Pautas | TV Cultura | 24/09/2012 13:00:30 | 346 Acessos
"A literatura infanto-juvenil na verdade é para todos", declara o escritor João Carrascoza no Provocações
Antônio Abujamra recebe o publicitário, professor e autor no programa inédito desta terça-feira (25/9), às 23h

Ele não é autor de best sellers, mas já foi premiado diversas vezes dentro e fora do Brasil. Recebeu importantes prêmios literários, como o Prêmio Jabuti, o Prêmio Guimarães Rosa e o Prêmio da Biblioteca Nacional. O convidado do Provocações desta terça-feira (25/9) é João Carrascoza, redator publicitário, professor, ensaísta, contista e autor de livros infanto-juvenis. O programa da TV Cultura vai ao ar às 23h.

Entrevistado por Antônio Abujamra, ele conta que herdou de seu pai, que era um grande contador de histórias, a paixão pela literatura. João explica sua flexibilidade na produção literária: “Eu me sinto um escritor que o tempo todo pode estar modulando e calibrando a linguagem para o tipo de texto que preciso construir”.

Na sua opinião, os livros infanto-juvenis não deveriam carregar esse rótulo. “A literatura infanto-juvenil é para todos, e o mercado a coloca como se determinado público pudesse ler aquela história, quando na verdade a literatura é feita para abrir caminhos, e não para limitar”.
Para ele, ser premiado tem uma importância maior. “O prêmio principal é ter leitores sensíveis, que quando leem seus textos, interpretam ou se identificam com o seu personagem, ou entendem aquelas obsessões, se misturam com aquelas dores, sentem que aquelas vozes os representam dentro de um mundo angustiante, sufocante”.

Além do seu trabalho como autor, João fala sobre a sua atuação no mercado publicitário e explica aquilo que denomina como marketing de guerrilha, adotado principalmente por empresas de pequeno porte, que não têm como competir por espaço na mídia com as grandes corporações. “É uma forma de se valer do marketing, nesses tempos contemporâneos […] você trabalha em pequenos flancos, escondido, porque você não pode ter grandes exposições na mídia. Então você faz ações que também podem impactar sem gastar muito”.

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA