Eventos | Pixxis Comunicação e Marketing | 14/09/2011 17:30:26 | 465 Acessos
Moura Lacerda participa do Seminário "Olhar o Centro"

Por integrar a Rede de Cooperação Identidades Culturais, criada em 2009, o Centro Universitário Moura Lacerda terá participação ativa no Seminário "Olhar o Centro", a ser realizado de 15 a 17 de setembro (quinta, sexta e sábado), no Memorial da Classe Operária - UGT, em Ribeirão Preto (SP). Alunos e docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, fazem parte do grupo responsável pela pesquisa e elaboração do relatório da primeira fase do Inventário de Referências Culturais de Ribeirão Preto, projeto que auxilia a busca de caminhos e soluções para a revitalização da área central da cidade, levando em conta os patrimônios histórico, arquitetônico e cultural.

A Rede de Cooperação é formada por um colegiado de pesquisadores ligados a instituições de ensino superior de Ribeirão Preto, e por técnicos do poder público, municipal e federal (Iphan), e de outras instituições. Nessa iniciativa, os representantes do Centro Universitário Moura Lacerda são os docentes Prof. Domingos Guimarães, Profa. Maria de Fátima Mattos e Profa. Silvia Aparecida Fernandes, além de sete alunas que estagiam voluntariamente.
“O Moura Lacerda, além de apoiar, está envolvido ativamente com o projeto de revitalização do centro. Dentro da Rede de Cooperação temos o maior número de estagiários voluntários”, explica o Prof. Domingos Guimarães.
O público que for ao Seminário "Olhar o Centro" ainda poderá conferir as palestras dos arquitetos Éder Donizeti da Silva, que lançará seu livro "A história contada através da arquitetura de uma rua", e Rodrigo de Faria, que apresentará o trabalho acadêmico "Ribeirão Preto, uma cidade em construção". Ambos são ex-alunos do Centro Universitário Moura Lacerda.
Para mais informações sobre a Rede de Cooperação Identidades Culturais acesse:  http://redeidentidadesculturais.blogspot.com

Serviço:
Seminário "Olhar o Centro"
Data: de 15 a 17 de setembro de 2011.
Local: Memorial da Classe Operária – UGT (rua José Bonifácio, 59  Centro – Ribeirão Preto).
Informações e inscrições: (16) 3610.8679

Programação do Seminário:

Dia 15 (quinta-feira)
18h30 – Credenciamento.
19h – Abertura da exposição de fotografias “Olhar o Passado” e exibição do filme "No Centro da História".
20h – Palestra do Prof. Eder Donizeti da Silva e lançamento do livro "A história contada através da arquitetura de uma rua".
21h30 – Encerramento com a premiação do concurso de fotos.

Dia 16 (sexta-feira)
09h – Apresentação de trabalhos acadêmicos sobre o centro de Ribeirão Preto: Prof. Rodrigo de Faria - "Ribeirão Preto, uma cidade em construção".
10h15 – Café.
10h30 – Apresentação do Inventário de Referências Culturais de Ribeirão Preto (Relatório da Fase I) - Rede de Cooperação Identidades Culturais.
11h30 – Intervenções e debates.
12h – Almoço.
14h – Apresentação de casos de sucesso em conservação de centros históricos.
15h30 – Café
15h45 – Discussão de estratégias de aplicação da política pública de educação e preservação do patrimônio cultural.
16h45 - Exibição do filme sobre o centro de Ribeirão Preto no Cine Clube Cauim (para alunos da rede pública).

Dia 17 (sábado)
09h – Mini-curso de Educação Patrimonial, com Liamar Tuon.

Atendimento à imprensa:
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa