Pautas | CDN São Paulo | 04/03/2013 11:14:50 | 1468 Acessos
Hospital Geral de Itapecerica da Serra recebe selo de padrão internacional de qualidade
Unidade tornou-se o único hospital geral público com certificação concedida pela Joint Commission International, presente em 90 países

O Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), na Grande São Paulo, recebeu mais um certificado que comprova sua excelência no atendimento e serviços oferecidos à população. A unidade do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pelo Seconci-SP, através do modelo de gestão por Organização Social de Saúde, recebeu o selo Internacional de Padrão de Qualidade da Joint Commission Internation (JCI), líder mundial em certificação na área de saúde, presente em 90 países e no Brasil responsável por acreditar hospitais de referência como Albert Einstein, Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Hospital do Coração.

A certificação é resultado da ação constante do HGIS na busca pela adoção de boas práticas e adequação às exigências internacionais com os mais elevados padrões de cuidado não só para com o paciente como também para a melhoria de processos voltados aos resultados. O selo torna a unidade o único hospital geral público do Brasil com a acreditação internacional da JCI.
Para obter a importante certificação, o HGIS percorreu um longo caminho desde sua inauguração, em 1999. Ciente da importância de sempre buscar a qualidade da assistência, a unidade obteve em 2009 a acreditação com excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a mais importante do país.

Em 2010, o HGIS deu um novo passo na busca pela qualidade e eficiência, partindo para a certificação internacional. Para isso, a equipe do hospital conheceu a metodologia da JCI e alinhou seus processos às exigências necessárias para obter o selo.
Em novembro de 2012, a unidade recebeu uma equipe internacional de avaliadores da JCI, que visitou todo o HGIS e acompanhou os processos de atendimento de vários pacientes, avaliando se os padrões exigidos eram atendidos. O relatório final apontou que dos 1.221 itens avaliados, 1.189 estavam em conformidade e garantiu o selo de padrão de qualidade internacional ao hospital.

“No Brasil são apenas 23 unidades certificadas pelos padrões da JCI e o HGIS é o primeiro hospital geral público a receber esse selo. Isso nos deixa orgulhosos, pois é o reconhecimento da proposta de trabalho de alta eficiência e qualidade estabelecida desde a nossa inauguração”, afirma Dr. Didier Roberto Torres Ribas, superintendente hospitalar do HGIS.

Hospital Geral de Itapecerica da Serra
Inaugurado em 3 de março de 1999, o Hospital Geral de Itapecerica da Serra fez parte do primeiro grupo de hospitais paulistas sob o modelo de gestão com Organizações Sociais de Saúde.

As boas práticas são uma busca constante do HGIS desde sua abertura, quando a conceito de humanização começou a ganhar forma no Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, a unidade, que atende mais de 15 mil pacientes por mês, é referência para o método Canguru e tornou-se Hospital Amigo da Criança. Além das acreditações da ONA e JCI, também possui o selo CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar.

Sobre a Joint Commission International
Criada em 1994 pela The Joint Commission (maior e mais antiga agência acreditadora e definidora de padrões em cuidados de saúde dos Estados Unidos), a certificação JCI tem presença em mais de 90 países, onde trabalha com organizações de cuidados de saúde, governos e defensores internacionais da promoção de padrões rigorosos de cuidados e oferta de soluções com o máximo desempenho. Sua missão é a melhoria contínua da segurança e qualidade dos cuidados de saúde na comunidade internacional através do fornecimento de serviços de educação, consultoria, acreditação e certificação internacional. A JCI possui quatro anos de acreditação pela International Society for Quality in Health Care (ISQua). Isso assegura que os padrões, treinamentos e processos utilizados na avaliar de desempenho de instituições de saúde atendem aos mais altos critérios internacionais.

Sobre o SECONCI-SP
O SECONCI-SP - Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, fundada em março de 1964 por um grupo de empresários do setor e tem como missão promover ações de saúde, educação e assistência social. Desde 1999 é parceiro da Secretaria de Estado da Saúde na gestão de unidades de saúde. Hoje, além do HGIS é também responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Regional de Cotia, Hospital Estadual de Sapopemba e AME Barradas (Heliópolis). A marca dessa parceria é uma gestão séria e focada na produção de cuidado digno e de qualidade.

Sala de imprensa CDN São Paulo
Empresa CDN COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA