Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Target | 04/05/2012 12:06:10 | 1473 Acessos
Ar seco e poluição típicos do outono e inverno provocam doenças respiratórias e cardiovasculares
Atitudes simples como manter os ambientes ventilados, vacinar-se e controlar a umidade relativa do ar auxiliam na luta contra as doenças respiratórias que se propagam com o frio e tempo seco

Todos os anos, com a chegada do outono e inverno, enfrentamos oscilações de temperatura e baixa umidade relativa do ar. O ar mais seco aumenta a concentração de poluentes na atmosfera e, as baixas temperaturas e poluição do ar aumentam os riscos de doenças respiratórias e cardiovasculares.

As alterações climáticas desta estação nos predispõem a diversas doenças respiratórias como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia. Os principais vilões são os vírus respiratórios que causam o resfriado e a gripe, sendo transmissíveis por gotículas respiratórias.

O HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, registra um aumento de 30 a 40% no atendimento a pacientes com doenças respiratórias e cardiovascularesno outono/inverno e as crianças e os idosos são os mais suscetíveis.

Os ambientes fechados são propícios para a disseminação destes vírus, pois as gotículas respiratórias também contaminam o ambiente. Por isso, é importante manter ambientes ventilados e lavar as mãos com frequência. “As bactérias causadoras da pneumonia e da sinusite muitas vezes se aproveitam da queda da imunidade e das defesas do organismo ocasionadas pelas infecções virais. Portanto, devemos ficar atentos quando um simples resfriado permance por muito tempo e se associa a febre mais alta e cansaço”, esclare o pneumologista do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, Dr.Pedro Genta.

Segundo o pneumologista do HCor, para os que já sofrem de doenças respiratórias crônicas como enfisema, asma, bronquite crônica ou doenças cardiovasculares como insuficiência cardíaca, arritmias e insuficiência coronariana, é importante enfrentar o frio com a saúde em dia. “Uma reavaliação médica antes da chegada do frio é uma boa oportunidade para se preparar, além de verificar se as vacinas antigripal e antipneumocócica estão em dia”, alerta Dr. Genta.

O organismo e as variações de temperatura:
O aumento da pressão arterial e da tendência à coagulação do sangue ocorrem com a exposição ao frio, e podem estar envolvidas com o maior risco de doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e arritmias. Por outro lado, a exposição à poluição, típica de um dia mais seco, também pode levar ao aumento da coagulação do sangue e inflamação sistêmica - que estão associados aos eventos trombóticos que ocorrem no infarto e acidente vascular cerebral.
“Além disso, as infecções respiratórias também podem gerar ainda mais estresse para o organismo, e acentuar ainda mais os riscos. Por isso, durante o inverno, as doenças cardiovasculares são mais frequentes, sendo assim, devemos nos proteger e ficarmos alertas”, explica Dr. Genta.

De acordo com o pneumologista, o nosso organismo reage de acordo com a variação de temperatura, a poluição e a umidade do ar. Assim, devemos nos proteger. Aquecer o ambiente de casa ou trabalho, evitar mudanças de temperatura sem proteção adequada como luvas e casacos são algumas medidas preventivas nos dias mais frios. Nos dias secos, evite exercícios físicos no meio do dia e perto de vias de grande circulação e ingira bastante líquido.

 Dicas úteis para fugir das doenças respiratórias e cardiovascualres nesse inverno:
* Faça uma visita de rotina ao seu médico antes do frio chegar se você tiver doenças pulmonares ou cardiovasculares crônicas;
*Mantenha o organismo hidratado;
* Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça;
* Mantenha o ambiente arejado. As bactérias e vírus se disseminam em ambientes fechados;
* Lave as mãos com frequência;
*Mantenha as vacinas em dia;
*Aqueça os ambientes de trabalho e de casa nos dias mais frios, mantendo umidade adequada;
*Utilize roupas adequadas e luvas quando houver necessidade de se expor ao ar livre em dias frios;
*Mantenha hábitos saudáveis como tempo de sono adequado, alimentação saudável, exercícios físicos.

Compartilhar
Sala de imprensa Target
Empresa TARGET ASSESSORIA DE COMUNIC. S/C LTDA.
Contato Rita Barão
E-mail rita.barao@best-brazil.com Fone (11) 30630477
Editoria (s) Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Distribuição PARAÍBA NATURAIS INGREDIENTES PIRACAIA CAPITAL
inicia MELHORAR CONCEITUADA PAULISTA CABELOS Bragantina
região ESPECIALISTA EMAGRECIMENTO CAMARGO CLÍNICA Derek
ATENDE DR BEBIDAS VALE
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta