Pautas | TV Cultura | 16/04/2012 15:41:41 | 458 Acessos
"Quem dirige é um potencial assassino", diz Alexandre Delijaicov no Provocações
O arquiteto e urbanista fala sobre seu projeto de transformar São Paulo em uma metrópole fluvial. Nesta terça-feira (17), às 23h, na TV Cultura.

"Quem o conhece, acha também que ele é um pouco louco. Na verdade, ele é um provocador. Isso porque ele quer transformar São Paulo na primeira metrópole fluvial deste país". É assim que Abujamra apresenta seu convidado desta semana: o arquiteto Alexandre Delijaicov. O programa vai ao nesta terça-feira (17), às 23h, na TV Cultura.

Dono de um projeto ambicioso, o professor da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP (Universidade de São Paulo) acredita que a arquitetura da cidade de São Paulo é injusta, pois não é feita pensando no coletivo. Isso porque, como a grande maioria das cidades brasileiras, foi projetada para se moldar ao uso dos automóveis.

Para mudar esse quadro, Delijaicov propõe uma grande obra que torne a metrópole a primeira do país baseada no transporte fluvial. "É um cronograma de obras para os próximos oito governadores e oito prefeitos dos municípios banhados pelo hidroanel urbano. (...)
Extremamente crítico, Alexandre é ainda mais enfático quando o assunto é a indústria automobilística. Segundo ele, na carteira de motorista deveria estar escrito "Você é um potencial assassino", para lembrar os motoristas do perigo que é conduzir um carro, principalmente em vias urbanas. Ele ainda defende que o limite de velocidade em todas as vias das cidades deveria ser de 30 km/h.

E sobre quem diz que ele é louco por crer nesse projeto, Alexandre tem uma opinião bem formada: "Devem ter razão, pois quem fala isso deve estar abduzido por essa arquitetura rodoviária mercantilista e fruto do capital. Provavelmente, essa pessoa que diz que eu sou louco é uma pessoa resignada a esse tipo de estrutura servil".

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA