Pautas | TV Cultura | 19/03/2012 17:08:55 | 519 Acessos
"Trazer a cítara para o Brasil foi meu dever messiânico", diz Alberto Marsicano no Provocações
O músico e tradutor fala sobre sua relação com a música e a cultura hindu nesta terça (20), às 23h, na TV Cultura.

O músico, professor e tradutor Alberto Marsicano é o convidado desta edição do Provocações, programa apresentado por Antônio Abujamra que vai ao ar na próxima terça (20), às 23h. O principal divulgador da cítara no Brasil fala sobre sua relação com a música e a cultura hindu.

Aprendiz de um dos maiores nomes da música da Índia, Ravi Shankar – o famoso guru dos Beatles nos anos 60 -, Marsicano diz ter se sentido num dever quase messiânico de divulgar a cítara no Brasil. Sobre a relação de seu mestre com o rock, comenta: “Ele [Ravi Shankar] apoiou o rock com tudo e o rock divulgou muito a música clássica indiana, inclusive no nível de mass media, porque era uma música que estava entrando em decadência no próprio norte da Índia”.

Marsicano explica um pouco do funcionamento da arte indiana, que diz ser bastante diferente da brasileira: "Na cultura indiana, as artes são irmãs”. “As emoções da música são as mesmas da arte dramática”, completa.

Ele ainda fala sobre as contribuições que trouxe da Índia para a música brasileira: “Talvez a maior delas tenha sido infundir na música instrumental da MPB a microtonalidade”. O termo se refere a músicas que usam intervalos de menos do que um semitom. Marsicano acrescenta que as composições da Índia não são feitas apenas de som, mas também de “cor e cheiro”.

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA