Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | TV Cultura | 01/03/2013 17:20:44 | 641 Acessos
"Grande parte dos educadores não tem o menor compromisso com a escola", afirma a acadêmica Ana Maria Haddad no Provocações
Visualizar imagem
A convidada traça um perfil dos alunos e dos professores do Ensino Superior, e ainda faz ressalvas sobre a tecnologia na educação

O Provocações recebe nesta terça-feira (6/3) a acadêmica Ana Maria Haddad Baptista. Na entrevista com o apresentador Antônio Abujamra, ela questiona a qualidade do ensino superior no Brasil e traça um perfil dos alunos e mestres destas instituições. A edição vai ao ar às 23h, na TV Cultura.

Para Ana Maria, o atual universitário é um jovem cansado que não consegue construir repertório pela falta de tempo. “O aluno real é um aluno que trabalha muito. Ele vai para a universidade no período noturno e trabalha o dia todo ou, mesmo que ele estude de manhã, ele já levanta cansado e, depois da universidade, vai trabalhar. Ele tem pouco tempo de leitura e dedicação”, explica.

Ela defende que o professor deve proporcionar uma aula provocativa para despertar o interesse dos estudantes. “O aluno não quer chegar à sala de aula e ter uma aula sem graça, que não o leve a algumas reflexões, que não o leve a construir. Ele não quer isso, porque são conteúdos que ele facilmente buscaria na internet."

Questionada sobre a qualidade do ensino superior no Brasil, a professora acadêmica com doutorado em comunicação e semiótica diz que a culpa não é exclusiva do aluno e do mercado de trabalho que ele está inserido. "Grande parte dos educadores não tem o menor compromisso para com a escola. Claro, para ser um bom educador, de fato, a primeira coisa é ter paixão por aquilo que faz".

Embora os rumos da educação no Brasil ainda estejam bem distantes do satisfatório, Ana Haddad é otimista: "há um esforço muito grande por parte do governo e de várias instituições para melhorar [a educação]. Acho que isso já é um grande passo".

Adepta dos recursos tecnológicos, a professora dá sua opinião sobre o uso da internet em sala de aula: "a internet só pode ser uma ferramenta a partir do momento que o professor não fique levando para a sala de aula essa parafernália tecnológica e substituindo o quadro negro por uma tela. Agora, pode ser uma ferramenta quando você indica os caminhos de pesquisa", finaliza.

Os releases da TV Cultura, TV Rá Tim Bum! e Rádios Cultura Brasil e FM estão disponíveis no portal cmais - http://cmais.com.br/imprensa.

Compartilhar
Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA
Contato Vânia Barboni
E-mail vania@tvcultura.com.br Fone (11) 21823282
Editoria (s) TV e Rádio
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta