Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Em Pauta Comunicação | 09/08/2012 11:52:25 | 849 Acessos
Para que se torne mais efetivo, o 'feedback' precisa ser deslocado para o futuro, tornado-se 'feedforward'
Alfredo Castro, diretor-sócio da MOT, fala da importância que o tema feedback tem tomado dentro dos programas de liderança e dá dicas de como agir na hora de praticar a ferramenta

“O termo feedback é muito usado, mas pouco traduzido. Ele significa alimentar o outro com informações do passado que interferiram no desempenho”, conceitua Alfredo Castro, diretor-sócio da MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial. Para dar eficiência à ação, o consultor ressalta que o real sentido do feedback é melhorar as ações futuras no trabalho.

Para tornar o feedback uma ferramenta mais eficaz e eficiente, a MOT desenhou um treinamento específico sobre o tema, dentro dos programas de liderança que desenvolve. “O passado não pode ser mudado. Por isso, preferimos usar o termo feedforward, que significa ‘alimentar para frente’. O objetivo é deslocar o feedback para o futuro e preparar o profissional para aquilo que virá”, avalia Castro. Por isso, dentro dos treinamentos de desenvolvimento de carreira que a MOT oferece às empresas, o módulo sobre como aceitar e oferecer feedback merece destaque.

A ideia central do “feedforward” é aparelhar os profissionais para que passem por situações futuras com mais preparo do que passaram por outras situações anteriores. O gestor desse profissional pode, por exemplo, dar orientações e dicas de como agir e se preparar para aquelas situações, sem necessariamente aludir a erros passados. “Discutir com base no passado é improdutivo. O melhor é dar ao profissional instrumentos para que ele melhore seu desempenho em situações posteriores”, acredita o consultor.

Para que o feedback seja eficiente, o profissional que o recebe também deve saber aceitá-lo para que possa, de fato, desenvolver sua carreira de forma adequada. “É importante ressignificar a crítica, conscientizar-se de que ela é um processo construtivo”, orienta Castro.

A MOT já realizou treinamentos de desenvolvimento de carreiras, com ênfase em feedback, para profissionais de diversas empresas, como a AES Eletropaulo, Sony, Unesp e Bradesco. Nesses treinamentos, são ensinadas as técnicas para que um gestor dê o feedback de maneira construtiva e também para que os profissionais possam ouvir e aproveitar de maneira positiva o que seus gestores têm a dizer. Com isso, o feedback torna-se uma ferramenta mais eficaz e efetiva no desenvolvimento profissional.

 

Dicas de Alfredo Castro para realizar um feedback efetivo:

- O feedback não deve ser encarado como um julgamento, mas como uma ferramenta para acompanhar o desempenho e o desenvolvimento do profissional;

- Deve se basear em fatos, não em atitudes das pessoas;

- O feedback não avalia a habilidade de um profissional. Se um profissional não tem uma determinada habilidade, ele deve desenvolvê-la, mas em um outro âmbito, diferente daquele a que o feedback se destina;

- Deve ser realizado para solucionar um problema, não para criticar um profissional;

- Deve ser voltado à descrição objetiva dos fatos, não à avaliação crítica da situação;

- Validar, em uma atitude afirmativa, é mais eficaz do que invalidar. Com isso os profissionais sentem-se valorizados e aceitos;

- Seja específico, e não genérico, quanto aos que precisa ser esclarecido. Vá direto ao ponto;

- Exerça a escuta ativa: faça com que seu interlocutor saiba que ele está sendo compreendido e que sua fala está sendo respeitada.

Sobre a MOT

A MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial – é uma empresa de soluções em treinamento, desenvolvimento e gestão de pessoas. Desenvolve programas, palestras, projetos e processos de mudança para levar seus clientes – empresas dos mais variados segmentos – a conquistar competitividade e excelência de desempenho em seus mercados. Formada por uma equipe de cerca de dez profissionais, a MOT é liderada pelos diretores-sócios Alfredo Castro e Valéria José Maria.

Sobre Alfredo Castro

Um especialista em desenvolver equipes. Assim pode ser definido Alfredo Castro, profissional com formação em Engenharia e pós-graduação em Finanças. É Lead Assessor da ISO 9000 e possui especialização em Qualidade, Psicologia e Eficiência Organizacional pela DDI, American Supplier Institute e Euroquest (EUA). Atua também como professor de cursos de MBA da FIA/USP, palestrante e escritor, além de prestar consultoria pela MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial, da qual é diretor-sócio.

Castro é membro do Advisory Committee da ASTD (American Society for Training and Development) em Washington e preside o Conselho da entidade no Brasil. É também diretor técnico da ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento –, membro de comissões do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - e membro do Conselho de Administração de algumas organizações no Brasil e no exterior.

Compartilhar
Sala de imprensa Em Pauta Comunicação
Empresa EM PAUTA COMUNICAÇAO ASSESSORIA E PUBLICIDADE LTDA
Contato Simone Valente
E-mail empauta@empautacomunicacao.com.br Fone (11) 35677854
Editoria (s) Geral
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
PÉS ESTRANGEIRA DIFERENÇAS PROMOÇÃO DENTRO Netto
APOIO REFUGIADOS III ANUNCIA ENSINO Valdemar
MARINA PAIVA LANÇA ITAJAÍ ESCOLHAS embarcação
INICIATIVA SUPERESPORTIVA TEMPO SALÃO BRASIL Ambiência
FACILITA SOLTAR YACHTS LIMITADO IMPRENSA Armatti
NÁUTICO CREDENCIAMENTO VENCENDO CRIME CAMINHOS WeWork
LÍNGUA CONHECER PROFISSÕES GLOBAL CONTI motivadora
BALÃO
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta