Pautas | TV Cultura | 21/08/2012 09:16:39 | 237 Acessos
"Eu acho que o Glauber não agia com lógica", diz Jorge Bodanzky no Provocações
Cineasta fala com Antônio Abujamra sobre seu filme Iracema, uma Transa Amazônica, que ficou proibido no Brasil durante seis anos. Nesta terça (21/8), às 23h, na TV Cultura

O filme Iracema, uma Transa Amazônica, produzido na época da ditadura militar, em 1974, em coprodução com a tevê alemã, ficou perdido nas gavetas da Embrafilme por seis anos. Seu diretor, Jorge Bodanzky, fala sobre essa questão e outros assuntos ligados ao universo da sétima arte, nesta terça-feira (21/8), a partir das 23h, no Provocações, com apresentação de Antônio Abujamra, na TV Cultura.

Por causa da parceria com a os alemães, o cineasta Glauber Rocha acusou Bodanzky de ser um “agente do imperialismo alemão”. O convidado de Abujamra lembra, no programa, que Glauber era muito vaidoso. “Eu acho que o Glauber não agia com lógica... É tão ilógica, tão estapafúrdia esta declaração, que eu dei risada e continuei em frente”.

Iracema, uma Transa Amazônica foi premiado na França, Alemanha e Itália. “O filme encarou o real, eu coloquei dois atores dentro de uma situação real, e isso criou um docudrama, que na época não era usual. O cinema brasileiro trabalhava dentro de uma fantasia por causa da censura e de outras razões”, conta o cineasta.

Bodanzky aborda também o viés ambiental em suas obras, embora, na época, isso ainda não fosse uma preocupação. “Não tinha esse nome ambiental. A gente fazia um cinema político mesmo e, consequentemente, ambiental, porque a questão ambiental é uma questão política”.

Seu mais recente filme — No Meio do Rio, Entre as Árvores —, ainda inédito no Brasil, foi premiado no México, na categoria de Melhor Documentário. Jorge Bodanzky é pai da também cineasta Laís Bodanzky.

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA