Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | In Press/SP | 10/10/2011 17:19:37 | 934 Acessos
Audi RS3 Sportback: compacto mais rápido do mundo já está no Brasil
Visualizar imagem

• Modelo une esportividade com tecnologia de ponta

• Motor turbo de 5 cilindros com 340 cv de potência
• 0 a 100/km em 4,6 segundos

Acaba de chegar ao país o novo Audi RS 3. Com vocação para andar na frente, versão super esportiva do A3 tem motor de 340 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/hora em apenas 4,6 segundos. Modelo vem ainda equipado com transmissão S tronic de sete velocidades e dupla embreagem, tração permanente quattro, rodas de 19 polegadas e bancos dianteiros esportivos, itens que estabelecem novos referenciais de desempenho e tecnologia entre os hatchbacks esportivos. De agora até meados de 2012, mercado brasileiro irá receber 20 unidades do RS3 Sportback. Os primeiros modelos já foram comercializados ao preço de R$ 298 mil.

Esportividade extrema, tecnologia de ponta e estilo inconfundível: o novo Audi RS 3 Sportback reúne características que agradarão aos consumidores mais exigentes da marca alemã. O novo modelo da série esportiva RS, como manda a tradição da montadora, vem equipado com um motor potente de 2,5 litros, turbo de cinco cilindros, que produz 340 cv de potência e 450 Nm de torque, eleito recentente na Europa o “Motor do Ano” por um juri de alto nível formado por jornalistas automotivos.

A versão mais esportiva do Audi A3 Sportback vem ainda equipada com o transmissão S tronic de sete velocidades e dupla embreagem, tração permanente quattro, rodas de 19 polegadas e parachoques de fibra de carbono com plástico reforçado (carbon-fiber reinforced plastic - CFRP), itens que ressaltam as caracterísitcas esportivas do Sportback alemão.

Som e fúria: o motor

Cada veículo da família RS representa o mais esportivo modelo de sua linha, e o Audi RS 3 Sportback não é diferente. O automóvel agora traz essa receita dinâmica para a categoria de compactos, com aceleração de 0 a 100 km/hora atingida em apenas 4,6 segundos. A velocidade máxima de 250 km/hora é limitada eletronicamente e, mesmo com tanto desempenho, o carro - que pesa somente 1.575 kg - faz, em média, 11 km por litro de combustível e emite 212 g de CO2 por km. Essa eficiência deve-se, em parte, ao funcionamento da bomba de óleo sob demanda e ao sistema regenerativo que recupera energia quando o carro desacelera (KERS).

O propulsor 2,5 TFSI, de 2.480 cm3, tem potência específica de 137,1 cv por litro (340 cv no total). O torque máximo de 450 Nm já está disponível em baixas rotações – 1600 rpm - e mantém-se constante até 5.300 rpm, oferecendo excelente elasticidade e proporcionando respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.

Com apenas 49 centímetros de comprimento, o motor de cinco cilindros é ultra-compacto, pesando apenas 183 kg. O bloco é feito em ferro fundido de grafite vermicular, que oferece alta resistência e leveza ao mesmo tempo. Vale ressaltar que a Audi é a montadora que pela primeira vez utilizou este material em um motor a gasolina. O conceito de design leve melhora a distribuição de carga por eixo e, por último, a dirigibilidade.

O turbocompressor gera até 1,2 bar de pressão de alimentação e o intercooler atinge uma taxa de eficiência de mais de 80 por cento. Como em todos os motores turbos a gasolina da Audi, este 2,5 TFSI combina tecnologia turbo com a injeção direta de combustível FSI. A união destas duas tecnologias possibilita uma alta taxa de compressão (10:1) e eficiência elevada.

Velocidade e controle: a transmissão

O novo Audi RS 3 Sportback vem equipado com transmissão S tronic de sete velocidades com dupla embreagem. Como as marchas ficam pré-engatadas, a mudança é feita de maneira extremamente suave, em centésimos de segundo, sem interrupção perceptível de potência. O câmbio pode ser operado em dois modos automáticos e um modo manual, por meio de shift paddles no volante ou ainda pela alavanca seletora, para trocas manuais.

Equipado com um item exclusivo da Audi, o sistema de tração integral permanente quattro, o novo Audi RS 3 Sportback dá um show de estabilidade e dinamismo. O sistema garante fôlego na retomadas e maior controle mesmo quando comparado a outros esportivos. Seu elemento central é uma embreagem multi-plate controlada eletronicamente e montada de forma a alcançar uma distribuição ótima de carga por eixo. Graças à tração quattro, o poder de propulsão pode ser distribuído para cada eixo conforme a necessidade. Sempre que ocorre um deslizamento em um dos eixos, uma bomba elétrica intervém em milésimos de segundos para aumentar a pressão de óleo nas placas da embreagem, permitindo o redirecionamento do torque conforme a necessidade.

Dinâmica e segurança: o chassi

O desenho e a geometria do conjunto da suspensão colocam o veículo em um nível superior de estabilidade. A suspensão four-link traseira, com curso de 1.528 milímetros, está ancorada em um subchassi e tem a habilidade especial para lidar com as forças longitudinais e laterais separadamente. Na dianteira, a suspensão McPherson, também com um subchassi separado, teve o curso ampliado para 1.564 milímetros.

Os principais componentes da construção são feitos em alumínio. Graças ao seu acionamento eletromecânico, a direção de pinhão e cremalheira é altamente eficiente, com uma relação de marcha esportiva direta de 16.2:1.

As molas helicoidais e amortecedores redesenhados fornecem o suporte vertical. A suspensão esportiva rebaixa o chassis do Audi RS 3 Sportback em 25 milímetros, em comparação ao Audi A3 Sportback. Para garantir a esportividade, o modelo top de linha tem, de série, rodas de alumínio de 19 polegadas e pneus 235/35 (na dianteira) e 225/35 (na traseira). As rodas vêm com polimento e acabamento em titânio, mas há a opção de acabamento preto com detalhes em vermelho.

O sistema de freio vem com discos internamente ventilados com 370 milímetros de diâmetro, na dianteira, e 310 mm, na traseira. Os anéis de fricção dianteiros são perfurados para máxima dissipação de calor, as pinças em alto brilho e ostentam logotipos RS.

O Sistema Eletrônico de Estabilização (ESP) oferece um modo Sport e pode ser desligado por completo.

Equipamentos e tecnologia

O modelo top de linha da família A3 demonstra o potencial explosivo à primeira vista. Os faróis de xenon plus, o spoiler dianteiro, a grade frontal e as entradas de ar garantem personalidade ainda mais esportiva ao modelo. A vista lateral é dominada pelo para-lamas dianteiros feitos em fibra de carbono com plástico reforçado (CFRP), retrovisores com acabamento em alumínio fosco e um spoiler de grandes dimensões. Um difusor preto brilhante e duas ponteiras de escape elípticas à esquerda acentuam o estilo esportivo na traseira. Os logotipos RS 3 enfeitam a grade dianteira e a tampa do porta-malas.

O estilo dinâmico segue pelo interior do veículo, totalmente negro e ostentando logos RS 3. Os bancos dianteiros são esportivos; o volante em couro multifuncional esportivo com base plana e os acabamentos em alumínio oferecem requinte ao modelo, que possui ainda alavanca de transmissão e instrumentos especialmente concebidos para esta versão. O sistema de informação do condutor pode exibir a pressão do turbo e a temperatura do óleo, assim como um contador de voltas com cronômetro para o caso de utilização do veículo numa pista de corrida.

Os equipamentos de série do Audi RS 3 Sportback incluem sistema de estacionamento traseiro, controle de temperatura, sistema de som Bose e faróis em xenon plus com luzes diurnas em LED.

Mais informações acesse WWW.audi-imprensa.com.br

Compartilhar
Sala de imprensa In Press/SP
Empresa IN PRESS ASS. DE IMP. E PROMOÇÕES LTDA.
Contato Danielle Júlio
E-mail danielle.julio@inpresspni.com.br Fone (11) 33231644
Editoria (s) Automóveis
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta