Pautas | TV Cultura | 13/08/2012 14:11:35 | 615 Acessos
"Não sou excluída e nunca mais vou ser", declara a poetisa Tula Pilar Ferreira no Provocações
A vendedora da revista Ocas, que quase se tornou moradora de rua, é a convidada de Antônio Abujamra em programa inédito desta terça-feira (14/7), às 23h

O retrato de milhares de brasileiras aparece na figura da irreverente poetisa Tula Pilar Ferreira. Uma mulher que nunca conheceu o pai e que, durante a fase em que não conseguia emprego como empregada doméstica por causa de sua costumeira ousadia, quase chegou a morar na rua, mas deu a volta por cima e tornou-se vendedora de uma reconhecida revista cultural, a Ocas. Esta é a entrevistada de Antônio Abujamra, no Provocações desta terça-feira (14/8). O programa vai ao ar pela TV Cultura, às 23h.

Autora do livro Palavras Inacadêmicas, Tula – cujas composições conquistaram espaço, inclusive, na revista que promove – aponta que para fazer poesia não é preciso ser um acadêmico. Atualmente, a poetisa lê Bocage, Cora Coralina e Moacir Scliar, mas, no passado, sua curiosidade pelo conhecimento lhe rendeu problemas. Ela lembra que quando dependia das referências das antigas patroas, costumava ouvir: “[...] ela quer sempre estudar, ela quer sempre sair, ela é muito ousada”. E ainda: “Ela tem este defeito e tende a passar isso para os outros funcionários”.

Com os estudos concluídos depois de adulta e reconhecida pelas poesias que escreve, Tula, atualmente, realiza saraus itinerantes, com diversas abordagens, e até já viajou para o exterior com a revista Ocas. Sua trajetória encoraja as amigas e inspira os próprios filhos a seguirem uma vertente artística.

Ao falar sobre emprego, é firme no posicionamento: “Eu estou dispensando emprego. Eu acho que o trabalhador brasileiro aceita tudo, tem medo de perder o emprego, adoece e morre”. Também é afirmativa quando diz: “Se estou bem informada, sei me defender. Não sou excluída e nunca mais vou ser”.

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA