Pautas | Holding Comunicações | 28/02/2013 11:07:21 | 2446 Acessos
Centros cirúrgicos brasileiros investem em Sala Híbrida

Esse tipo de sala, inteligente, oferece mais segurança, praticidade e conforto nas cirurgias. Trata-se do conjunto de equipamentos cirúrgicos, de imagens e de diagnósticos à disposição do profissional na própria sala de cirurgia. O Hospital Pro Cardíaco do Rio de Janeiro, por exemplo, é um dos mais recentes a investir nesse conceito.

Muito comum nos Estados Unidos e na Europa, a Sala Híbrida também ganha a adesão dos principais hospitais nacionais, pois traduz o que existe de mais moderno no que se refere à estrutura operacional no momento de realizar tratamentos poucos invasivos e cirurgias. Esse novo modelo de sala cirúrgica também é chamada de inteligente, projetado pela MAQUET, do grupo sueco Getinge, uma das maiores empresas fornecedoras do mundo de produtos médicos para salas cirúrgicas, laboratórios e unidades de tratamento intensivo.
A Sala Híbrida é considerada um novo paradigma de atendimento e modernização dos centros cirúrgicos, na qual, além de equipamentos, imagens e iluminação inteligentes que oferecem conforto ao médico e ao paciente, há a integração da sala ao hospital e a locais externos. Normalmente, o paciente deve ser deslocado em outros ambientes para outros procedimentos, como raio X por exemplo, porém, na sala inteligente, o médico pode acessar o prontuário eletrônico do paciente dentro do próprio centro cirúrgico, numa tela plana localizada na parede.

Nesse tipo de sala, os equipamentos e acessórios integram-se de forma a oferecer todo suporte ao médico e paciente, tais como: mesas cirúrgicas que se adaptam ao paciente, e não o paciente a elas; luz de LED que não esquenta o ambiente e não produz sombra, com sensores de presença automáticos que apagam as luzes onde está a cabeça do médico. Além disso, a claridade é redistribuída para outras áreas onde é possível mitigar sombras e calor; câmeras e monitores para gravar e acompanhar a cirurgia, que pode ser assistida em qualquer lugar do mundo, dentre outros avanços que facilitam a rotina do centro cirúrgico, diminuem a quantidade de fios e cabos à mostra e aprimoram o fluxo de trabalho no centro cirúrgico.

De acordo com o Norman Pierre Günther, CEO do Grupo Getinge para a América Latina, a grande diferença da Sala Híbrida MAQUET é que esta, além de poder ser utilizada para procedimentos convencionais de angiografia, por exemplo, também é indicada para cirurgias de alta complexidade, pois os equipamentos usados são os mais modernos do mundo e permitem qualquer tipo de cirurgia. "A mesa Magnus, por exemplo, possui movimentos extremos e tampos translúcidos, o que permite um melhor diagnóstico e comodidade para o paciente", comenta.

Sala inteligente: uma realidade brasileira
A Sala Hibrida, na verdade, são duas em uma. Uma para diagnóstico/intervenção cardíaca, neurológica, ortopédica, traumatológica e uma sala cirúrgica para todo tipo de procedimento. Estes poderiam ser cirurgias sem corte, cirurgia aberta com uso da máquina extracorpórea, e até cirurgia ortopédica em um caso extremo. "A grande vantagem para o paciente e cirurgião é que, no caso de uma emergência, não se faz necessário a troca de sala. Sob o ponto de vista financeiro, a vantagem é ter mais uma sala cirúrgica à disposição, garantindo uma ocupação ideal das outras salas", observa Günther.

Além de ser uma sala de uso híbrido, o sistema MAQUET possui ainda um mecanismo inteligente de gravação de imagens, com melhor ergonomia para os cirurgiões com monitores móveis e sistemas de suporte com fácil movimento. Toda a sala é projetada conforme as necessidades dos usuários para garantir um melhor resultado nos procedimentos.

Essa realidade não é exclusividade dos melhores hospitais da Europa e Estados Unidos. Os pacientes brasileiros não precisam viajar ao exterior para serem contemplados com tanta tecnologia. Um dos mais recentes hospitais a investir nesse tipo de sala é o Hospital Pró Cardíaco do Rio de Janeiro, por exemplo.

De acordo com o diretor Clínico do Hospital, Dr. Evandro Tinoco Mesquita, dentre os hospitais privados do Rio de Janeiro, o Pró-Cardíaco sai na frente. "Será a primeira sala com conceito híbrido no Estado, associando equipamento de diagnóstico com integração de sala cirúrgica, permitindo que pacientes com alta complexidade possam ser tratados simultaneamente de forma invasiva, com cirurgia convencional, ou através de procedimentos endovasculares ou ainda de forma combinada", diz Dr. Mesquita.

A MAQUET é um dos principais fornecedores de produtos e serviços de tecnologia médica para salas cirúrgicas e unidades de terapia intensiva em todo o mundo. Desde sua fundação há mais de 170 anos, a MAQUET transformou-se em sinônimo de inovação e desenvolvimento tecnológico no campo da medicina.

Grupo Getinge
Especializado em desenvolver as mais altas tecnologias médicas, o Grupo Getinge engloba três áreas de negócios: a Arjohuntleigh - Extended Care, Getinge - Infection Control e a MAQUET - Medical Systems.

MAQUET - The Gold Standard
www.maquet.com