Pautas | TV Cultura | 03/09/2012 13:49:52 | 123 Acessos
"Se tivesse vivido de longa-metragem, teria terminado como morador de rua", sentencia Ugo Giorgetti, no Provocações
O cineasta critica política de investimento ao cinema em edição que vai ao ar nesta terça-feira (4/9), às 23h, na TV Cultura

O programa Provocações, apresentado por Antônio Abujamra na TV Cultura, entrevista nesta terça-feira (4/9), a partir das 23h, o cineasta Ugo Giorgetti.

Ele não poupa palavras para expressar seu descontentamento com os métodos de produção do cinema nacional. Ao dar sua opinião sobre os investimentos no setor, é direto: “Não há ninguém que consiga dinheiro para nenhum cineasta brasileiro, senão ele mesmo”. E completa: “Antigamente, você tinha que encontrar um louco (...) para entrar com dinheiro para o filme. Depois que apareceram as leis de incentivo, é você”.

Quando questionado sobre como é fazer cinema no Brasil, sentencia: “Se tivesse vivido de longa-metragem, eu teria terminado como morador de rua”.

Giorgetti, então, se afastou do cinema para trabalhar, também como diretor, no mercado publicitário. Durante o programa, conta que atuou na área por mais de 30 anos, até terminar esquecido. Para ele, a publicidade só quer realizadores jovens.

Seu mais recente trabalho, Cara ou Coroa, contextualiza os tempos da ditadura militar no Brasil, mas não trata diretamente do assunto: “O filme não é exatamente sobre a ditadura, é sobre o período da ditadura, que era um período de grande efervescência cultural”, adianta o cineasta.

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA