Pautas | TV Cultura | 12/11/2012 16:42:28 | 52 Acessos
Provocações entrevista deficiente auditiva que se expressa em 32 idiomas com linguagem de sinais
A atriz e professora de línguas Sueli Ramalho, que nasceu com surdez profunda, é a entrevistada da edição desta terça-feira (13/11). No ar às 23h, na TV Cultura

Vinda de uma família na qual todos são surdos profundos, Sueli Ramalho observava o mundo quando criança somente pelo seu ponto de vista: “Eu morria de dó porque ninguém conseguia falar com as mãos, só a minha família que sabia. Aliás, para mim, só minha família era normal; o resto, todos eram deficientes”. Ela, que também tem a deficiência desde que nasceu, é a entrevistada desta terça-feira (13/11) do Provocações. No ar às 23h, na TV Cultura.

Atriz e professora de línguas, Sueli conversa em 32 idiomas em linguagem de sinais. Além disso, é perita em leitura labial e fala o português fluentemente. No entanto, revela uma curiosidade pessoal: “Me falaram que voz de homem e mulher tem diferença. Eu custo a acreditar”.

Em sua infância, achava que a orelha não tinha função: “Fica pendurada na cabeça, sem função nenhuma. Meus avós falavam que nas mulheres era para usar o brinco e nos homens, para o cavalheirismo”.

Sueli conta ainda a origem de alguns sinais curiosos e explica a estrutura das frases na comunicação em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). “O deficiente auditivo tem uma cultura totalmente diferente. O nosso recurso é visual, seguimos conforme a luz, enquanto as pessoas que ouvem seguem conforme o som [...] Na nossa mente só tem tudo que nós vemos, tudo que é concreto”. Em relação a conceitos abstratos, explica: “Sem mostrar algo concreto, de imagem, eles [os surdos] não vão conseguir entender”.

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA