Pautas | TV Cultura | 11/03/2013 15:20:29 | 111 Acessos
"Pelos 1,92 metros eu me considero um grande escritor", brinca Reinaldo Moraes no Provocações
Programa vai ao ar nesta terça-feira (12/3), a partir das 23h, na TV Cultura

Tradutor de diversas obras do poeta e escritor Charles Bukovski, o também escritor Reinaldo Moraes é o convidado do Provocações desta terça-feira (12), exibido às 23h na TV Cultura.

Ao ser provocado por Antônio Abujamra sobre o trabalho como tradutor, Reinaldo diz: “Tradução você não ganha dinheiro, você ganha experiência”.

Sua estreia na literatura se deu com o livro Tanto Faz, que foi escrito aos 29 anos. O escritor conta como o livro nasceu: “Eu tinha um emprego sólido, tinha me formado na FGV, que é uma escola careta, e de repente ganhei uma bolsa, fui para Paris e com muito tempo pra pensar, eu me meti a escrever um livro, que para mim parecia uma grande farra, um espírito de porco falando sem censura. [...] Eu achei que jamais ia ser editado. Foi uma transgressão porque deu um rolo, meu pai ficou bravo comigo, minha mãe, minha família, alguns amigos e no trabalho”.

Quando perguntado sobre ser um grande escritor, ele brinca: “Pelos 1,92 metros, eu me considero um grande escritor. Mas eu acho que bato bola escrevendo, não sou aquele machadão todo não”.

Reinaldo também escreveu, em parceria com Mário Prata, três novelas: uma adaptação de Helena, de Machado de Assis, O Campeão e Bangue Bangue. À essa experiência com textos para televisão, Reinaldo Moraes comenta: “O ato de escrever novelas acrescentou muito. Novela te dá uma rapidez e um foco no que você está escrevendo; porque em geral você escreve num ritmo industrial, com pouco tempo, porque outras pessoas estão esperando você acabar aquilo para tocar o processo de produção dos capítulos, então você não pode ficar criando dúvidas.”

O escritor fala ainda sobre a literatura brasileira hoje: “Está com um gás tremendo. Surgem muitos autores muito bons, e tem se consolidado, não é simplesmente aquele fogo de palha”.

O Provocações é exibido todas as terças-feiras, às 23h, e reapresentado aos domingos, a partir das 21h30, na TV Cultura.

Os releases da TV Cultura, TV Rá Tim Bum! e Rádios Cultura Brasil e FM estão disponíveis no portal CMais - http://cmais.com.br/imprensa

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA