Pautas | CDN São Paulo | 26/09/2011 14:59:17 | 593 Acessos
Tetra Pak apoia novos programas de leite nas escolas e expande centros lácteos em países em desenvolvimento

Dia 26 de setembro, a Tetra Pak comemora o Dia Mundial do Leite Escolar com novidades sobre os programas na Zâmbia, Senegal, Sudão, Honduras e Argentina, além da expansão dos centros lácteos com objetivo de aumentar a oferta de leite de qualidade no Paquistão e em Bangladesh. Somente em 2010, mais de seis bilhões de embalagens contendo leite e outras bebidas nutritivas foram fornecidas para quase 50 milhões estudantes em mais de 50 países.

De acordo com Ulla Holm, Diretora do Escritório do Programa Social de Alimentação da Tetra Pak - Food for Development -, há anos a empresa apoia o Dia Mundial do Leite Escolar e outros programas de alimentação, pois o leite é uma importante fonte de nutrição e ajuda a melhorar a saúde das crianças em todo o mundo.
"A data é uma celebração dos esforços da indústria para facilitar o acesso ao leite todos os dias do ano, oferecendo saúde, educação e oportunidades econômicas para milhões de homens, mulheres e crianças ao redor do mundo”, afirma Ulla.
Em junho deste ano, a Tetra Pak iniciou uma série de novos programas, que incluem a colaboração da empresa com o governo da Zâmbia e parceira com agências de desenvolvimento internacionais e indústrias locais. O projeto piloto já distribui leite para mais de 15 mil crianças em idade escolar na província oriental da Zâmbia.
Também na África, a Tetra Pak está envolvida em um amplo programa de leite escolar no município de Dakar, no Senegal, que já atingiu mais de 80 mil crianças. A companhia está fornecendo expertise administrativa e orientação sobre distribuição e armazenamento do leite, além de compartilhar informações sobre a importância e os benefícios do consumo.
Já em Honduras, a Tetra Pak tem ajudado a formar uma parceria público-privada que leva leite para 164 mil crianças em 780 escolas e, consequentemente, aumenta a demanda pelo produto produzido localmente. Outros programas pilotos também estão sendo trabalhados nesse ano na Argentina e no Sudão.

Centros lácteo
O conceito de centros lácteos, iniciado pela Tetra Pak há dois anos no Paquistão, é projetado para aumentar a produção de leite e a eficiência dos produtores dos países em desenvolvimento. A solução, que agora está se expandindo para Bangladesh, reúne em um único rebanho até 10 mil animais, que pertencem a cerca de mil agricultores. Estes grupos são criados em estreita cooperação com os processadores de leite e, dessa forma, conseguem obter economia em escala na alimentação, na reprodução e na saúde do gado.
Graças a este centro lácteo, mais de 27.000 agricultores paquistaneses já foram treinados e cerca de 4.600 animais foram vacinados. Em um ano, um grupo de 800 produtores aumentou a coleta de leite de 400 litros para 8.500 litros por dia.
Em Bangladesh, onde o primeiro centro lácteo foi criado em 2010, a coleta de leite aumentou de seis mil para 17 mil litros por dia, em apenas seis meses. O objetivo é a criação de mais 60 novos centros em Bangladesh até 2020. A Tetra Pak também estuda implantar projetos semelhantes em outros países da Ásia, África, América Central e América do Sul.

Sobre a Tetra Pak
A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com quase 22.000 funcionários em mais de 85 países, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O nosso slogan “PROTEGE O QUE É BOM” reflete nossa visão de tornar o alimento seguro e disponível, em qualquer lugar. Mais informações sobre a Tetra Pak estão disponíveis no www.tetrapak.com.br.

Sala de imprensa CDN São Paulo
Empresa CDN COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA