Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Em Pauta Comunicação | 04/03/2013 11:29:13 | 1597 Acessos
Habilidades femininas transformaram o mercado de trabalho
Para Alfredo Castro, especialista em treinamento e desenvolvimento de pessoas, o poder da comunicação é o que mais merece destaque

A mulher revolucionou o mercado de trabalho. Primeiramente, quando nele entrou, no período da Segunda Guerra Mundial, para substituir seus maridos, pais e filhos na tarefa de trazer o sustento para casa – já que os homens estavam no front. Nos tempos mais modernos, porém, a revolução foi outra: Alfredo Castro, sócio-diretor da MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial – palestrante internacional e especialista em T&D resume: “As mulheres encontraram um espaço novo, singular, para ocupar no mercado de trabalho. Ela ‘feminilizou’ várias funções, com um novo olhar sobre elas”, ilustra.

Segundo o consultor isso se deveu, sobretudo, à capacidade de comunicação, que, nas mulheres, é muito presente. “A capacidade de dialogar, de perceber a realidade com mais sutileza, de improvisar, de assumir que não sabe e mostrar-se pronta a aprender é tipicamente feminina”, diz. Ele compara a forma de comunicação das mulheres ao que, em tecnologia, se conhece por hipertexto. Isso significa que elas não apenas “mudam” de assunto, mas “incluem” novos assuntos na pauta, o que gera uma variabilidade e enriquece as relações. “Os países do Ocidente e do Oriente que têm mulheres no mercado de trabalho estão mais criativos, ricos e com capacidade de aceitar a diversidade”, acredita ele. “Um mundo mais plural precisa de mais sutilezas para ser compreendido.”

Consumo – Um dos exemplos de como a entrada da mulher no mercado de trabalho modifica até mesmo o mercado de consumo é o fato da alteração dos tamanhos dos aparelhos eletrônicos. Se antes pesquisas já apontavam que é a mulher quem decide aonde ir, o que consumir e o que fazer de seu orçamento, o mercado passa a adequar-se a elas, que detêm o poder de compra.

Um sinal disso é a mudança de tamanho pela qual passaram os smartphones, por exemplo. Com o avanço tecnológico, eles foram progressivamente diminuindo, mas em determinado momento, tornaram-se maiores novamente. “Afinal, mais importante que caber no bolso dos consumidores, é caber na bolsa das consumidoras”, brinca Castro. O surgimento e a rápida popularização dos tablets segue a mesma linha de raciocínio. “Não é a tecnologia que traz a possibilidade de as mulheres ocuparem esses espaços, mas sim o contrário”, analisa.

Para Castro, a última fronteira a ser transposta é a de limitações, como o próprio Dia Internacional da Mulher, sugere – sem fazer críticas à data histórica. “É bom ter esse ritual, mas isso significa que os outros dias não são dela. O marco, paradoxalmente, mostra que a sociedade quer travar esse avanço da mulher. Mas cabe a ela – responsável por educar seus filhos e preservar ou não o machismo – não permitir isso”.

Sobre a MOT

A MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial – é uma empresa de soluções em treinamento, desenvolvimento e gestão de pessoas. Desenvolve programas, palestras, projetos e processos de mudança para levar seus clientes – empresas dos mais variados segmentos – a conquistar competitividade e excelência de desempenho em seus mercados. Formada por uma equipe de cerca de dez profissionais, a MOT é liderada pelos diretores-sócios Alfredo Castro e Valéria José Maria.

Sobre Alfredo Castro

Um especialista em desenvolver equipes. Assim pode ser definido Alfredo Castro, profissional com formação em Engenharia e pós-graduação em Finanças. É Lead Assessor da ISO 9000 e possui especialização em Qualidade, Psicologia e Eficiência Organizacional pela DDI, American Supplier Institute e Euroquest (EUA). Atua também como professor de cursos de MBA da FIA/USP, palestrante e escritor, além de prestar consultoria pela MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial, da qual é diretor-sócio.

Castro é membro do Advisory Committee da ASTD (American Society for Training and Development) em Washington e preside o Conselho da entidade no Brasil. É também diretor técnico da ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento –, membro de comissões do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - e membro do Conselho de Administração de algumas organizações no Brasil e no exterior.

Informações para a imprensa

Em Pauta Comunicação

(11) 3451-3258/ 3567-7854 / 3567-7855

Simone Valente – (11) 97666-7022 - simone@empautacomunicacao.com.br

Cristina Thomaz – (11) 7754-7386 – ID 13*9345 – cristina@empautacomunicacao.com.br

Compartilhar
Sala de imprensa Em Pauta Comunicação
Empresa EM PAUTA COMUNICAÇAO ASSESSORIA E PUBLICIDADE LTDA
Contato Simone Valente
E-mail empauta@empautacomunicacao.com.br Fone (11) 35677854
Editoria (s) Feminina
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
realiza AWARDS SAMSUNG SOCIAL PROJETO IconX
organiza COELHO RAUL JOVEM VERDE Locchi
PROTEÇÃO LOURENÇO NATURAL MISS Beauty'in Beautyjuice
APARÊNCIA RECUPERAM CURITIBA COLEÇÃO apresentam Amázzoni
APOIO COMPOSIÇÃO ADULTAS MESAS liquidificador Thermoliss
BENEFICENTE LUCIANA NATALINAS PRÊMIO contação VivodoBem
REFORÇO EYEWEAR STAR BRASIL poderosos QUEIJO
CELEBRIDADES VERSÕES PROLONGA HISTÓRIA Spider-Man PETS
PERSONAGENS CROCS CÍLIOS APRESENTA Inoar SNACKS
RECEITAS SUCO HIDRATANTES POSTIÇOS pós-sol PAO
BEAUTY BRASÍLIA WARS MEIO Under CEIA
CALÇADOS INDISPENSÁVEL PELE VENCEDOR Pharmapele NATAL
GIL PREPARO DEFESA BATMAN Torresini GOURMET
PREVIEW SKIN CHEGA DEFRIZANTE Safilo Bálsamo
HAVAIANAS BARREIRA WORKSHOP JR Gin SAUDÁVEIS
JANTAR CORPORAIS MENINO LATINA Frandy LANÇA
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta