Pautas | TV Cultura | 23/07/2012 15:04:09 | 251 Acessos
Arlene Clemesha critica a parcialidade política da ONU no Provocações
Para a professora de História Árabe da USP, a organização mundial é tendenciosa. A entrevista vai ao ar nesta terça-feira (24/7), às 23h

A convidada do Provocações desta terça-feira (24/7) é a professora de História Árabe da USP Arlene Clemesha. Pessimista em relação ao posicionamento político da ONU (Organização das Nações Unidas) em determinadas ações no Oriente Médio, ela critica: “[A ONU] Não consegue fazer nada. Eles sempre pecam por não serem isentos, serem tendenciosos e terem sua própria agenda política na região”. O programa, apresentado por Antônio Abujamra, vai ao ar às 23h.

Clemesha dá um breve panorama dos frequentes conflitos em países como Síria, Egito e Irã, e ainda alfineta a imprensa: “A mídia gosta muito de falar sobre os árabes. Mas não dá voz a eles”.

Questionada sobre as alianças políticas da Europa e dos Estados Unidos com países do Oriente Médio, denuncia a inconstância de opinião das nações. “Com a maior cara lavada se muda o discurso”, afirma.

A fabricação de armamentos bélicos no Irã também entra na pauta da entrevista. Para Clemesha, o mundo está encurralando o país antes mesmo de ele possuir alguma bomba. “Até onde se sabe, o Irã não tem bomba. O que o Irã está fazendo é adquirir a capacidade de fabricá-la”, declara.

A historiadora contraria a crença de que a religião é a culpada pelos conflitos árabes. Segundo ela, a religião não foi a primeira, mas sim a última interventora.

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA