Pautas | TV Cultura | 22/08/2011 14:06:05 | 144 Acessos
Mino Carta e Fernando Martins falam de ditadura no Provocações
O programa da TV Cultura abre o celeiro de assuntos para discutir conflitos árabes com o diretor da revista Carta Capital e ditadura getulista com o escritor Fernando Martins

Quando o assunto gira em torno dos conflitos do Oriente Médio e do norte da África, Mino Carta ataca o outro lado: “Essa gente está querendo se livrar de regimes que o próprio Ocidente sustentou”, diz o jornalista se referindo à mobilização social contra as ditaduras de países como Egito, Líbia e Líbano. A entrevista vai ao ar no Provocações desta terça-feira (23/8), às 23h15, na TV Cultura.

A contestação do dono da revista Carta Capital aumenta quando Antônio Abujamra cita o Irã. “O Irã comete coisas nefastas. Está na mão dos aiatolás. [O país] é uma ameaça séria”, critica.

Na segunda parte do programa, a pauta sai do território árabe para o regime de Getúlio Vargas, cujo aniversário de morte completa 54 anos dia 24 de agosto. Defensor do ex-presidente, o escritor e consultor cultural Fernando Martins diz que a ditadura getulista era mais civilizada, e a compara com a já finda de Hosni Mubarak: “[O regime de] Getúlio Vargas era uma ditadura mais civilizada, uma ditadura que veio nos braços de um movimento progressista, que era o tenentista. Ele não tinha o grau de autoridade, de perseguição, de crueldade que o Mubarak tem”.

Martins resgata as benfeitorias de Getúlio, a inserção veemente das leis trabalhistas, e conta quem foram seus inimigos, como o poder oligárquico monopolista e a cúpula militar. “Getúlio tem inúmeros erros. Mas se puser na balança a história do Brasil ele é o maior estadista que o país produziu. Não vejo outro”, conclui. Classificação indicativa: 16 anos.

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA