Pautas | Pessoa Comunicação e Relacionamento | 24/07/2012 09:47:27 | 3090 Acessos
Empresa mineira quer produzir insetos para consumo humano
O Grupo Vale Verde, criador da cerveja Kaiser, da água de coco Kero Coco e da Cachaça Vale Verde, está sempre renovando os próprios negócios e investe até em insetos

O mesmo grupo responsável pela criação da cerveja Kaiser, da água de coco Kero Coco e da cachaça Vale Verde deu um passo inédito no Brasil quanto à fabricação e comercialização de insetos destinados ao consumo humano. A Nutrinsecta, empresas do grupo Vale Verde, localizada em Betim (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais, comercializa esses pequenos invertebrados para consumo de outros animais há três anos.

Agora, está em analise o pedido junto ao Ministério da Agricultura para a venda de insetos destinados à alimentação humana. Para abrir a atual fábrica, o empresário Luiz Otávio Pôssas Gonçalves investiu aproximadamente R$ 12 milhões em uma estrutura que permite a comercialização de baratas, moscas, grilos e tenébrios (larvas de besouro) vivos, desidratados e em forma de ração.

Pôssas descobriu o potencial econômico desses animais quando soube que, transformados em ração, poderiam reduzir o índice de mortalidade das aves criadas em cativeiro. O negócio deu tão certo, que a ração usada para alimentar as próprias aves passou a ser vendida para zoológicos de todo o país. Atualmente, a demanda é tão grande que Pôssas construirá uma nova fábrica de insetos, com capacidade para produção de 180 toneladas/ mês, além das 40 toneladas produzidas atualmente.

Nesse contexto, o pedido de autorização enviado ao Ministério da Agricultura, governo de Minas e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no início do ano, não vai mudar o foco do principal negócio da empresa, que é a venda de insetos, vivos ou processados, para alimentação de outros animais. A autorização serviria, portanto, como um atestado de qualidade, procedência e assepsia dos produtos da empresa para prospectar novos mercados.

A fim de abrir a pauta de discussão no estado e ampliar o tema no país, o parque ecológico Vale Verde, do mesmo proprietário, abriga o primeiro insetário da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) aberto á visitação. No roteiro, que faz parte das atrações do parque, guias apresentam diversas espécies de animaizinhos, como baratas, abelhas, moscas, tenébrios e grilos aos visitantes.

Insetos comestíveis
Mas, podemos comer insetos? Por mais estranho que possa parecer, a alimentação humana com esses animais, prática chamada de entomofagia, é amplamente difundida em algumas culturas do mundo. Só para se ter uma ideia, existem 1.417 espécies de insetos comestíveis conhecidas e cerca de 3.000 grupos étnicos ao redor do mundo que atualmente praticam a entomofagia em mais de 120 países. Quanto ao seu valor nutritivo, a carne do inseto é comparável às tradicionais, como a de porco, vaca, carneiro e peixe, com a vantagem de serem os insetos mais eficientes para converter vegetais em proteínas.

Saiba mais sobre a criação de insetos na Nutrinsecta
A Nutrinsecta Criação e Comércio de Insetos produz cinco espécies de insetos:
• Tenébrio comum (Coleoptera - Tenebrio molitor) – origem asiática. Atualmente é considerada uma espécie cosmopolita, ou seja, de ocorrência mundial.
• Tenébrio gigante(Coleoptera - Zophobas morio) – origem sul-americana, portanto é uma espécie nativa do Brasil.
• Grilo preto (Orthoptera – Gryllus assimilis) - origem sul-americana, portanto é uma espécie nativa do Brasil.
• Barata cinérea (Blattodea - Nauphoeta cinerea) - origem africana. Atualmente é considerada uma espécie cosmopolita.
• Mosca doméstica (Diptera – Musca domestica) - origem asiática. Atualmente é considerada uma espécie cosmopolita.

Características
Essas espécies são comestíveis, com alto valor nutricional, e são utilizadas em diversas partes do planeta como alimento animal e humano. Como atividade pecuária, requer baixo investimento. Do ponto de vista ambiental, considerando a experiência da Nutrinsecta, podemos citar a reduzida necessidade de água e espaço físico, aliada a reciclagem de 100% dos resíduos orgânicos produzidos (produção de húmus de minhoca) as principais vantagens.

Criação
A criação é feita em caixas plásticas ou de papelão, que impedem a fuga dos insetos, além de serem de fácil higienização. O manejo das cerca de 2000 unidades de criação que a Nutrinsecta possui é feita por uma equipe de 6 tratadores, responsáveis pela alimentação, limpeza, coleta de ovos e classificação dos insetos, entre outras atividades.
A alimentação se resume a uma ração farelada seca desenvolvida pela Nutrinsecta e de uma fonte de umidade. A ração é feita a base de farelo de trigo, soja e milho, leveduras e premix mineral e vitamínico. Como fonte de umidade, é utilizado utilizamos frutas de época como manga e laranja, cana-de-açúcar e também outros vegetais com alto valor nutritivo que produzimos, como folhas de amoreira e de ora-pro-nobis.

Produção
A Nutrinsecta atualmente produz cerca de 2 toneladas de insetos para alimentação animal, e conta com a primeira fábrica de insetos comestíveis do Brasil aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Insetos desidratados são adquiridos basicamente por fabricantes de ração, que utilizam oinseto inteiro misturado a sementes, pellets e frutas secas; ou triturado incorporado à farinhadas e misturas a para extrusão; e na forma viva principalmente por criadores de pássaros, répteis e primatas, e como isca para pesca.
Atendendo a demanda recebida, já temos em estudo a construção de uma nova unidade para produção de rações com insetos, e outra para produção de insetos comestíveis para alimentação humana (farinha de insetos, doces, insetos desidratados com temperos, barras de cereais com insetos)
Fonte Gilberto Schickler, zootecnista.

Sala de imprensa Pessoa Comunicação e Relacionamento
Empresa Pessoa Comunicação e Relacionamento Ltda