Pautas | TV Cultura | 05/03/2012 15:57:57 | 172 Acessos
"A anistia não foi dada, foi conquistada a duras penas", diz Therezinha Zerbini ao Provocações
A entrevistada, presa na ditadura junto com a presidente Dilma Rousseff, fala sobre sua trajetória na luta pela anistia. Nesta terça-feira (6/3), às 23h, na TV Cultura

"Therezinha, você é uma testemunha ocular da história”. Com esta frase, Antônio Abujamra recebe Therezinha Zerbini, convidada desta edição do programa Provocações, que vai ao ar nesta terça (6/3), às 23h, na TV Cultura. O programa é um especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

A entrevistada é a viúva do general Zerbini, militar que foi contra o golpe de 64. “Na época, ele nem foi assediado pelos colegas. Eles já sabiam que com ele não tinha chance”. Por apoiar seu marido, Therezinha foi presa e pagou parte de sua pena na famosa Torre das Donzelas, no Presídio Tiradentes (SP), onde conheceu Dilma Rousseff. Sobre a presidente, diz: “Quem tem liderança, lidera em qualquer lugar. Dilma liderava desde aquela época”. Sua opinião sobre o PT (Partido dos Trabalhadores), por outro lado, é mais ácida: “O PT é uma desgraça. Eles estão divididos, não sabem o que querem. Esse não é o PT do começo”.

Therezinha é a fundadora do Movimento Feminino Pela Anistia, e diz não ser feminista. Foi a partir desta iniciativa que a ideia se alastrou por todo o território nacional e culminou na criação do Comitê Brasileiro pela Anistia. Quando questionada sobre a Lei da Anistia, é enfática: “A anistia não foi dada, foi conquistada. A duras penas”.

Therezinha é otimista quanto ao futuro do Brasil. “Todo esse sofrimento que nós passamos, toda essa luta, vai valer a pena. Nós estamos – pode escrever, Abu – em vésperas de grandes movimentos, grandes transformações.”

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA