Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Conteúdo Comunicação | 13/10/2011 17:39:43 | 1332 Acessos
Brasileiro é o que mais usa as redes sociais na busca por um emprego

Pesquisa comparou volume de contratações feitas pelo Grupo Michael Page originadas das redes sociais. Brasil lidera o ranking, seguido por Chile e Argentina

Dentre os escritórios da Michael Page no mundo, o Brasil é o que mais recebe inscrições de candidatos via rede social. A pesquisa comparou o volume de contratações feitas pelas empresas do grupo cuja interação dos candidatos teve origem nas redes sociais. Dos Países da AL, o Brasil é primeiro da lista, seguido por Chile, Argentina e México. No comparativo global, Brasil está à frente de países como Inglaterra, França e Austrália, e muito à frente dos EUA. Aqui, o volume de contratações já representa 8% do volume das contratações, contra 6% no Chile, 5% na Argentina e 3%, no México.

Para Sergio Sabino, diretor de Marketing do Grupo para América Latina, a explicação está no fato de os brasileiros serem usuários mais engajados em mídias sociais, inclusive quando se trata de procurar uma oportunidade de emprego.

“O Brasil é o país mais bem posicionado em redes sociais de todo o Grupo Michael Page e as redes sociais somadas já representam a segunda fonte de acesso aos sites do grupo, atrás apenas do Google”, afirma Sabino.

“Os brasileiros são extremamente engajados na internet e mais receptivos às informações, novidades e todo tipo de interação com as marcas, por isso as redes sociais ganham destaque no país. Os demais países da América Latina oscilam bastante quando o assunto é engajamento, complementa Suzie Clavery, responsável pelas redes sociais do Grupo Michael Page para América Latina.

De janeiro até agora, o Brasil apresentou um crescimento impressionante no volume de seguidores nas redes do Grupo, que incluem Michael Page, Page Personnel, Page PCD (Divisão de recrutamento de pessoas com deficiência) e Page Talent (Divisão de estágios e Trainees): aproximadamente 60% no Twitter e LinkedIn e 70% no Facebook.

“Ao postarmos uma oportunidade em nossas redes sociais no Brasil, recebemos cerca de 40 candidaturas espontâneas nas primeiras 2 horas. Com 20 novas candidaturas por hora, naturalmente nossos processos de recrutamento se tornam mais ágeis, o que satisfaz também o cliente”, reforça.
Isso é percebido quando se analisamos o percentual de contratações originadas por interações de candidatos pela rede social nos principais países da América Latina:

País Percentual de contratações originadas via redes sociais
Brasil 8%
Chile 6%
Argentina 5%
México 3%


O brasileiro também é mais exigente em relação à relevância e frequência dos conteúdos. “Mas é importante ressaltar que o sucesso de uma estratégia nas redes sociais só é concreto quando existe um trabalho forte de marca que contemple todo o mix de canais. Ninguém segue uma empresa ou uma marca que não conheça ou que não confie”, explica.

Apesar de ser muito mais fácil candidatar-se a uma oportunidade de trabalho pelas redes sociais, o candidato fica muito mais exposto. “Nossos headhunters consultam os perfis de seus candidatos nas redes sociais durante os processos seletivos. Claro que isso não é determinante para selecionar ou excluir um candidato, mas é importante que o candidato que se utilizar das redes para buscar uma vaga preserve sua reputação no ambiente virtual, porque redes podem dizer muito sobre uma pessoa”, ressalta.
Sobre o Grupo Michael Page
Presente em 32 países e responsável pela contratação de mais de 30 mil executivos no mundo, o Grupo Michael Page está a 11 anos no Brasil. O país, que hoje representa a 3ª operação do grupo em faturamento e responde por cerca de 10% do volume global de contratações.
Mais informações

Compartilhar
Sala de imprensa Conteúdo Comunicação
Empresa CONTEÚDO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO S/C LTDA
Contato Patricia Polo
E-mail patricia.polo@conteudonet.com Fone (11) 30937800
Editoria (s) Ciência/Tecnologia, Geral, Nacional
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Alemanha EMERGENCIAIS DIFERENTES ÁGUA CAPITAL CLC
MÉDIO CONCURSO ESTAÇÃO OBRAS ESPAÇO Kuki
VENCE SALÁRIOS NACIONAL PERCENTUAIS PROJETO Bailly
NORMA MANTÉM COLETIVA CONCLUÍDAS MUSEU Rededots
RESIDENCIAL FILTRAGEM ESPACIAL BRASIL SC Garatéa-ISS
ESTABILIDADE ALUGUEL INTERNACIONAL REAJUSTA facebook cridora
REPRESENTA VALIDA
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta