Pautas | TV Cultura | 27/08/2012 15:53:25 | 334 Acessos
"Um pensa que é Deus, o outro tem certeza", cutuca José Lofti no Provocações
O neurocirurgião fala a Antônio Abujamra sobre talento, emoções e criatividade sob o ponto de vista fisiológico. Nesta terça-feira (28/08), a partir das 23h, na TV Cultura

Para falar sobre um dos mais complexos órgãos do corpo humano – o cérebro –, Antônio Abujamra recebe o médico neurocirurgião José Lofti Neto. Em programa inédito, o apresentador provoca o entrevistado ao questionar a real origem dos sentimentos; os motivos que levam à ocorrência de diversas doenças encefálicas e quais os tratamentos mais adequados para as mesmas. O Provocações vai ao ar nesta terça-feira (28/8), a partir das 23h, na TV Cultura.

A medicina contemporânea afirma que o cérebro humano é dividido em duas metades. “Nos indivíduos destros – que são a maioria – você tem o cérebro esquerdo como dominante, mais ligado à linguagem. E o hemisfério direito mais ligado à criatividade”. O cirurgião afirma ainda que toda reação emocional é neurológica e também que as competências de cada personalidade são apenas aptidões desenvolvidas.

Quando questionado sobre a funcionalidade do coração em relação ao cérebro, Lofti brinca e define o impasse entre os órgãos com uma frase comum entre os médicos destas duas diferentes especialidades: “Um pensa que é Deus, o outro tem certeza”.

Ainda durante a entrevista, o médico comenta os avanços da neurocirugia e sua posição no cenário mundial: “A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia é hoje uma das maiores do mundo. Nós, neurocirurgiões brasileiros, não devemos nada a ninguém”. Mas completa com um aspecto negativo da área: “[...] infelizmente a pesquisa científica não acompanha essa prática”.

O médico termina expondo o lado mais humano daqueles que lidam com a linha tênue que separa a vida da morte. Ele mesmo se coloca como medroso quanto às doenças que sofre e confessa não seguir recomendações clínicas quando está na posição de paciente.

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA