Pautas | TV Cultura | 30/07/2012 13:59:51 | 429 Acessos
"Nossa sociedade não gosta de educação", afirma Paulo Ghiraldelli no Provocações
Antonio Abujamra recebe o filósofo e escritor para falar, ainda, sobre política e sexualidade em programa inédito desta terça-feira (31/7), às 23h

O convidado do Provocações desta terça-feira (31/7) se autointitula “filósofo de São Paulo” e também é reconhecido como um provocador. Paulo Ghiraldelli é o entrevistado de Antônio Abujamra no programa que vai ao ar às 23h, na TV Cultura.

Doutor e mestre em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e pela PUC-SP, Ghiraldelli possui um extenso currículo e apresenta-se como um estudioso. Entretanto, quando questionado sobre educação, coloca-se sob um viés pessimista: “Nossa sociedade não gosta de educação, pelo menos não agora”. E completa: “O Brasil de hoje é um Brasil onde uma boa parte das pessoas descobriu que pode ser gente sem estudo”.

Especificamente sobre o estudo acadêmico da filosofia, Ghiraldelli critica a falta de ação dos jovens em formação neste segmento: “Você tem que chamar o aluno e falar assim pra ele: ‘Aqui é o lugar onde você vai ter mais nota quanto mais você errar, quanto mais você experimentar, quanto mais você desobedecer, quanto mais você ousar. Então vamos ver se você tem coragem de errar.’ Aí ele não erra, responde tudo certo. Aí você reprova o cara, porque não pode dar certo um negócio desse”, desabafa o professor.

Ainda sobre educação, o filósofo é retórico ao colocar seu parecer sobre o ensino a distância: “O grande problema do ensino a distância é que ninguém ainda conseguiu responder a uma pergunta: ‘qual a distância do ensino a distância?’”.

Ghiraldelli também examina as minúcias da direita e da esquerda moderna e do bipartidarismo. E além das críticas à corrupção, os temas homossexualidade e pedofilia entram em pauta e não escapam do crivo do doutor.

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA