Eventos | Jô Ribes Comunicação | 03/12/2012 18:05:17 | 734 Acessos
Chega a vez do estado do Pará receber a Caravana de Escritores
Entre os autores estão o carioca Mauro Santa Cecília, compositor do Barão Vermelho, o folclorista mineiro Rogério Andrade Barbosa e o escritor paraense Airton Souza

Promover a leitura e a literatura é o principal objetivo da Caravana dos Escritores, projeto idealizado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), com recursos do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL). Com a meta de atingir 75 caravanas até o final de janeiro de 2013 e de envolver pelo menos 225 escritores, o projeto aporta, nos dias 6 e 7 de dezembro, na cidade de Tomé-Açu, e no dia 7 em Marabá, ambas no Pará.

Por onde passa, a Caravana disponibiliza ao menos três autores de literatura brasileira, sendo que um deles deve ser regional e todos devem ter até três livros publicados com ISBN. Os autores convidados pelas próprias entidades organizadoras do evento têm sua presença pautada por debates e palestras voltados aos alunos das redes de ensino municipal e estadual.

A Caravana de Escritores: Os Passos da Leitura, de Tomé-Açu conta com os autores Mauro Santa Cecília, Rogério Andrade Barbosa e Walcyr Monteiro, enquanto o 1º Encontro Literário do Sul e Sudeste Paraense, que começa no dia 06 de dezembro, recebe os escritores paraenses Abilio Pacheco, Airton Souza e Carlos Correia.

Período Data(s) da(s) Caravana(s) Município Evento/ Local Escritores
do Evento
06 e 07 06 e 07
Tomé-Açu Caravana de Escritores:
Os passos da Leitura Mauro Santa Cecília Rogério Andrade Barbosa
Walcyr Monteiro
06 e 07 07
Marabá 1º Encontro Literário do Sul e Sudeste Paraense Abilio Pacheco
Airton Souza
Carlos Correia

Perfil dos escritores na Caravana de Escritores: Os Passos da Leitura

Mauro Santa Cecília – Nasceu no Rio de Janeiro, formou-se em Direito na UERJ, é mestre em Literatura Brasileira (PUC-RJ). Poeta, compositor e romancista, é parceiro de Frejat e do grupo Barão Vermelho e coautor de músicas como “Por Você” e “Amor pra Recomeçar”. Escreveu os livros de poesia “A todo o transe”, “Olho frenético”, do romance “Cão de cabelo” e ganhou o Prêmio Literário Stanislaw Ponte Preta 94, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Rogério Andrade Barbosa – Mineiro que se graduou em Letras na UFF (RJ) e fez Pós-Graduação em Literatura Infantil Brasileira na UFRJ. Professor, escritor, contador de histórias e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau. Publicou em 25 anos de carreira, mais de 70 livros infantis e juvenis, alguns traduzidos para o inglês, espanhol e alemão. Dentre seus prêmios, constam 14 Altamente Recomendável para Crianças e Jovens - FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de Literatura Infanto-juvenil, Rio de Janeiro.

Walcyr Monteiro – Natural de Belém do Pará, é jornalista profissional, tendo trabalhado e colaborado em diversos jornais e revistas. Atuou como professor de ensino médio e superior nas disciplinas Antropologia Cultural, Economia Brasileira e Ciência Política na área da educação. Presidente do Centro Paraense de Estudos do Folclore e secretário do Instituto Histórico Geográfico do Pará. Também ministra palestras sobre folclore.

Perfil dos escritores no 1º Encontro Literário do Sul e Sudeste Paraense

Abilio Pacheco – Cursou Licenciatura Plena em Letras na UFPA-Marabá, tem duas especializações na área e Mestrado em Estudos Literários pela UFPA-Belém. Lecionou na ETRB (Escola Tenente Rêgo Barros) e no IFPa (instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Pará), onde ajudou a implantar o curso de Letras e atuou no Ensino à Distância e na Especialização em Educação para as Relações Étnico Raciais. Aos 17 anos obteve o primeiro destaque em certames literários com o poema “Elegia de Maria”. Publicou “Poemia”, “Mosaico Primevo” e “Riscos no Barro: ensaios literários”.

Airton Souza – Natural de Marabá, o escritor é Acadêmico de História da Faculdade Metropolitana de Marabá e de Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA). É membro da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, de quem recebeu a comenda Estrela Dourada por sua obra ter alcançado mais de 50 mil acessos no site da entidade. É autor dos livros: “Incultações Noturnas”, “O Cair Das Horas”, “Habitação Provisória” e “Rua Displicente”. Possui poemas publicados em Portugal e é membro da ALSSP - Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, com sede em Marabá.

Carlos Correia Santos – paraense natural de Belém. Bacharel em Direito, jornalista e produtor cultural. Idealizador, coordenador e apresentador de vários projetos de incentivo à leitura na região amazônica, entre os quais se destacam: "Café com Verso e Prosa" (realizado em Belém), "Café com Leituras" (realizado no município paraense de Castanhal) e Estrada de Letras (realizado nos municípios paraenses de Paragominas, Marabá, e Santarém), e em Macapá, capital do Amapá). Preside a ONG literária Cia. Amazônica do Livro, tem diversas obras publicadas e já ganhou vários prêmios regionais.

Serviço:
Caravana de Escritores por Fundação Biblioteca Nacional e Câmara Brasileira do Livro
Eventos: Caravana de Escritores: Os Passos da Leitura e 1º Encontro Literário do Sul e Sudeste Paraense

Data 06/12/2012
Cidade TOMÉ-AÇU Estado PARÁ País BRASIL