Pautas | TV Cultura | 13/03/2012 09:12:44 | 338 Acessos
"Educadores não são preparados nem para ser alunos", diz Gilberto Dimenstein no Provocações
O convidado discute as mudanças necessárias na escola e aponta falhas na educação brasileira. Nesta terça-feira (13/3), às 23h, na Cultura.

O convidado desta edição do Provocações é o jornalista e educador Gilberto Dimenstein. Questionador do sistema de ensino no Brasil, ele faz Antônio Abujamra exclamar: “Não provoca tanto!”. O programa inédito vai ao ar nesta terça-feira (13/3), às 23h, na TV Cultura.
Colunista da Folha.com e da Rádio CBN, Dimenstein é um dos mais premiados jornalistas brasileiros. Na entrevista, destaca a importância da literatura na formação de jornalista: “A literatura dá para o jornalista uma transcendência do cotidiano”. Também defende uma reforma das escolas que permita maior interação entre professor e aluno e entre as matérias. “A sala de aula não está mais na escola. A sala de aula está no mundo”.
Sobre o ensino no Brasil, lamenta: “Os educadores não estão preparados nem para ser alunos. Sabe o que o aluno nunca vê? O professor estudando”. Ele ainda responsabiliza a falta de estrutura para o profissional: “O professor também é vítima, dá 10 aulas por dia, tem salas de 40 alunos, material didático péssimo”.
O educador admite ter sido um mau aluno e diz que aprendeu Língua Portuguesa pelos livros que lia, não necessariamente pelas aulas que teve. “Sabe como você aprende Português de verdade? Criando gosto pela poesia, pela literatura”.

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA