Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | TV Cultura | 21/01/2013 13:41:23 | 475 Acessos
Provocações entrevista criador de biblioteca itinerante para moradores de rua
Robson Mendonça é o convidado de Abujamra na edição desta terça-feira (22/1). Programa vai ao ar às 23h, na TV Cultura

“Sou chamado por alguns de ‘O Bigode’; pelos moradores de rua, de ‘Pai’; e pela polícia, de advogado dos mendigos”. Esse é Robson Mendonça, presidente do Movimento Estadual da População de Rua e dono de uma das biciclotecas mais cobiçadas da cidade. Ele é o entrevistado de Antônio Abujamra no Provocações desta terça-feira (22/1). A edição vai ao ar às 23h, na TV Cultura.

Ele conta como foi sua trajetória de agropecuarista no Rio Grande do Sul a morador de rua em São Paulo: “Ao chegar [em São Paulo], fui abordado por assaltantes que pensaram em me roubar. Ao ver meu extrato bancário, a importância que eu tinha - equivalente hoje a uns R$ 200 mil -, resolveram então fazer um sequestro”.

Robson foi deixado por seus captores sem documentos e sem dinheiro. Quando procurou a polícia, diz que virou uma ‘bola de pingue-pongue’. “Me encaminhavam de uma delegacia para a outra”.

Hoje, como presidente do Movimento Estadual da População de Rua, eleito pelos próprios moradores de rua, Robson conta como é ocupar o cargo: “Volta e meia estamos dormindo em baixo de viadutos, acampando com eles, vendo as necessidades que eles têm, principalmente quando ocorrem chacinas contra moradores de rua e perseguição do poder público”.

Robson também revela como teve a ideia da ONG Bicicloteca, que o faz percorrer o centro da cidade com uma bicicleta carregada com 150 kg de livros: “Comecei a procurar as bibliotecas pra ler. Ao sentar à mesa, a pessoa se levantava porque não queria se sentar perto de um morador de rua. Eu tentava retirar um livro e não podia porque não tinha comprovante de residência. Aí surgiu a ideia de criar uma biblioteca itinerante que levasse o livro às pessoas sem burocracia”.

A primeira bicicloteca foi roubada e vendida na Cracolândia por cinquenta reais. “Há males que vem para o bem. (...) O roubo deu uma repercussão internacional, aí eu passei a ganhar outras biciclotecas”.

Compartilhar
Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA
Contato Guilherme Mariano
E-mail guilhermemariano@tvcultura.com.br Fone (11) 21823282
Editoria (s) TV e Rádio
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta