Pautas | TV Cultura | 15/04/2013 13:28:25 | 171 Acessos
"Nós queremos o direito de cidadania", reivindica o presidente da Embaixada Cigana no Brasil no Provocações
Nicolas Ramanush conversa com Antônio Abujamra no programa desta terça-feira (16/4), às 23h, na TV Cultura

O presidente da Embaixada Cigana do Brasil, Nicolas Ramanush, é o convidado de Antônio Abujamra no Provocações desta terça-feira (16/4), às 23h, na TV Cultura.

Nicolas conta que a embaixada surgiu para defender as minorias sociais, mas também tem como função esclarecer sobre as inverdades que se propaga sobre a conduta do cigano. “Nós queremos acima de tudo o direito de cidadania. Se somos brasileiros de etnia diferenciada, temos o direito de cidadania brasileira acima de tudo", explica.

Segundo ele, os ciganos são discriminados e rotulados como ladrão de criança e a embaixada surgiu para dar um basta a essa propagação de inverdades .

O presidente ainda traçou um panorama sobre a qualidade de vida dos ciganos no Brasil. “É uma estimativa não oficial: hoje existe cerca de um milhão de ciganos, dos quais cerca de 700 mil são de baixa renda e alguns até abaixo do nível da pobreza", esclarece.

Nicolas Ramanush foi convidado por Claude Lévi-Straus para lecionar antropologia na França, mas recusou por condições financeiras. A origem do convite se deu devido a admiração que Levis-Straus tem por seu trabalho de campo.

“Eu sou um antropólogo prático, ou seja, hoje em dia eu tenho o título de notório saber em antropologia cultural, mas na realidade eu iniciei esse trabalho muito cedo, fazendo pesquisas de campo. E o Claude [Lévi-Strauss], tendo acesso a um dicionário de língua indígena que eu editei, me fez o convite”.

Sala de imprensa TV Cultura
Empresa FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA RÁDIO E TV EDUCATIVA