso de engenharia nuclear da Escola Politécnica é preciso vocação, pois a responsabilidade desse profissional será grande. Nós garantimos a excelência do ensino oferecido. Ao aluno, cabe a vontade de se tornar um profissional competente. Contudo, o mercado apresenta excelentes possibilidades para essa mão que estamos formando - frisa Fernando Frutuoso.


Segundo o Coordenador do Programa de Energia Nuclear PEN/DNC da UFRJ, Su Jian, os profissionais formados no Curso de Engenharia Nuclear apresentarão uma base sólida e técnica/científica, capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias no campo nuclear. Estarão capacitados também para uma atuação crítica e criativa na identificação e solução de problemas, considerando aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais que envolvem o tema da energia nuclear.

- A engenharia nuclear da Politécnica da UFRJ é considerada uma das melhores do mundo, o que leva os profissionais formados diretamente para o mercado de trabalho.
A primeira turma a se formar no curso oferecido pela UFRJ, em 2015, poderá ser absorvida pela Usina Nuclear de Angra 3 , avalia Su Jian.

Opções de trabalho

O engenheiro nuclear estará apto a trabalhar na indústria nuclear, com a exploração de minerais relevantes para a geração de energia elétrica, ou na concepção, construção e operação de reatores nucleares, bem como na gestão de aspectos de segurança relacionados ao uso de materiais radioativos.

O mercado para o setor não se restringe apenas ao trabalho na indústria nuclear. Áreas da medicina e da agricultura também têm demanda por estes profissionais. A SEN visa, ainda, fomentar a oferta de acadêmicos, que serão necessários para manter a excelência no desenvolvimento dos profissionais do setor.

O credenciamento para o evento será realizado no dia 15 de Agosto. A inscrição é de graça para pessoas ligadas ao Programa de Engenharia Nuclear da UFRJ. Ou 2 (dois) quilos de alimento não perecível para as demais.As vagas são limitadas. A organização do evento enviará um e-mail confirmando a inscrição oficial. Para fazer sua inscrição e saber mais informações sobre a agenda do SEN acesse o site: http://www.nuclear.ufrj.br/semana/

 

Compartilhar
Sala de imprensa Cequal Comunicação
Empresa CEQUAL CONSULTORIA EM QUALIDADE LTDA
Contato Monica Coronel - Cequal Comunicação
E-mail comunicacao@cequal.com.br Fone (21) 25275738
Editoria (s) Ciência/Tecnologia, Agenda Economia
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
ÍNDICE CARTÕES FORMAÇÃO ESPECIAIS resgates SOLICITAR
OFERECE CONDIÇÕES NOVIDADES RESTAURANTE palestram COMERCIAL
INAUGURA PRODUTOR OUTUBRO PREÇO FecomercioSP CRESCER
TVS FECAP ALUGUEL DISCUTE JPA ONLINE
MELHORA LOJISTAS SONY FEDERAL Financies IGP-M
NOTEBOOKS ATRATIVOS MARKETPLACE DESCONTO PTC ANO
REDUZ DOW DIRETOR CONSTRUÇÃO Miniso OPORTUNIDADE
PARTICIPAM OLIVEIRA NEGATIVA CONFIANÇA incrustada EDUCAÇÃO
PARAÍBA RESIDENCIAL PORTUGAL FISCAL APOSTA BRASIL
CARGO RONALDO REGIONAL NEGÓCIOS VENDA BRASILEIROS
NOTA CONSECUTIVO SHOPPING EDENRED COOPERATIVA AGRONEGÓCIO
EMPRESÁRIOS VIDEOGAMES ANUNCIA SELEÇÃO COMPLETA SP
DIVULGAM VARIAÇÃO ESTAÇÃO PROJETO ASSOCIAÇÃO PROJEÇÃO
PORTADORES ELEVADA JONES SMARTPHONES AGRÍCOLAS CRÉDITO
SUSTENTABILIDADE UNIFICAÇÃO FÓRUM ELETRÔNICA NEGATIVO CRESCIMENTO
ACESSÓRIOS IMPLANTAR DIA PAULO PRETENDEM APONTA
PRETENDE EUA SERVIÇOS custo RENOVAÇÃO desconsiderado
PIRACICABA SEMENTE OPORTUNIDADES loja EMPRÉSTIMO PRODUTOS
SÓCIOS FLÓRIDA SUL Multiplus ACUMULADO COMEMORA
AMAZON MINEIRA SETEMBRO LATAM VAREJO INVESTIR
TAM INSCRIÇÕES INTERIOR pasto ATIVOS BRASILEIRO
ITAUCARD ELETRÔNICOS GOVERNO simplificação PESQUISA anos
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta